Queniana corre em Porto Alegre em busca de hegemonia no Circuito Caixa

Emily ganha no Recife  / Foto: Luiz Doro /adorofoto/HT SportsEmily ganha no Recife / Foto: Luiz Doro /adorofoto/HT Sports

São Paulo - A queniana Emily Chepkemoi Arusio tem 100% de aproveitamento no Circuito de Corridas Caixa 2018. Ela venceu as duas provas que disputou – Recife e Fortaleza – e vai em busca do terceiro triunfo consecutivo na categoria Elite 10km da etapa de Porto Alegre, neste domingo (26), com largada no Parque Marinha do Brasil, a partir das 9h. 
 
Se conseguir, além de manter a regularidade no lugar mais alto do pódio nesta temporada, conquistará o bicampeonato na capital do Rio Grande do Sul, de onde saiu com a vitória em 2017.
 
O desempenho de Emiliy nas duas etapas de 2018 não é tão bom quanto ao alcançado em 2017. Ano passado, ela venceu em Porto Alegre com o tempo de 35min11. Agora, marcou 35min28 no Recife e 35min21 em Fortaleza. Uma explicação para essa diferença pode estar no fator clima. Como a capital gaúcha costuma apresentar temperaturas mais amenas em relação ao norte/nordeste, a velocidade dos atletas tende a aumentar. O recorde na capital gaúcha é de 33min46, obtido por Ednalva Lauriano da Silva, em 2007.
 
Arnaldo Oliveira, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Atlanta/1996, explica porque é possível esperar melhor performance no Rio Grande do Sul. “A expectativa é de melhores marcas. Primeiro, porque os atletas estão em fase adiantada do treinamento. Segundo, como Porto Alegre não costuma ser muito quente, favorece bastante o resultado”, explica o ex-atleta, integrante do programa Heróis do Atletismo Caixa e que está na cidade para participar de ação relacionadas à prova.
 
A disputa na Elite 10km promete em Porto Alegre. Emiliy terá fortes adversarias, como a brasileira Simone Ponte Ferraz, que venceu a etapa de Uberlândia do Circuito Caixa e foi vice em Salvador. A capital gaúcha receberá ainda outra corredora africana, a tanzaniana Fadhila Salum Samwe. Outros nomes de atletas nacionais que prometem lutar por um lugar no pódio são Conceição de Maria Carvalho Oliveira e Janete Tedesco.
 
Na Elite 10km masculina, a expectativa também é para uma disputa acirrada. Entre os inscritos estão Gabriel Picarelli, Luciano Martins Rodrigues, Naisson Nidgie da Silva Pinheiro, Luis Fernando Luz dos Santos, Gilberto Silvestre Lopes, Sivaldo Santos Viana, Marcos Rogerio Costa Dias Frederico Santos Abrão e Jeferson Pinheiro Lopes, entre outros. O campeão do ano passado foi Giovani Dos Santos, com 29min11. O recorde, no entanto, pertence e a Giomar Pereira , que marcou 29min05 em 2011.
 
Herói - Medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Atlanta/1996, Arnaldo Oliveira faz palestra para meninos e meninas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Restinga, em Porto Alegre, nesta sexta-feira (24), às 10h. Ele falará para um grupo 200 crianças, entre oito e 14 anos. “A garotada costuma perguntar sobre o início da minha carreira, se foi difícil e como cheguei à conquista da medalha de bronze na Olimpíada. É quando cito os cinco valores: motivação, disciplina, comprometimento, determinação e persistência. Sem eles, ninguém consegue ser nada na vida. Também é preciso acreditar nos sonhos, mas seguir o caminho do bem, o que significa dizer que esporte e escola andam juntos. Conto que fui a quatro olimpíadas e fiz duas faculdades (educação física e fisioterapia) e consegui porque sabia ocupar meu tempo”, explica.
 
Ainda dá tempo de correr - As inscrições para a etapa de Porto Alegre do Circuito Caixa pela Internet terminaram nesta quarta-feira (22). Quem perdeu o prazo, ainda poderá correr. Agora, é possível garantir participação na etapa da capital do Rio Grande do Sul apenas de forma presencial. A organização receberá os últimos pedidos durante a entrega dos kits dos atletas (composto por número de peito e camiseta), na Loja Centauro do Bourbon Shopping Country (Av. Túlio de Rose, 80) nesta sexta-feira (24), das 10h às 20h, e no sábado (25), das 10h às 17h), quando as pessoas que foram à loja da Centauro terão a oportunidade de conhecer o medalhista olímpico Arnaldo Oliveira, que estará disponível para autógrafos e fotos entre 11h e 12h.
 
Sétima corrida do ano - A etapa de Porto Alegre do Circuito de Corridas Caixa vai receber atletas de ponta e milhares de amadores de diferentes níveis de condicionamento físico. Os profissionais correm na Elite 10km, enquanto os demais podem escolher entre os percursos de 10km, 5km (individual e duplas) e caminhada. O evento de domingo será o sétimo da temporada de aniversário de 15 anos do Circuito Caixa. Neste ano, as cidades de Belo Horizonte, Uberlândia, Salvador, Campo Grande, Recife e Fortaleza receberam a competição. 
 
Pegada do Bem - A etapa de Porto Alegre também recebe a campanha Pegada do Bem, que já arrecadou dezenas de pares de tênis nas provas anteriores, que foram encaminhados para entidades assistenciais das cidades participantes. A ideia é incentivar a prática do atletismo em regiões de maior vulnerabilidade, reforçar ações já existentes nesse sentido e ainda impulsionar a descoberta de novos talentos. As doações podem ser entregues na retirada dos kits na sexta e sábado ou mesmo na arena da prova, no domingo.
 
Criado em 2004, o Circuito Caixa já recebeu mais de 280 mil pessoas em 131 provas pelo Brasil até 2017, seguindo de forma ininterrupta no apoio aos atletas brasileiros de elite e incentivo ao esporte entre os amadores. 
 
Confira os atletas da Elite 10km na etapa de Porto Alegre
 
Masculino
Gabriel Picarelli (Picarelli Assessoria Esportiva)
Luciano Martins Rodrigues
Naisson Nidgie da Silva Pinheiro (Luasa Sports Caixa / Santana do Livramento)
Sivaldo Santos Viana (Luasa Sports Caixa)
Marcos Rogerio Costa Dias (Luasa Sports Caixa / Santana do Livramento)
Frederico Santos Abrão (Luasa Sports Caixa)
Jeferson Pinheiro Lopes (Jeferson Lopes)
Dieferson Umbelina (Unisc)
Patrick Aguinaldo Barbosa (Uca)
Domingos Conceição Figueira (Nacional Tecidos)
Filipe Matter Cargnelutti (Associação Medalha de Ouro – Amo)
Rodinei da Silva Medeiros (Gruppen)
Luis Fernando Luz dos Santos (Sogipa/Percorrer)
Gilberto Silvestre Lopes (Marinha do Brasil / Cefan)
Gustavo Moreira de Bitencourt (Apa/Catarina Coffee Roasters)
Daniel Gouveia dos Santos (Fernandes Assessoria Esportiva)
 
Feminino
Conceição de Maria Carvalho Oliveira (Mizuno / Caixa / Findyourself / S. José dos Campos)
Janete Tedesco (Fmec / Gruppen / UNC)
Fadhila Salum Samwe (Luasa Sports / Caixa)
Emily Chepkemoi Arusio (Luasa Sports / Caixa)
Simone Ponte Ferraz (Corville/Spf Running)
Helen Spadari
Jocasta Oliboni da Luz (Associação Passofundense de Atletismo - Apa)
Grazielle Francelino Pedroso (Posto Patão)
Gabriela Letícia Rocha
 
Etapas do Circuito de Corridas Caixa 2018
 
1ª etapa - 13/05 – Belo Horizonte
2ª etapa - 19/05 - Uberlândia
3ª etapa - 10/06 – Salvador
4ª etapa - 01/07 - Campo Grande
5ª etapa - 29/07 - Recife
6ª etapa - 05/08 - Fortaleza
7ª etapa - 26/08 - Porto Alegre
8ª etapa - 16/09 - Ribeirão Preto
9ª etapa - 14/10 - Curitiba
10ª etapa - 21/10 – São Paulo
11ª etapa - 25/11 – Brasília  
12ª etapa - 08/12 – Goiânia 
 
Veja Também: 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook