Roselaine quer primeira vitória brasileira no Circuito Caixa em Recife

Roselaine, líder do ranking, em Salvador / Foto: Luiz Doro/adorofoto

Recife - A maior adversária de Roselaine de Souza Silva no Circuito de Corridas Caixa em Recife, neste domingo (11), será ela mesma. Líder do ranking brasileiro de corrida de rua, com uma vantagem de quase 100 pontos sobre a segunda colocada, Roselaine enfrenta uma lesão na panturrilha direita. Mas quer se tornar a primeira brasileira a vencer a etapa pernambucana da competição.
 
A prova terá largada no Memorial Tortura Nunca Mais, na Rua da Aurora (em frente ao Banco Central), a partir das 8 horas, e percursos de 5 km e 10 km."Voltei a Belo Horizonte para continuar o tratamento intensivo que vinha fazendo antes da etapa de Fortaleza. Deu certo e por isso eu quis manter", explica Roselaine. A fundista disputou a prova na capital cearense, no último domingo (4), após uma semana de tratamento, durante a qual não treinou, e ainda assim conquistou o terceiro lugar. "Quero somar o máximo de pontos possíveis no ranking para ficar tranquila."
 
Superação não é novidade para a fundista, paulista de Caraguatatuba, que já mostrou sua capacidade para vencer desafios.Em 2012, mesmo enfrentando problemas como uma anemia e dores frequentes nos quadris, assumiu e manteve a liderança do ranking brasileiro em seu ano de estreia na elite do Circuito Caixa. "A nossa expectativa, agora, é de que a lesão na panturrilha não se agrave. Por isso, a Rose está bem focada no tratamento, antes de ir para o Recife", destaca o técnico Alexandre Minardi, do Cruzeiro, lembrando que a equipe de atletismo, incluindo Roselaine, tem como um dos principais objetivos para este ano a Meia Maratona do Rio de Janeiro, no próximo dia 18.
 
Na disputa feminina do Circuito Caixa em Recife, o topo do pódio ficou com as africanas nas duas edições já realizadas na cidade - Flomena Cheych Daniel foi a vencedora em 2012 e recordista do percurso, com 33min01. Roselaine, segunda colocada e melhor brasileira na disputa do ano passado, enfrentará nesta temporada a queniana Ednah Mukhwana, que já conquistou quatro vitórias no circuito, entre 2009 e 2010. Ao lado dela estará ainda a tanzaniana Samwe Fadhila Salum.
 
Pentacampeão brasileiro na elite masculina em Recife - Cinco vezes líder do ranking brasileiro de corrida de rua (2006, 2008, 2009, 2011 e 2012), o baiano Giomar Pereira está mais uma vez no topo da classificação com 88 pontos de vantagem sobre o segundo colocado. E quer garantir outra vitória para o Brasil na etapa de Recife do Circuito Caixa, neste domingo. Ao contrário da disputa feminina, os brasileiros foram campeões das outras duas edições da prova pernambucana. Em 2012, Damião Ancelmo de Souza bateu o recorde do percurso, com 29min22. 
 
"Estou um pouco cansado pela sequência de provas que venho fazendo (venceu a Maratona do Rio de Janeiro, em 7 de julho, a Meia Maratona da Bahia, em 21 de julho e foi vice-campeão em Fortaleza, no último domingo). Mas vou brigar pelo pódio em Recife, para somar mais alguns pontos e ficar mais perto do hexacampeonato", avisa Giomar, também do Cruzeiro.
 
Giomar enfrentará em Recife um queniano que vem dominando as provas do Circuito Caixa. Hillary Kipgetich Kibet tem cinco vitórias na competição, as duas últimas nesta temporada, em Campo Grande e Salvador. Além dele, também estará na disputa o tanzaniano Mejam Reginald Lucian.