Etapa de Brasília do Brazil Run Series define campeão de 2014

Sivaldo Viana, líder do ranking / Foto: Fernanda Paradizo/adorofoto

São Paulo - O baiano Sivaldo Santos Viana pode se consagrar como o melhor atleta brasileiro da temporada no circuito de rua, neste domingo (23), pela primeira vez em sua carreira. 
 
Após disputar 22 das 24 provas do calendário já realizadas, Sivaldo chega à etapa de Brasília do Brazil Run Series/Circuito de Corridas Caixa, em Brasília, com 462 pontos, 120 à frente do vice-líder, Valdir Oliveira, não inscrito na corrida. Na reta final da temporada, a disputa ainda contará com a líder do ranking feminino, Fabiana Cristine da Silva, e outros sete fundistas no Top 10 brasileiro. 
 
"Se o Sivaldo for bem em Brasília, ninguém tira mais dele a liderança do ranking brasileiro de corrida de rua", garante Luiz Antônio dos Santos, técnico da Luasa Sports, equipe do fundista. Após Brasília, restarão 93 pontos em jogo, distribuídos entre a etapa final do Brazil Run Series/Circuito de Corridas Caixa, em São Paulo (30), a Volta da Pampulha (7/12) e a São Silvestre (31/12). Como Sivaldo já tem 120 pontos de vantagem sobre o vice-líder, poderá seguir para as últimas disputas do ano com o título inédito de campeão já assegurado. 
 
Radicado em Taubaté, no interior de São Paulo, onde treina com a Luasa Sports, Sivaldo Viana é um dos veteranos do Brazil Run Series/Circuito de Corridas Caixa, presente na competição desde 2009. Os resultados no circuito o ajudaram a chegar ao quarto lugar do ranking brasileiro em 2010, 2011 e 2013. Nesta temporada, o fundista tem entre seus principais resultados a vitória na Meia Maratona de Brasília e na Maratona de Santa Catarina, além de outros seis pódios, o último na Maratona de Curitiba, no domingo passado (16), como quinto colocado geral e terceiro brasileiro.
 
O pelotão masculino de elite ainda terá William Salgado, também da Luasa, em quarto lugar com 262 pontos, Laurindo Nunes Neto, sétimo colocado com 181 pontos, Jurandyr Couto Júnior, nono colocado com 174 pontos, e Francisco Ivan da Silva Filho, o décimo, com a mesma pontuação.
 
O técnico Luiz Antônio dos Santos também aposta no título para Fabiana Cristine da Silva, líder do ranking brasileiro entre as mulheres, com 329 pontos. "As outras atletas do ranking estão próximas dela, e também estão muito bem, mas todas sabem da qualidade da Fabiana. Se ela não sofrer nenhuma lesão, terminará a temporada na liderança", reforça o treinador. Na elite feminina, a briga é mais apertada, já que Fabiana tem apenas 23 pontos de vantagem sobre a vice-líder, Maria Regina Seguins, também da Luasa Sports. Fernanda Raimunda Soares, outra colega de equipe, aparece logo atrás, com 292 pontos. 
 
Além do trio da Luasa, a elite feminina contará com Maria Bernadete Cabral, quinta do ranking com 191 pontos. Bicampeã do ranking brasileiro, em 2012 e 2013, e atualmente a 11ª colocada com 108 pontos, Roselaine de Souza Silva é outro destaque da disputa. 
 
O Circuito Caixa já teve etapas em Salvador (13/4), Uberlândia (03/5), Campo Grande (11/5), Belo Horizonte (25/5), Goiânia (08/5), Fortaleza (3/8), Recife (10/8), Porto Alegre (31/8), Ribeirão Preto (11/10) e Curitiba (19/10). O encerramento será em São Paulo (27/10). Presente em quatro das cinco regiões brasileiras, o evento conta com a chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). As 12 provas somam pontos para o Ranking CBAt/Caixa de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da Caixa para 2015.