Rodrigo Bastos, do tiro ao prato, é sexto lugar na Copa do Mundo

Competição que reúne atletas de 44 países, é disputada em Tucson, EUA / Foto: Divulgação / CBTE

Rio de Janeiro - Uma excelente notícia para o tiro esportivo brasileiro. Rodrigo Bastos, da fossa olímpica, foi o sexto colocado na Copa do Mundo de Tiro ao Prato, que está sendo disputada na cidade americana de Tucson, Arizona. A competição, primeira das quatro etapas da copa do mundo, conta com participantes de 44 países. A prova de Rodrigo teve a participação de 80 atletas.

Pela fase de classificação o atirador de Guarapuava, Paraná, acertou 118 pratos, dos 125 e, junto a outros três atletas, concorreu às duas últimas vagas para ir à final. O brasileiro não se intimidou, foi superior e colocou seu nome entre os finalistas da prova. Mesmo acertando 12 pratos, dos 15 lançados, na primeira semifinal, o número não foi suficiente para fazer Rodrigo Bastos avançar à disputa por medalhas, deixando-o na sexta posição geral. Um grande resultado para o brasileiro e para o tiro esportivo nacional.

Talvez sentindo o esforcompetiuposição  ser conquistaFormada por 10 atletas, parte da seleção brasileira de tiro esta está na cidade americana , EUA, para a primeira etapa . A competição será disputada a partir de quinta-feira (10/04), nos campos do Clube de Tiro Esportivo de Tucson (TTSC, na sigla em inglês) e terminará no próximo dia 14 de abril.  A equipe brasileira participará de três das cinco modalidades olímpicas: fossa olímpica, feminina e masculina e fossa double.
 
No primeiro dia de provas, quinta-feira, Janice Teixeira e Ludmila Mello, da fossa olímpica, iniciarão a participação brasileira na copa. Nesta prova das mulheres 75 pratos são lançados, em 3 séries de 25, com as 6 melhores indo à disputa das medalhas. Além da prova e da final feminina, teremos, também, a primeira parte da fossa olímpica para homens.
 
Na sexta-feira (11/04) acontece a segunda parte e a final da fossa olímpica masculina. O Brasil será representado por Rodrigo Bastos, Roberto Schmits, Eduardo Corrêa, André Altobello e Dante Lanna. Nesta prova 125 pratos são lançados, em 5 séries de 25, com os 6 melhores classificados participando da final.
 
A participação brasileira na copa do mundo será encerrada no domingo (13/04) com a realização da fossa double. Jaison Santin, Filipe Fuzaro e Robson Deschamps participarão da prova. Na fossa double 150 pratos são disparados, em 5 séries de 30 e, a exemplo das outras modalidades, os 6 melhores classificam-se para a final.
 
A segunda etapa da copa do mundo de tiro ao prato será realizada na cidade de Almaty, no Casaquistão, de 15 a 25 de maio.