Classe RGS promete equilíbrio e muita disputa na Copa Mitsubishi Motors

Helios /Neurotech(RGS-C) durante a Copa Mitsubishi Motors / Foto: Aline Bassi /BalaioHelios /Neurotech(RGS-C) durante a Copa Mitsubishi Motors / Foto: Aline Bassi /BalaioSão Paulo (SP) - As disputas da classe RGS prometem emoção para a quarta e decisiva etapa da Copa Mitsubishi Motors, que será realizada nos dias 27 e 28 de novembro e 4 e 5 de dezembro, em Ilhabela (SP). Um dos destaques é o veleiro Jazz, de Valéria Ravani, que lidera a RGS-A.

"Estamos muito otimistas para esta etapa. Queremos encerrar bem o ano e para isso vamos com a base da equipe que disputou o campeonato todo", contou a comandante, que acumulou 14 pontos perdidos, contra 24 do Jyllic II, de Martin Bonatto e 31 do Inae, de Bayard Umbuzeiro Filho. Em 2009, o barco venceu a regata Volta a Ilha - Sir Peter Blake, que abre a última etapa, em outra classe, a ORC Internacional.

O Palmares, do comandante José Romariz Filho, lidera a RGS-B e também busca um resultado positivo para alcançar o título da Copa Mitsubishi. "Queremos lutar por esta importante conquista. Além disso, disputar a regata Sir Peter Blake é um incentivo extra". O veleiro tem 15 pontos perdidos, contra 26 do BL-3/Bematech (Clauberto Andrade) e 34 do Blue Too/LaLampe (Domingos Carelli Neto).

Na RGS-C, quem lidera é o Helios I, comandado por Marcos Gama Lobo, com 24 pontos perdidos, seguido pelo Rainha (Leonardo Pacheco), com 26
e Santeria (Maurício Martins), com 40. Porém, o barco foi vendido e trocado pelo Helios II, que disputará a classe Bico de Proa.

Inscrições - As inscrições devem ser realizadas nos dias 26 e 27 de novembro, na secretaria do Yacht Club de Ilhabela, com valor de R$ 80,00 por tripulante, com exceção dos mirins, que são isentos da taxa de participação.

Classificação da RGS - após três etapas
RGS-A - com 4 descartes

1- Jazz (Valéria Ravani) - 14
2- Jyllic II (Martin Bonatto) - 24
3- Inaê (Bayard Umbuzeiro Filho) - 31
4- Harpia III (Gonçalo Sá) - 38

RGS-B - com 4 descartes
1- Palmares (José Romariz Filho) - 15
2- BL-3/Bematech (Clauberto Andrade) - 26
3- Blue Too/LaLampe (Domingos Carelli Neto) - 34
4- Anequim (Paulo de Moura) - 50

RGS-C - com 4 descartes
1- Helios Neurotech (Marcos Gama Lobo) - 24
2- Rainha (Leonardo Pacheco) - 26
3- Santeria (Maurício Martins) - 40
4- Ariel (Luiz Henrique Pimenta) - 40