Líderes dos monotipos evitam clima de "já ganhou" na Rolex

Loyal (C30) / Foto: Rolex/Carlo Borlenghi

Ilhabela - A Rolex Ilhabela Sailing Week entra na reta final da edição 2013 e as equipes fazem as contas em relação à classificação geral do campeonato. Quem está na liderança e com vantagem segura já sabe qual estratégia adotar para sair com o título do maior evento de vela oceânica da América Latina. 
 
As súmulas dos monotipos apontam quatro barcos próximos do título e que podem confirmar matematicamente o primeiro lugar nas regatas desta sexta-feira (12), no Yacht Club de Ilhabela (YCI). Na C30, o Loyal , do comandante Marcelo Massa, segue com 100% de aproveitamento após novo show nesta quinta-feira (11). 
 
Na S40, o Crioula, de Eduardo Plass, também venceu as duas regatas do dia e só precisa de mais dois segundos lugares para ser campeão antecipado. Na HPE, o Ginga, que tem o comando de José Vicente, leva 13 pontos de vantagem sobre Fit to Fly, Eduardo Mangabeira. Na Star, os medalhistas olímpicos Robert Scheidt e Bruno Prada são virtuais campeões da classe. 
 
"A parte física está fazendo a diferença para nós, mas tecnicamente as duplas do Lars Grael e do Marcelo Fuchs são de alto nível, o que deixa o campeonato ainda melhor", afirmou Bruno Prada, que reconhece a vantagem ‘considerável’ na tabela de classificação. Scheidt reconhece o favoritismo, mas mantém cautela. "Ainda precisamnos de dois terceiros lugares. O objetivo nesta sexta-feira será poupar o equipamento para evitar quebras".
 
A dupla tem apenas seis pontos perdidos, 10 a menos do que a dupla Marcelo Fuchs/Ronald Seifert e 11 de vantagem sobre Lars Grael/Samuel Gonçalves. "Correr contra os atuais medalhistas olímpicos na Star eleva o nível da nossa dupla. Mesmo assim, temos condições de melhorar ainda mais. Eu tenho um dos maiores velejadores do mundo ao meu lado", ressaltou Samuel Gonçalves, em referência a Lars Grael.
 
Diplomaticamente, nenhum tripulante dos barcos líderes assumiu que o título da Rolex Ilhabela Sailing Week está garantido. Principalmente pela qualidade das equipes. "Vamos fazer um match race e marcar o segundo colocado. Geralmente, quem larga na frente na classe S40 tem vantagem", explicou Samuel Albrecht, do líder Crioula.
 
A equipe tem vantagem para o Carioca, de Roberto Martins. "Os resultados comprovam o entrosamento da equipe, que já sabe o que fazer nas últimas regatas. Nossa tripulação, que é do Veleiros do Sul, de Porto Alegre (RS), veleja há muito tempo junta, desde as classes olímpicas".
 
Ginga confirma favoritismo na HPE - A tripulação do Ginga, liderada por José Vicente, é a atual bicampeã brasileira da classe. Com quase 100% de velejadores de Ilhabela, a equipe conhece bem o regime de ventos da raia, fator decisivo nos resultados. O Ginga, com o descarte, tem 13 pontos de vantagem para o Fit to Fly, de Eduardo Mangabeira, em sete regatas já disputadas.
 
"Nosso barco é muito rápido e bom de manobra. O principal, para ser campeão, é manter a calma e trabalhar de acordo com os adversários. São eles que precisam correr atrás da gente. A vantagem é muito grande, mas faltam dois dias de competição e não podemos bobear", contou o regulador de vela, Juan de La Fuente, que além de ajudar o Ginga a andar bem, é treinador da única equipe 100% feminina na Rolex Ilhabela Sailing Week, a Alfa Instrumentos, também da HPE. 
 
Quem está atrás, como o Fit to Fly, segue preparado para aproveitar qualquer eventual vacilo do líder Ginga. "Ainda não está definido, mas reconhecemos que o Ginga merece os resultado pelo treinamento e habilidade dos velejadores que tripulam a equipe. O Breno Chvaicer, que montou a equipe, escolheu bem o quarteto", elogiou Beto de Jesus, do Fit to Fly. "A classe HPE é bastante equilibrada e forte, reunindo atletas de ponta da modalidade no Brasil".
 
Loyal, perto do título - Na classe C30, após sete regatas, o Loyal, de Marcelo Massa, segue com 100% de aproveitamento e também está próximo do título na flotilha com nove barcos. "Somos uma das equipes que mais treina na vela oceânica brasileira e os resultados podem ser explicados por esse ângulo", explicou Marcelo Massa. As categorias que precisam de fórmula para calcular o vencedor, como ORC, RGS e IRC podem apontar os campeões apenas na última regata do sábado (13).
 
