Maratona Aquática atrai quase 1.000 pessoas para o Litoral Norte Paulista

Aquamans / Foto: Alexandre JanottiAquamans / Foto: Alexandre Janotti

Caraguatatuba - "Acreditar na capacidade de superar desafios diante das adversidades impostas pela natureza e pela própria vida é ser essencialmente um Aquaman". A frase símbolo do projeto descreve muito bem o espírito dos quase 1.000 atletas que disputaram no domingo (16/09) o Aquaman Cocanha Caraguá. 
 
Após alguns dias de chuva, o tempo firmou no litoral norte paulista e o sol indicava que seria um dia ótimo para nadar! Mas por volta das 9h da manhã, o vento entrou forte no Canal de São Sebastião, atingindo uma média de 18 nós com rajadas de até 25 nós, deixando o mar bem mexido e fazendo da prova uma das mais difíceis entre as 3 edições.
 
"Sem sombra de dúvida foi uma das provas mais difíceis que já fiz devido às condições do mar. Mas é uma a prova que quero levar na minha lembrança pela superação não só minha como de outros atletas também", reforçou Rodrigo Bueno, que realizou a prova mais longa (7k) e com a maior quantidade de atletas. 
 
Além do percurso de 7k, o evento contou com um percurso de 1,5k e pela primeira vez um trajeto de 3,5k. Buscando incentivar a nova geração, também foi realizada uma "Travessinha", prova de 200m para crianças de 5 a 10 anos de idade. 
 
Ações Sociais - O Travessias e Desafios Aquaman também tem em como seus pilares, contribuir para uma sociedade melhor. Ainda no domingo, foi realizada uma coleta de lixo voluntária em parceria com o projeto Nadando Pelo Planeta, aproveitando que entre os dias 16 e 24 de setembro é realizada a #semanamareslimpos, maior movimento internacional voluntário de limpeza de praias, ação global de despoluição do planeta incentivada pela ONU por meio do programa Mares Limpos. Cerca de 240 quilos de lixo foram coletados com a ajuda de vários Aquamans voluntários. 
 
Além disso, o Aquaman Cocanha Caraguá também abraçou o #SetembroVerde, campanha de conscientização sobre a doação de órgãos e tecidos. A comunicação do evento e o kit dos atletas tiveram como destaque a cor verde, assim como realizado nos anos anteriores o Outubro Rosa e o Novembro Azul. Mais de 32 mil pessoas estão na fila de transplante no Brasil e um único doador pode salvar até 10 vidas. 
 
O Projeto - O Travessias e Desafios Aquaman é um projeto desbravador, desenvolvido e executado pelos nadadores Marcos Campos e Samir Barel com dois grandes pilares: primeiro, os Desafios Individuais que consistem em travessias oceânicas ou fluviais, em locais de importância histórica, natural e cultural dando mais visibilidade para a modalidade; segundo, as Travessias coletivas, que incentivam a participação de atletas de todas as idades e níveis técnicos, do iniciante ao mais experiente, tornado a maratona aquática cada vez mais acessível, contribuindo assim para o seu desenvolvimento.
 
A dupla segue empenhada em percorrer "Todas as àguas", descobrindo percursos inéditos de norte a sul do Brasil e abrindo caminhos para que os amantes maratona aquática possam realizar futuras travessias, seja nos 17 estados banhados pelo oceano Atlântico, seja no interior do país que concentra as maiores reservas de água doce do planeta. 
 
 
 
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook