Neto de Jacques Cousteau participa da Rolex Ilhabela Sailing Week

Neto de Cousteau/ Foto: DivulgaçãoIlhabela- A 39ª Rolex Ilhabela Sailing Week será a mais voltada às causas sócio-ambientais de todas as edições. O evento, de 7 a 14 de julho, terá a presença de uma das maiores lideranças mundiais em sustentabilidade: Philippe Cousteau Jr., neto do lendário Jacques Cousteau. O ativista ambiental norte-americano participou recentemente da Rio+20 no Rio de Janeiro e estará em Ilhabela para prestigiar as 150 equipes e falar da limpeza dos oceanos na palestra ‘The state of our ocean', marcada para a sexta-feira (13/7).

 

Em paralelo, a maior competição náutica da América Latina terá reciclagem de todo lixo gerado e um espaço para assinatura da Petição Pública da ONG VIVAMAR relacionada à preservação e criação do Parque Nacional Marinho de Alcatrazes. O processo está em tramitação em Brasília aguardando liberação do Governo Federal.

Philippe Cousteau Jr. é correspondente especial da CNN Internacional e notório defensor especializado em meio ambiente. No DNA do ambientalista estão as causas sócio-ambientais. O avô dele, o francês Jacques Cousteau, foi documentarista, cineasta e oceanógrafo mundialmente conhecido por expedições de pesquisa pelos mares do mundo a bordo do Calypso. Cousteau venceu o Oscar em 1956 com o O mundo silencioso.

Em Ilhabela, Philippe Cousteau Jr. dará destaque à preservação dos oceanos, que correspondem a 70% do nosso planeta. Segundo o especialista, três fatores estão prejudicando o ecossistema: carbono, pesca excessiva e resíduos sólidos. "O carbono é aumenta a temperatura e acidez da água. Neste caso, é a mais preocupante. Não temos fiscalização e por isso defendo um ‘estado’ para os oceanos. Hoje é possível jogar lixo e pescar sem punição".

A visita de Philippe Cousteau Jr.é mais um marco do Yacht Club de Ilhabela (YCI), que, além de ser referência na vela oceânica do País, formando campeões e novas classes, investe na preservação do meio ambiente. "Ilhabela é exemplo de cuidados com o meio-ambiente e o YCI oriente seus sócios e visitantes a fazer coleta seletiva e não sujar o mar. O Brasil é líder nessa área, prova disso é a Rio +20 e, porisso, temos de dar exemplo. A vela é um esporte limpo e o impacto é quase zero", informa José Nolasco, diretor de vela do YCI e responsável pela organização do campeonato.

Proteção a Alcatrazes - A Rolex Ilhabela Sailing Week será ponto de assinatura para petição envolvendo a criação do Parque Marinho de Alcatrazes. A ilha principal do arquipélago, que se parece com o Pão de Açúcar no meio do Atlântico Sul, faz parte do roteiro da competição, na tradicional regata de abertura, a Eldorado Alcatrazes por Boreste - Marinha do Brasil, marcada para o dia 8 de julho. Antes da largada, todos os participantes poderão preencher o documento na entrada do YCI ou pelo site www.risw.com.br e ajudar a sensibilizar o Ministério do Meio Ambiente a agilizar o processo.

"A área é visualmente fantástica e tem importância estratégica para o meio ambiente marinho. Nosso objetivo com esta petição é mostrar que a comunidade náutica e a população quer a criação do parque e liberação da visitação monitorada. Os velejadores podem apoiar essa causa e sensibilizar as autoridades, já que são quase as únicas testemunhas da beleza do arquipélago", explica Júlio Cardoso, diretor de meio ambiente do YCI.

O Arquipélago dos Alcatrazes, monitorado pela Marinha do Brasil, fica 25 milhas distante de Ilhabela e tem o maior ninhal de pássaros do Atlântico Sul, principalmente de fragatas, mas também conta com atobás, trinta-reis,albatrozes e gaivotas. Além disso, nos 12 mil hectares, há uma presença constante de Baleias-de-Bryde, que habitam o litoral paulista e ainda não foram devidamente estudadas.

Não apenas os velejadores podem participar e apoiar a petição. Pelo endereço www.manifestolivre.com.br é possível ajudar a causa. O Yacht Club de Ilhabela tem licença ambiental do IBAMA e da Estação Ambiental Tupinambás para a passagem e realização da Regata Eldorado Alcatrazes Marinha do Brasil. "O YCI apoia a criação do Parque tanto que há 10 anos fazemos questão de tirar licença ambiental para a regata que abre a Rolex Ilhabela Sailing Week e contorna Alcatrazes", afirma o diretor de vela José Nolasco.

Sobre o VIVAMAR - A VIVAMAR é uma Organização Não-Governamental dedicada ao meio ambiente marinho. Surgiu informalmente em meados do ano de 2003 graças à união de vários grupos de esportistas náuticos, principalmente pescadores e mergulhadores, e tornou-se oficial a partir da fundação da entidade, em 31 de março de 2004.

A tradicional competição terá 150 barcos nas classes S40, ORC, HPE, C30 e BRA-RGS. O calendário de provas começa na manhã do dia 8 de julho, com as regatas Eldorado Alcatrazes por Boreste - Marinha do Brasil, Ilha de Toque-Toque por Boreste e Renato Frankenthal - HPE 25.

Programação da Rolex Ilhabela Sailing Week:

5/7 - 10h às 22h - Inscrições no YCI

6/7 - 9h às 23h - Inscrições no YCI

7/7 - 9h às 23h - Inscrições no YCI
20h - Abertura oficial

8/7 - 9h30 - Regata Alcatrazes por Boreste - Marinha do Brasil (S-40, C-30, ORC 500-600-650 e BRA-RGS A - B Cruiser)
9h45 - Regata Renato Frankenthal (HPE)
10h - Regata Ilha de Toque-Toque por Boreste (ORC 700, BRA-RGS C e M 24,5)

9/7 - Dia livre

10/7 - 12h - Regatas para todas as classes
18h - Premiações Fita-Azul

11/7 - 12h - Regatas de percurso médio para todas as classes
17h30 - Confraternização

12/7 - 12h - Regatas para todas as classes
17h - Confraternização

13/7 - 12h - Regatas para todas as classes
17h - Confraternização
18h - Palestra: "The state of our ocean', por Philippe Cousteau Jr
19h - Premiação do Campeonato Sul-Americano S 40 e ORC
19h - Premiação do Campeonato Brasileiro e Campeonato das Classes RGS, C30 e M24,5

14/7 - 12h - Regatas para todas as classes
17h - Confraternização
19h30 - Primeira Premiação dos vencedores da Rolex Ilhabela Sailing Week
21h - Segunda Premiação dos vencedores da Rolex Ilhabela Sailing Week

Estrada interditada - Os velejadores que utilizarem a Rodovia dos Tamoios (SP-099) devem ter atenção durante o trajeto até Ilhabela e no retorno. Em decorrência das obras de duplicação da estrada, a Dersa - Desenvolvimento Rodoviário S/A - interditará totalmente o trecho entre os quilômetros 14 e 55 de terça a quinta-feira no horário das 12h às 14h. O período estimado para execução da obra é de 20 meses. A orientação da Dersa é programar os horários de viagem ao litoral norte. Mais informações pelo telefone 0800 055 5510.