Primeira etapa do Circuito Caixa 2013 será teste de resistência

Os campeões de 2012 Gilmar e Maurine / Foto: Luiz Doro/ adorofotoSão Paulo - O Circuito de Corridas Caixa abre a comemoração de dez anos da competição com um teste de resistência para os atletas. A primeira etapa será realizada em Goiânia, dia 7 de abril, com percurso de altimetria variada.

Para ajudar os competidores, o goiano Santiago Ascenço, da assessoria esportiva que leva seu nome, dá algumas dicas de quem viu de perto o desenvolvimento das corridas no Estado. Confira a análise do trajeto, quilômetro a quilômetro.

Km 01 - Os atletas vão largar na Avenida Americano do Brasil, no Parque Areião, um dos maiores pontos de encontro dos atletas em Goiânia, e seguir à direita na Avenida Coronel Eugênio Jardim e novamente à direita na Alameda Ricardo Paranhos. "Logo no ínicio temos uma subida de aproximadamente 400 metros. Os corredores devem segurar os ânimos para não gastar todo o gás logo de cara", aponta Santiago.

km 02 - O trajeto segue pela Alameda Ricardo Paranhos com um retorno pelo mesmo caminho. "Temos uma leve descida e uma subida também bem leve. É o momento ideal de encontrar seu ritmo de prova", alerta o treinador.

km 03 - Passando o cruzamento da Rua 1131 e a rotatória, os atletas virarão à direita na Avenida 85, novamente à direita na Avenida 136 e à esquerda na Avenida 146. De acordo com Santiago, o ideal, neste trecho da prova, é manter o ritmo do segundo quilômetro e guardar energia para a descida dos próximos dois quilômetros.

kms 04-05 - O trecho de descida compreende a Avenida 146, as ruas 143 e 148 e a Avenida 87. "É o momento de ganhar algum tempo na média, pois os dois quilômetros são bem rápidos. Mas é preciso cuidado para não extrapolar na velocidade, já que ainda será necessário guardar uma reserva para os quilômetros finais", adverte Santiago.

km 06 - Da Avenida 136, os atletas percorrerão a Avenida Deputado Jamel Cecílio e a Rua 115, à direita. "A subida pode ser um pouco desconfortável, aqui, então o ideal é segurar o pace destro do objetivo", explica o treinador.

km 07 - O trecho compreende as ruas 115 e 90, contornando mais uma vez o Parque Areião. "A descida é bem íngreme até a 115, por isso o corredor deve novamente tomar cuidado com a velocidade. Nessas condições, amusculatura trabalha em contração excêntrica, gerando um grande desgaste muscular. No meu ponto de vista, é o momento de se recuperar, ingerindo um pouco de água, pois os próximos 2 quilômetros são bem desafiadores", ensina Santiago.

km 08-09 - Neste trecho, os corredores passarão pelas avenidas 1ª Radial, Circular e T-63 e a Alameda Couto Magalhães, voltando depois à Avenida 5ª radial. É o momento em que a resistência dos atletas será mais exigida, por se aproximar do final da prova. De acordo com Santiago Ascenço, o pace podemesmo subir um pouco, devido ao cansaço das pernas, mas os atletas devem manter a concentração.

km 10 - Da Avenida 5ª Radial, os atletas seguirão pela Avenida Coronel Eugênio Jardim, até voltar à Avenida Americano do Brasil, mesmo ponto de partida da prova. "Agora é hora de soltar as pernas, pois este quilômetro é todo em declive e, como diz o ditado, para baixo todo santo ajuda!", conclui Santiago.

O Circuito Caixa comemora dez anos de competição, e cinco anos em Goiânia. Passando por quatro das cinco regiões brasileiras, o evento tem chancela daCBAt.

Suas 12 corridas somam pontos para o ranking brasileiro de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da Caixa para 2014.

Inscrições em Goiânia

Até 17/3: R$ 50,00 - desconto de 50% para economiários, correntistas da CAIXA e atletas maiores de 60 anos


A partir de 18/3: R$ 60,00 - desconto de 50% para atletas maiores de 60 anos