Ultra Aquaman reúne amantes da maratona aquática

Desafio de 17k agitou Nazaré Paulista neste domingo / Foto: DivulgaçãoDesafio de 17k agitou Nazaré Paulista neste domingo / Foto: Divulgação

São Paulo - Com propósito de divulgar a maratona aquática e testar os limites de nadadores com os mais diversos níveis, o projeto Desafios Aquaman promoveu neste domingo, dia 15, uma prova 17k pela represa de Nazaré Paulista.
 
A prova reuniu 57 apaixonados pela natação em águas abertas de 8 estados mais o Distrito Federal e ainda contou com a presença de dois atletas estrangeiros, residentes no Brasil, prestigiando a novidade.
 
"Comecei a fazer aquathlon e maratona aquática ha 2 anos, me sentia bem desde ano passado para provas mais longas e me preparei 3 meses para esse desafio. A prova tem uma proposta muito legal pra quem quer testar metragens maiores. Vim para finalizar o percurso em torno de 5h30, fiz uma hora a menos. A represa é ótima, apesar desse último trecho ter sido bem duro, com muito vento, correnteza, mas no geral bem gostoso participar", contou Damián Palumbo, argentino que mora em Campinas (SP).
 
Diego Vidal e Catarina Ganzeli faturam o título - Apesar do tempo nublado e vento frio, a temperatura da água estava em torno de 26 graus, o que favoreceu uma boa performance dos atletas. Após 3h34min, o gaúcho Diego Vidal foi o primeiro a sair da água, seguido de perto por Marcos Fraccaro. A terceira colocada geral e campeã feminina foi Catarina Ganzeli, que acompanhou o ritmo forte dos primeiros colocados chegando com apenas 4 minutos de diferença.
 
"Foi uma prova disputada do início ao fim. Também foi difícil, além de levar muito tempo, mais de 3 horas, é uma água muito pesada por ser em represa. No Km 12 você já sente bastante, mas foi justo nesse trecho que consegui imprimir um bom ritmo e atingir meu objetivo de completar", disse o campeão Diego Vidal.
 
A campeã, Catarina Ganzeli também destacou a diferença entre nadar em represa e mar aberto, que é o grande costume da modalidade. Mesmo assim, ficou contente com o resultado um dia após nadar o Campeonato Paulista, no sábado, dia 14. "Para mim foi uma honra participar. A água estava agradável. Como estamos na represa, a flutuabilidade é menor, então não deu pra fazer uma prova progressiva, mas foi um grande resultado o terceiro lugar geral".
 
Revelações - A grande surpresa e revelação do dia foi a jovem Vitória Alves. Com apenas 14 anos de idade, a nadadora de Taubaté (SP), foi a terceira colocada entre as mulheres e sétima colocada geral. Já Mario Sergio Coutinho, participante mais velho entre os inscritos, com 63 anos de idade, fechou a prova em 5h36min. Quem também se superou foi Marcos Lonzi, deficiente visual, que mostrou muita garra para concluir a prova em 5h34min.
 
"Dar uma oportunidade para todos é um dos principais objetivos do Aquaman. Mais uma vez estamos muito felizes em ver a adesão da galera, além de amigos e familiares prestigiando. Isso é o que mais nos motiva a continuar buscando percursos novos para explorar e assim fomentar essa modalidade que amamos tanto", ressaltou Samir Barel, um dos idealizadores do projeto.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook