Atletas de Curitiba recebem apoio do Brazil Run Series

Treinos na pista da universidade / Foto: Jaelson Lucas/SMCS

São Paulo - O sonho é chegar às Olimpíadas. Para isso, a equipe de atletismo da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba (SMELJ) atua desde a iniciação esportiva até a fase de alto rendimento, com crianças de toda a cidade. O projeto ganhará o reforço da campanha Pegada do Bem, com doações de tênis para os alunos, durante a passagem do Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA por Curitiba, neste domingo (18).
 

"Queremos ver alguns dos nossos atletas nas Olimpíadas, não a de 2016, já que fazemos uma preparação desde a base, mas talvez a de 2024, 2028", projeta o professor Elmar Paulo Klock Júnior, um dos idealizadores do projeto. "Para a próxima Paralimpíada, sim, temos um atleta com boas chances de convocação."

A equipe de atletismo da SMELJ existe desde o início de 2012, com alunos de 9 a 18 anos, a maioria da cidade industrial. A iniciação ao esporte é feita nas escolas, com aulas de miniatletismo, e aqueles que mais se destacam são encaminhados para os treinos com Júnior e outro professor na pista de atletismo da Universidade Positivo. 
 
"Temos atletas bem colocados no ranking brasileiro, em suas faixas etárias, alguns vice-campeões brasileiros, além de conquistar boas colocações em jogos sul-americanos", contabiliza Júnior. 
 
A situação de vulnerabilidade social dos alunos é um dos desafios do projeto, que conta com o patrocínio da CAIXA. "Muitas vezes, falta dinheiro para o transporte até o treino ou competições, lanche, um tênis para correr... Mas acredito nessa corrente do bem que fazemos aqui. Tem um garoto, por exemplo, que treinou conosco desde os 9 anos e, hoje, cursa o primeiro ano da faculdade de educação física. E provavelmente voltará ao projeto como professor", orgulha-se Júnior. 
 
Onde doar - Os tênis para a equipe de atletismo da SMELJ poderão ser doados durante a retirada dos kits de participação, na loja Centauro do Park Shopping Barigui, nesta sexta-feira (16), das 10 às 20 horas, e no sábado (17), das 10 às 17 horas. No domingo (18), dia da etapa de Curitiba do Brazil Run Series/Circuito CAIXA, os calçados deverão ser entregues no Espaço Pegada do Bem, montado na arena da prova, na Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico. 
 
Pegada do Bem - A campanha Pegada do Bem foi criada em 2014 com o objetivo de incentivar a prática do esporte por meio da doação de tênis usados, e em bom estado, para jovens atletas de regiões socialmente vulneráveis nas cidades por onde passa o Brazil Run Series/Circuito CAIXA. Em sua estreia, a campanha arrecadou cerca de 900 pares de calçados para mais de 20 instituições e projetos sociais que utilizam o esporte como ferramenta de inclusão social. Neste ano, já foram beneficiadas entidades de Goiânia, Uberlândia, Salvador, Campo Grande, Fortaleza, Recife, Porto Alegre, Brasília e Ribeirão Preto. 
 
Doze anos de Brazil Run Series/Circuito CAIXA - Realizado desde 2004, o circuito conta com a chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), e passa por quatro das cinco regiões brasileiras. A competição já teve nove etapas neste ano, em Uberlândia (30/5), Goiânia (7/6), Salvador (28/6), Campo Grande (12/7), Fortaleza (2/8), Recife (9/8), Porto Alegre (30/8), Brasília (13/9) e Ribeirão Preto (27/9). Na reta final, vai a Curitiba (18/10), Belo Horizonte (15/11) e São Paulo (22/11). As 12 corridas somam pontos para o Ranking CBAt/CAIXA de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da CAIXA para 2016.
 
Veja Também: