Marily dos Santos e equipe acirram disputa do Circuito Caixa no Recife

Largada da elite feminina em 2012 / Foto: Luiz Doro/adorofoto

São Paulo - Um trio de fundistas comandados pelo técnico Gilmário Madureira vai esquentar a disputa da etapa recifense do Circuito de Corridas Caixa, neste domingo (11). Marily dos Santos, maratonista olímpica, Valdir Oliveira, terceiro do ranking brasileiro de corrida de rua, e José Nilson dos Santos, revelação da competição em Salvador, em agosto, estão na briga pelo pódio. A prova terá largada no Memorial Tortura Nunca Mais, na Rua da Aurora (em frente ao Banco Central), a partir das 8 horas, e percursos de 5 km e 10 km. 
 
Como preparação para a sétima etapa do Circuito Caixa, os três atletas estão concentrados na fazenda da família de Marily dos Santos, em Alagoas, a apenas duas horas de carro da capital pernambucana. A expectativa, sobretudo para Marily, é a melhor possível. 
 
"Ela está perto das irmãs, na fazenda e bem descansada. Já ganhou a Maratona Maurício de Nassau e tem até torcida organizada", conta o treinador Gilmário Madureira. A fundista, maior vencedora da história do circuito, com sete vitórias, foi terceira colocada na etapa pernambucana em 2012. "Ela vai disputar a Meia Maratona do Rio de Janeiro, mas a prioridade, no momento, é a corrida no Recife."
 
Terceiro do ranking, com trilha sonora - O mineiro Valdir Oliveira vem se destacando pela regularidade. O fundista subiu ao pódio em sete das oito etapas que disputou nesta temporada. E com uma particularidade: foi o terceiro colocado nas etapas do Circuito CAIXA em Campo Grande, Salvador e Fortaleza e na Meia Maratona da Bahia, e o terceiro melhor brasileiro na Meia Maratona de Brasília, na Corrida da Ponte e na Maratona do Rio de Janeiro. Com esses resultados, Valdir ocupa o terceiro lugar do ranking brasileiro, somando 203 pontos. 
 
"Eu já disse ao Valdir que vou postar no Facebook uma música em homenagem a ele. É uma música chamada Terceiro, do Ultraje a Rigor", brinca Gilmário. "Mas ele está com um desempenho muito consistente e vem comendo pelas beiradas. Já está alcançando o Gomes (Ivanildo Pereira dos Anjos, vice-líder do ranking, com 223 pontos). Os dois são muito amigos, treinam perto um do outro, por isso digo que vai ser uma briga quase familiar pela vice-liderança do ranking."
 
Hora de carimbar - O terceiro membro da equipe, embora experiente, foi revelado na etapa de Salvador do Circuito Caixa (16/6). José Nilson de Jesus, que treina com a equipe de Gilmário, a Multsport, em Juazeiro, foi o vice-campeão e melhor brasileiro na capital da Bahia, seu Estado natal. Na sequência, venceu todas as provas locais. 
 
"Em Salvador, o José Nilson ainda não era conhecido dos adversários. Agora é a hora de enfrentar os atletas maiores e carimbar, mostrar sua capacidade", destaca o treinador Gilmário. 
 
O Circuito Caixa já teve etapas em Goiânia (7/4), Uberlândia (11/5), Belo Horizonte (26/5), Campo Grande (9/6) , Salvador (16/6) e Fortaleza (4/8). Depois das corridas no Nordeste, vai para o Sul, com etapas em Porto Alegre (1/9) e Curitiba (29/9), segue para Ribeirão Preto (19/10) e São Paulo (27/10), no Estado paulista, e encerra as comemorações de dez anos em Brasília (24/11). Passando por quatro das cinco regiões brasileiras, o evento conta com a chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). As 12 provas somam pontos para o ranking brasileiro de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da Caixa para 2014.