Um dos melhores do Ceará, João Batista está na disputa do Circuito Caixa

Disputa na praia de Iracema/ Foto: Divulgação

São Paulo- Um dos destaques entre os atletas de elite cearenses, João Batista da Silva Negreiros tem pela frente um desafio particular no Circuito de Corridas Caixa, em 5 de agosto. Para o fundista, a competição é fundamental para ganhar velocidade e alcançar uma marca que torne possível a sua participação em provas fora do Brasil. "Estou lutando para diminuir segundos, e isso para um atleta de ponta é mais difícil do que parece", diz João. A disputa, com percursos de 5 km e 10 km ao longo da praia de Iracema, ainda tem inscrições disponíveis.
 
"Me sinto muito melhor preparado nesta temporada. Terminei em décimo lugar no Circuito Caixa em 2011, com pouco mais de trinta minutos, e neste ano já estou fazendo vinte e nove minutos. Fui o quarto colocado na Meia Maratona de Fortaleza, em abril (com 29min51), que usou o mesmo percurso da prova da Caixa", apontou João Batista. Também em abril, o fundista venceu a Corrida Tiradentes, no Piauí, mostrando que vive uma boa fase no esporte.
 
Cearense de Ibiapina, no interior do Estado, João Batista começou a correr aos 19 anos, por solidariedade a um amigo. "Eu jogava futebol. Um amigo meu se inscreveu para fazer o teste de corrida, mas disse que se eu não fosse junto ele não passaria no teste. Eu fui, ele acabou não passando, mas o técnico achou que eu levava jeito e me chamou para correr, sem teste mesmo", conta, com bom humor.
 
Na época, João Batista trabalhava na agricultura durante o dia e estudava à noite. Seu treino era voltar para casa correndo, depois das aulas. Chegou a ter um treinador, um amigo sargento da polícia que se ofereceu para orientá-lo, e participou dos Jogos Escolares. "Mas comecei a melhorar mesmo quando passei a disputar corridas em Fortaleza", ressalta o fundista, que tem entre suas principais conquistas a vitória na Maratona de Revezamento Pão de Açúcar de 2009 (equipe de quatro atletas), o quinto lugar na Corrida do Círio de Belém e o 32º lugar na São Silvestre, ambas em 2010.
 
Há dois anos, o fundista firmou uma parceria com a ACAV (Associação Cearense dos Atletas Veteranos), e hoje conta com nutricionista e fisioterapeuta. "O mais difícil, para um atleta de ponta, é manter a disciplina. Temos que ficar atentos à alimentação, ao repouso e ao treino. No começo, eu ia a festas sem me preocupar com a corrida no dia seguinte. Hoje, se tenho uma prova programada, já não vou comer a minha rabada. Eu vivo do esporte, e sei que obedecer a essa rotina garante uma boa colocação nas disputas e o meu sustento", diz João.
 
O atleta, que tem como meta deste ano correr "29 minutos baixo" na Corrida do Círio deste ano, em outubro, treina sozinho, já mirando um bom resultado no Circuito Caixa. "Sou meu próprio treinador. Fazer dez quilômetros em vinte e nove minutos é um resultado que só quem tem técnico consegue, e eu faço isso sozinho. Por isso, sou muito orgulhoso do meu trabalho. O poder da mente, a disciplina mental, é a chave para conquistar o que se quer, e eu já sou professor nisso", garante.
 
João Batista ainda tem como sonho terminar a São Silvestre entre os cinco primeiros. "Quero correr no pelotão principal, perturbando os primeiros colocados", diz.
 
Inscrições promocionais para etapa de Fortaleza
 
O prazo para garantir uma vaga com valor promocional para a etapa de Fortaleza do Circuito Caixa termina neste domingo (22/7). As inscrições estão disponíveis no site oficial do evento, www.circuitocaixa.com.br, com uma taxa de R$ 40,00. Economiários e correntistas da Caixa têm direito ainda a um desconto de 50% sobre a taxa. A partir do dia 23, o valor sobe para R$50,00, e apenas atletas maiores de 60 anos mantêm o benefício.