Baiana Arícia Pérée vai representar o Brasil no Mundial Júnior, em Indianápolis

Arícia Pérée / Foto: Paulo Brito

São Paulo - A nadadora Arícia Pérée embarca amanhã, 19, para Indianápolis, Estados Unidos, em busca de mais um sonho. A atleta vai participar do 6º Mundial Junior de Natação com foco total nas provas de 800m, 1500m e o revezamento 4x200m livres. As competições acontecem de 23 a 28 de agosto.
 
Soteropolitana, Arícia é a única nadadora do Norte/Nordeste a ser convocada para a Seleção Brasileira e está entre os 16 nadadores que tiveram os melhores índices técnicos em três seletivas que aconteceram no Brasil entre 2016 e 2017.
 
O último deles, o Troféu Maria Lenk, que aconteceu em maio, foi o que garantiu a Arícia a colocação no Mundial. Na competição, a nadadora quebrou um recorde do nado dos 1500m livres que durava 28 anos.
 
O tempo emplacado por Arícia foi de 16m58s45. “Não contava com essa vaga, mas consegui uma colocação e estou muito feliz por isso. É uma importante etapa na minha carreira”, comemora a atleta.
 
A expectativa de garantir uma medalha existe, mas o que Arícia realmente espera é absorver experiência já que o Mundial é uma categoria mais velha, a Junior (16 a 17 anos), enquanto ela tem 15 anos e está na categoria Juvenil. “Vou poder ter noção do nível requerido pela disputa e tentar melhorar minha marca”, conta a nadadora.
 
Apesar da pouca idade, Arícia acumula vitórias na bagagem como títulos brasileiros e internacionais, quebras de recordes e troféus de índices técnicos e de eficiência.
 
Filha de um ex-atleta da seleção belga de natação, Arícia começou no esporte aos seis anos, mas não por vontade própria. Ouviu de um médico que precisaria nadar já que tinha princípio de asma e, da água, nunca mais se desapegou. Logo na primeira competição, em 2010, levou um ouro.
 
Em 2017, além do Mundial, ela vai participar dos Jogos Sul-Americanos da Juventude que acontece em Santiago, no Chile. Arícia também foi convocada para representar o Brasil na 37ª Copa Pacífico que acontece em Sucre, na Bolívia.
 
Atualmente, Arícia defende a Associação Cultural e Esportiva Braskem (ACEB), com o consagrado técnico Carlos Rogério Arapiraca. Arapiraca, que já disputou duas olimpíadas como head coach de Allan do Carmo, também já foi considerado o melhor técnico do mundo de maratonas aquáticas em 2014.
 

Veja Também: