Grummy busca vaga nos Jogos Pan-Americanos de 2019

Grummy / Foto: Satiro Sodré / SSPress / CBDA

São Paulo - O brasileiro Gustavo 'Grummy' Guimarães vai representar o país no campeonato Sul-Americano de polo aquático, entre os dias 30 de outubro e 5 de novembro.
 
A competição será realizada nas cidades de Trujillo e  Lima, ambas no Peru. As duas nações finalistas do torneio garantem vaga nos Jogos Pan-Americanos do ano que vem, que, também, ocorrem na capital peruana.
 
O Brasil estreia nesta quarta-feira (31) contra o Chile. Após esse confronto, a seleção ainda encara na primeira fase o Paraguai (01/11) e a Colômbia (02/11). Caso consiga avançar, ainda disputa uma semifinal no dia 3 de novembro e uma possível final ocorre no dia 4 de novembro ( próximo domingo).
 
Segundo o jogador do E.C. Pinheiros e do CSM Digi Oradea, da Romênia, o Sul-Americano é o início de um trabalho de renovação, que visa chegar forte para os Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio.
 
"Acredito que essa reconstrução seja a longo prazo, mas a curto prazo temos como objetivo as Olimpíadas de 2020. Por isso temos que levar em considerar essa competição como algo relevante dentro do nosso calendário", disse Grummy.
 
Na última edição do torneio, realizada em 2016, o Brasil acabou não participando, já que preferiu fazer amistosos contra seleções europeias, com objetivo de se preparar melhor para os Jogos do Rio.
 
Por ser uma renovação da seleção, a convocação para o campeonato conta com somente cinco nomes que estavam nos Jogos de 2016, no Rio de Janeiro. Segundo o site da Confederação Brasileira de Desportos, Grummy é considerado o líder do time para esses próximos anos.
 
O atleta do Digi Oradea exaltou o poder do polo aquático argentino, principal concorrente do Brasil na busca pela vaga nos Jogos Pan-Americanos. 
 
"Vários jogadores da seleção deles estão na Espanha, um polo aquático muito forte. Ao contrário deles, na nossa seleção somente dois atuam na Europa, que são no caso eu e o goleiro Slobodan Soho, que joga na Itália, então eles têm essa vantagem da experiência".
 
Mesmo com alguns esportes aquáticos sendo realizados em Lima, os jogos de polo aquático acontecerão todos em Trujillo. Grummy e os jogadores da seleção fizeram treinamentos durante a semana passada em São Paulo visando o Sul-Americano.
 
Veja Também: 
 
 

A competição será realizada nas cidades de Trujillo e  Lima, ambas no Peru. As duas nações finalistas do torneio garantem vaga nos Jogos Pan-Americanos do ano que vem, que, também, ocorrem na capital peruana.