Botafogo vence o clássico com americana melhor do mundo

Botafogo vence e é vice-líder / Foto: Satiro Sodré

Rio de Janeiro - Dois clássicos estaduais movimentaram o 6º Troféu Olga Pinciroli de polo aquático feminino, nesta manhã (qui), na Escola Naval do Rio de Janeiro. No clássico paulista, vitória do Paulistano sobre o Paineiras do Morumby por 17 a 9 (4×3/6×1/4×2/3×3). Já no clássico carioca, o Botafogo, contando com a mais condecorada jogadora de polo aquático do mundo, a americana Brenda Villa, virou o jogo e derrotou o Flamengo por 8 a 7 (FLA 2 x 0 BFR / 3 x 2 / 2 x 4 / 0 x 2).  O Pinheiros folgou na rodada e lidera a competição com um aproveitamento de 100%.
 
No encontro dos cariocas, o Flamengo começou melhor e venceu bem o primeiro quarto por dois gols e ampliou quando o jogo chegou a metade, com vitória parcial de 5 a 2. Mas a partir do terceiro período, o Botafogo, reforçado pelas experientes Brenda Villa, americana, e Alexandra Kiss, húngara, reagiu e venceu os dois últimos quartos por dois gols de diferença. Brenda já jogou pelo Botafogo em outras oportunidades e nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara/2011, perguntada se voltaria a jogar por um time brasileiro, ela respondeu, “só se for pelo Botafogo. Fiz muita amizade ali e gosto do clube”.
 
Filha de mexicanos e tricampeã dos Jogos Pan-Americanos (2003-2007-2011), Brenda Villa, 34 anos, possui quatro medalhas olímpicas: ouro em Londres/2012, prata em Sydney/2000 e Pequim/2008, e bronze em Atenas/2004. De quebra, ainda tem três títulos mundiais, um da Copa do Mundo e sete da Liga Mundial. Em 2001 foi eleita a jogadora do ano e a revista da FINA (FINA Aquatics World Magazine) a elegeu a jogadora da década (período 2000 a 2009).
 
Os gols do Botafogo foram de Brenda Villa (2), Alexandra Kiss (2), Luna Baptista, Manuela Garcia e das primas Lavatori, Adhara e Talitha. O Flamengo marcou com a canhota Ilana Pinheiro (3), as irmãs Canetti, Marina e Cecília, e ainda Lorena e Samantha Rezende.
 
No jogo dos paulistas, o Paulistano marcou com Mirella Coutinho (4), Camila Pedrosa (4), a americana Tanya Gandy (3), Viviane Seital (2), Flavia Vigna (2), a americana Sorel e Maria Bárbara Amaro. Tanya Gandy conquistou ouro no Mundial de Roma/2009 pelos EUA. O Paineiras fez gols com Noemi Somheqyi (3), Mariana Duarte (2), Lara Monteiro (2), Ana Júlia Amaral e Carolina Moretti.
 
O campeonato vai até a tarde do próximo domingo (14/12), no sistema de pontos corridos em turno e returno. A competição não terá empate. O vencedor no tempo normal contabiliza três pontos e o perdedor nenhum. Se houver igualdade no placar após os quatro períodos de oito minutos, o jogo vai para os penaltis, com o vitorioso levando dois pontos pra casa e o perdedor, um.