As provas desta quinta-feira (11) foram disputadas no formato barla-sota ( rumo da primeira boia contra o vento e da segunda, a favor) com vento leste de até 15 nós e temperatura média de 25 graus no extremo norte de Ilhabela. A intenção da Comissão de Regatas é de realizar mais duas regatas no mesmo formato para todas as classes nesta sexta-feira a partir do meio-dia. 
 
S40 após 6 regatas e 1 descarte 
1º - Crioula (Clube Veleiros do Sul) - 5pp (1+1+[2]+1+1+1)
2º - Carioca 25 (Roberto Martins) - 9pp (2+3+1+2+2+2)
3º - Super Matanga (Ruben Salvucci) - 18pp ([5]+4+3+4+4+3)
 
C30 após 6 regatas e 1 descarte
1º - Loyal (Marcelo Massa) - 5pp (1+1+1+1+1+[1])
2º - Katana/Energia (Mauro Dottori) - 15pp (3+3+[7]+4+2+3)
3º - Caballo Loco (Mauro Dottori) - 15pp ([6]+2+3+3+3+4)
 
Star - após 7 regatas e 1 descarte:
1º - Robert Scheidt/Bruno Prada - 6pp ([5]+1+1+1+1+1+1)
2º - Marcelo Fuchs/Ronald Seifert - 16pp ([4]+3+2+4+2+2+3)
3º - Lars Grael/Samuel Gonçalves - 17pp ([7]2+3+3+4+3+2)
 
HPE - após 7 regatas e 1 descarte 
1º - Ginga (José Vicente Monteiro) - 12 pp ([4]+1+1+3+3+3+1)
2º - FIt To Fly (Eduardo Mangabeira) - 25pp (2+[8]+5+7+5+1+5)
3º - Bond Girl Jimny (Carlos Wanderley) - 25pp ([13]+2+2+5+6+7+3)
 
ORC Geral - após 6 regatas e 1 descarte 
1º - Kiron (Leonardo Guilhermo) - 7pp (1+1+1+2+2+[2])
2º - Angela VI (Peter Dirk) - 16pp ([29]+2+3+1+9+1)
3º - Absoluto (Renato Gama) - 26pp (14+5+4+9+3+5)
 
ORC 700 - após 6 regatas e 1 descarte 
1º - Prozak (Marcio Finamore) - 8pp (2+1+2+[3]+2+1)
2º - Rocket Power (Luiz Augusto Lopes) - 8pp ([5]+2+1+2+1+2)
3º - Zeppa (Diego Zaragoza) - 14pp ([5]+3+3+1+4+3)
 
IRC - após 6 regatas e 1 descarte 
1º - Ruda (Guilherme Hernandez) - 9,5pp ([7]+1,5+1+4+2+1)
2º - Tangaroa (James Bellini) - 14pp (1+4+[7]+3+1+5)
3º - Angela Star (Peter Siemsen) - 15.5pp ([20]+1,5+2+1+8+3)
 
RGS A - após 4 regatas e 1 descarte 
1º - Quiricomba (Gremio de Vela da Escola Naval) - 8pp (2+[6]+2+1+1+2)
2º - Jazz (Valeria Ravani) - 10pp (3+2+4+2+2+1)
3º - Inae Transbrasa (Bayard Umbuzeiro) - 14,5pp ([5]+1+3+4+3+3,5)
 
RGS B - após 6 regatas e 1 descarte 
1º - Mandinga (Jonas Penteado) - 6pp (1+1+2+1+1+3)
2º - Revanche (Celso de Faria) - 13pp (3+2+3+6+3+2)
3º - Asbar II (Sérgio Klepacz) - 19pp (6+3+1+3+6+[9]) 
 
RGS C - após 6 regatas e 1 descarte 
1º - Rainha/Empresta Capital (Leonardo Pacheco) - 6pp ([2]+1+2+1+1+1)
2º - Azulao (Marcello Polonio) - 14pp (1+3+3+[4]+3+4)
3º - Santeria (Mauricio Martins) - 16pp ([15]+12+4+2)
 
RGS Cruiser - após 6 regatas e 1 descarte 
1º - Jambock (Marco Aleixo) - 10pp ([10]+1+1+1+1+5)
2º - Boccaluppo (Claudio Melaragno) - 12pp (2+[10]+4+2+2+2)
3º - Cocoon (Luiz Caggiano) - 16pp ([10]+2+2+3+4+5)
 
Programação da 40ª edição da Rolex Ilhabela Sailing Week
 
12/7 - sexta-feira
- 12h - Regatas Barla-Sota
- 17h - Confraternização no Yacht Club de Ilhabela
- 17h30 - Premiações do Campeonato Sul-Americano de ORC e Brasileiros das classes C30, Skipper 30 e Skipper 21
 
13/7 - sábado: 
- 12h - Regatas Barla-Sota
- 17h - Confraternização no Yacht Club de Ilhabela
- 19h - Premiação da Rolex Ilhabela Sailing Week