Valdir supera africanos na etapa de Recife do Circuito Caixa

Valdir comemora em Recife / Foto: Luiz Doro/adorofoto

Recife - Valdir de Oliveira não tomou conhecimento dos africanos para conquistar sua primeira vitória no Circuito Caixa nesta temporada. O campeão brasileiro de 2010 completou os 10 km da sétima etapa, neste domingo (11), em 29min48 para manter a supremacia nacional masculina no Recife . Entre as mulheres, ao contrário, mais um título estrangeiro. Desta vez, a ganhadora foi a colombiana Muriel Coneo Paredes, que chegou em 35min21. A brasileira mais bem colocada, Edielza Guimarães, cruzou em terceiro. A oitava etapa será no dia 1 de setembro, em Porto Alegre.
 
A região do centro antigo do Recife amanheceu movimentada pelos milhares de corredores amadores que seguiram para o Memorial Tortura Nunca Mais. Na largada, às 8 horas da manhã, a temperatura era de 23 graus, mas com o sol forte subiu rapidamente para 26 graus. 
 
A disputa na elite feminina manteve-se equilibrada até o quilômetro 6, com sete corredoras no pelotão dianteiro. Dois quilômetros à frente, a colombiana Muriel e a queniana Delvine Meringor apertaram o passo e só foram seguidas por Edielza Guimarães, que não conseguiu impedir mais uma vitória estrangeira. Nas duas primeiras edições no Recife, o domínio foi queniano. 
 
"Estou muito feliz com o título justamente na minha estreia no Circuito Caixa", contou Muriel Paredes, que é de Cartagena, tem 26 anos e está na terceira temporada deste ano no Brasil. Ela veio em janeiro, em maio e há duas semanas. Neste período venceu seis provas e neste domingo conquistou seu melhor resultado, superando a companheira de equipe do Quênia e as principais corredoras do Brasil. Sua especialidade são os 1.500 m, em pista, prova que foi vice-campeã no Sul-Americano, disputado em julho, em sua cidade.
 
Edielza Guimarães também estava feliz com o terceiro lugar. "Tentei buscar as estrangeiras no final, mas não deu. De qualquer forma, o resultado foi ótimo e somei importantes pontos no ranking", explicou. Agora ela consolidou o terceiro lugar, 40 pontos atrás de Conceição Oliveira, que terminou em oitavo. A líder do ranking, Roselaine de Sousa Silva, chegou em sétimo e soma 352 pontos, 93 à frente de Conceição.
 
Valdir assume o segundo lugar no ranking - A disputa na elite masculina foi ainda mais intensa do que a feminina. O grupo veio forte e quatro corredores se destacaram no oitavo quilômetro. Valdir de Oliveira forçou o ritmo e só conseguiu ultrapassar Altobeli da Silva nos últimos 500 metros para conquistar sua primeira vitória no Circuito Caixa nesta temporada. "O tubarão ataca novamente no Recife", brincou o campeão brasileiro de 2010, referindo-se ao seu apelido e não ao problema das praias da capital pernambucana. 
 
Valdir passou a treinar com Gilmário Madureira, técnico e marido de Marily dos Santos, no início deste ano e viu seus resultados melhorarem rapidamente. Foi segundo em Belo Horizonte, e terceiro em Campo Grande, Salvador e Fortaleza. Nas últimas semanas ficou treinando na Bahia para se dedicar às duas etapas nordestinas do Circuito Caixa. 
 
"O treino começou a encaixar e os resultados estão aparecendo. Não sei se consigo buscar o Giomar, que está bem à frente, mas vou lutar por outras vitórias no Circuito e quero terminar bem no ranking deste ano", completou Valdir, que conquistou a terceira vitória nacional em Recife - em 2011 ganhou o pernambucano Ubiratan José dos Santos e, no ano passado, Damião Ancelmo de Souza. O líder Giomar Pereira da Silva cruzou em quinto e soma agora 329 pontos, 92 a mais do que Valdir, que ultrapassou Gomes com o resultado deste domingo. Gomes foi apenas o décimo neste domingo.
 
Homenagens ao pais - Se entre os profissionais a motivação é o prêmio em dinheiro e os pontos no ranking nacional, entre os amadores a corrida de 5 e 10 km é uma grande celebração da saúde, da busca pela qualidade de vida e, neste 11 de agosto, uma comemoração especial pelo Dia dos Pais.
 
Vários país foram homenageados pelas famílias, outros correram pela primeira vez pelos filhos e teve até uma grávida de oito meses, que fez questão de lembrar a homenagem com uma inscrição na barriga. 
 
Joel, de 29 anos, é militar e completou os 10 km para homenagear o pequenos Athos Henrique, de seis meses. "É minha primeira corrida como pai e estou celebrando a chegada do Athos", contou feliz. Já Renata completou os 5 km caminhando e chamou muito atenção na chegada ao mostrar a inscrição "parabéns papai" na barriga de oito meses para homenagear o marido Danilo Araújo. 
 
A terceira prova do Circuito CAIXA realizada no Recife reuniu 2.800 participantes, 12% a mais do que no ano passado, e um número impressionante de "pipocas" (corredores que disputam a prova sem se inscrever). Esta questão vem sendo discutida entre os organizadores de corridas, porque os "pipocas" podem comprometer a logística do evento, planejada em função do número de inscritos. 
 
Herói do Atletismo em Recife - Um dos grandes nomes do atletismo brasileiro, Edson Luciano foi o padrinho da etapa de Recife do Circuito CAIXA. Medalha de prata nos Jogos de Sydney/2000 e de bronze em Atlanta/1996, com a equipe do revezamento 4x100 m, Edson deu a largada da prova e participou da premiação aos vencedores. Na sexta-feira, deu palestra no colégio Grande Passo.
 
Confira o Resultado da etapa de Recife do Circuito Caixa de Corridas de Rua:
 
Masculino
 
1.- Valdir Oliveira (GranCursos/CAIXA) - 29min48
2.- Altobeli Santos da Silva (Pé de Vento) - 29min49
3.- José Nilson de Jesus (Multsport/Cercus) - 29min54
4.- Mathew Kibet (Quênia/Luasa) - 30min03
5.- Giomar Pereira (Cruzeiro/CAIXA) - 30min15
6.- Justino Pedro da Silva (Os Voluntários) - 30min18
7.- Antonio Carlos de Jesus Borges (Pé de Vento/CAIXA) - 30min19
8.- Marcos Antonio Pereira - 30min28
9.- Mejam Lucian (Tanzânia/Luasa) - 30min30
10.- Ivanildo Pereira dos Anjos, o Gomes (Cruzeiro/CAIXA) - 30m55
 
Feminino 
 
1.- Muriel Coneo Paredes (Colômbia/Luasa) - 35min21
2.- Delvine Relin Meringor (Quênia/Luasa) - 35min27
3.- Edielza Guimarães (GranCursos/CAIXA) - 35min48
4.- Rosiane Xavier dos Santos (GranCursos/CAIXA) - 35min59
5.- Marily dos Santos (Mizuno/Multsport) - 36min25
6.- Mirela Saturnino de Andrade (AACSD/PAC) - 36min30
7.- Roselaine de Souza Silva (Cruzeiro/CAIXA) - 36min39
8.- Conceição Oliveira - (Mizuno/CAIXA) - 36min55
9.- Maria de Lurdes Ferreira de Souza (Usina São José) - 37min00 
10.- Samwa Salum (Tânzania/Luasa) - 37min02