Equipe inglesa vai disputar a Rolex Ilhabela Sailing Week

Equipe inglesa velejará em Ilhabela / Foto: Arquivo Pessoal / DivulgaçãoEquipe inglesa velejará em Ilhabela / Foto: Arquivo Pessoal / Divulgação

Ilhabela - A 40ª edição da Rolex Ilhabela Sailing Week terá a participação de uma equipe de ponta do Reino Unido. Os ingleses escolheram o evento brasileiro, apontado como o maior da América Latina na de vela oceânica, para conhecer a classe HPE e testar o nível dos atletas brasileiros. A competição será disputada de 6 a 13 de julho no Yacht Club de Ilhabela (YCI), e terá também as classes ORC, C30, RGS, Star e IRC.
 
O britânico Richard Adams, integrante do quase bicentenário The Royal Western Yacht Club (fundado em 1827, em Plymouth), alugou um barco para participar do evento e, porque não, mostrar a força da terra da Rainha na modalidade. Em Jogos Olímpicos, os atletas da Grã-Bretanha têm mais de 50 medalhas e lideraram o quadro da vela nos quatro últimos eventos. Sem contar a tradição deles em provas de oceano.
 
Mesmo com a superioridade nos números, o líder da equipe inglesa, batizada de Hot Spot, elogia os brasileiros. "O nível da vela do Brasil é muito forte e fiquei impressionado com o padrão dos atletas locais. Um dos exemplos é Robert Scheidt, que representa os principais velejadores olímpicos brasileiros", afirma Richard Adams, que já navegou no Rio de Janeiro e na represa do Guarapiranga, em São Paulo, mas sem competir. "Acho que será um grande desafio para nós. Certamente vamos melhorar nosso nível de velejada e aprender a correr com um novo veleiro. Sabemos que não é um barco fácil de se conduzir, por isso estabelecemos um período de quase uma semana de treinos em Ilhabela para não fazer feio na raia".
 
O atleta escolheu a classe HPE, que reunirá mais de 20 barcos nesta temporada. "Sou um velejador que busca novas opções no Reino Unido e fiquei sabendo da maior regata da América Latina. Decidi, então, fretar um barco e competir. Percebi que o HPE é uma classe one-design semelhante ao SP3 e ao J80, mais populares na Inglaterra. Escolhi três jovens e talentosos velejadores da minha tripulção para trazer ao Brasil", diz Richard Adams, que terá Pete Johnson, James Hopson e o filho Paddy Adams como companheiros de equipe.
 
Richard Adams explica os motivos de o Reino Unido ser referência na vela olímpica e oceânica. "Temos velejadores brilhantes e um dos motivos desse sucesso é o investimento na base. O Royal Yachting Association incentiva a formação de atletas desde os 7 anos de idade. As crianças desenvolvem o prazer e habilidades em velejar logo cedo. O local tem excelentes instalações e treinadores, que formam os jovens até as classes olímpicas. Toda a minha equipe se beneficiou desse apoio".
 
Inédita homenagem à vela brasileira - A organização da Rolex Ilhabela Sailing Week decidiu resgatar a história de um dos mais vitoriosos barcos da vela oceânica brasileira, na confecção dos troféus a serem entregues aos campeões de 2013. O Saga é o tema escolhido para a premiação porque exatamente há 40 anos, quando nascia a Semana de Vela de Ilhabela, o barco do Iate Clube do Rio de Janeiro tornava-se o primeiro, e até hoje único, latino-americano campeão da tradicional Fastnet Race, considerada a mais clássica das regatas de oceano, atualmente incluída no Circuito Rolex. 
 
"Esta vitória obtida pelo Saga é histórica e teve grande repercussão na época. Considero como a conquista brasileira mais importante em regatas de oceano até o título de Torben Grael na Volvo Ocean Race 2008/2009", ressalta Carlos Eduardo Souza e Silva, diretor de vela do Yacht Club de Ilhabela e idealizador da homenagem.
 
Desde 1925, ano de sua criação pelo Royal Ocean Racing Club do Reino Unido, até a épica vitória do Saga em 1973, britânicos e americanos dominavam amplamente a regata de 608 milhas (1126 km) disputada entre as costas da Inglaterra e da Irlanda. A prova era considerada como um desafio definitivo para se avaliar a capacidade das tripulações em velejar tanto em águas costeiras quanto em mar aberto. Além da consagração internacional, o veleiro comandado por Erling Lorentzen ganhou destaque em águas nacionais pelas participações nas tradicionais regatas Santos-Rio e Buenos-Rio. 
 
A partir de 2006 os troféus do evento de Ilhabela passaram a receber a aplicação de modelos em miniatura de veleiros oceânicos famosos, que fizeram história na America’s Cup. O primeiro homenageado foi o americano Rainbow, vencedor do desafio em 1934. Nos anos seguintes foram retratados alguns dos principais barcos do período pós-guerra da competição como os também americanos Intrepid, Courageous e Stars and Stripes, além do Australian II. Nas duas últimas edições, a Rolex Ilhabela Sailing Week lembrou de conquistas mais recentes da America’s Cup, aplicando nos troféus as réplicas do neozelandês Black Magic e do suíço Alinghi. 
 
Programação da 40ª edição da Rolex Ilhabela Sailing Week
 
6/7 - sábado:
- 20h - Abertura oficial da 40ª edição
 
7/7 - domingo: 
- 8h30 - Cerimônia com hasteamento de bandeira no YCI
- 9h30 - Regata Alcatrazes por Boreste - Marinha do Brasil e regata alternativa de percurso longo para as classes ORC (500, 600 e 650), C30 e RGS (A, B e Cruiser)
- 9h45 - Regata Renato Frankhental para as classes HPE e Star
- 10h - Regata Ilha de Toque-Toque por Boreste ou regata alternativa de percurso longo para as classes ORC (700) e RGS (C).
 
8/7 - segunda-feira:
19h - Coquetel aos Comandantes
 
9/7 - terça-feira: 
- 12h - Regatas de Barla-Sota ou Percurso
- 18h - Evento no Yacht Club de Ilhabela
- 19h - Premiação Fita-Azul das regatas de percurso
 
10/7 - quarta-feira: 
- 11h - Regata de Percurso ou Barla-Sota
- 18h - Evento no Yacht Club de Ilhabela
11/7 - quinta-feira: 
- 12h - Regata Barla-Sota ou Percurso
- 18h - Confraternização no Yacht Club de Ilhabela
12/7 - sexta-feira
- 12h - Regata Barla-Sota ou Percurso
- 17h - Confraternização no Yacht Club de Ilhabela
- 17h30 - Premiações do Campeonato Sul-Americano de ORC e Brasileiros das classes C30, Skipper 30 e Skipper 21
 
13/7 - sábado: 
- 12h - Regata Barla-Sota ou Percurso
- 17h - Confraternização no Yacht Club de Ilhabela
- 19h - Premiação da Rolex Ilhabela Sailing Week
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 

 

 
Mascotes
Curta - EA no Facebook