Garantida em Londres 2012, Ana Luiza aposta em boa campanha nos 5°Jogos Mundiais Militares

Ana Luiza conseguiu a primeira vaga do Brasil para Londres 2012 / Foto: Divulgação COBSão Paulo - A major Ana Luiza Melo representará o Brasil nos 5o Jogos Mundiais Militares, de 16 a 24 de julho, no Rio de Janeiro, em uma condição bem diferente da maioria dos demais atiradores. Afinal, ela já tem garantida a presença nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, vaga obtida na Copa das Américas de Tiro, modalidade pistola de 25m, realizada também no Rio de Janeiro, no ano passado.

Desta forma, a atiradora carioca entra nas competições um pouco mais tranquila, sem a pressão de ter de vencer. Nos Jogos Mundiais Militares, ela aposta em um bom desempenho, ainda mais por estar competindo em casa, perto da família e amigos.

"Estou dando sequência ao meu treinamento visando os Jogos no ano que vem e participar dos Jogos Mundiais é muito importante, pois as grandes atiradoras de todo o circuito integram equipes militares. O nível técnico deverá ser muito alto, mas estou preparada para tentar uma medalha. Não se pode esquecer que no tiro a gente briga com a gente mesmo e o importante é estar tranquila e concentrada", explica Ana.

A atiradora também destaca o fato de competir em casa. "É a primeira vez que sediamos este evento e isso é significativo. Competir com o apoio dos amigos e da família é muito legal e tenho apenas de controlar a ansiedade. Na hora da prova tenho de esquecer tudo que esta fora e tentar dar o máximo para vencer", afirma.

Para Ana Luiza, o bom momento da equipe é fruto do apoio dado pela Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC), patrocinadora da equipe militar de tiro esportivo. "Tem ajudado muito no desenvolvimento do grupo.Afinal, a munição é nosso instrumento de trabalho e esse suporte permite que possamos treinar mais e evoluir", destaca a carioca que para chegar à vaga olímpica disputou com 266 adversários de 19 países.

Para Salésio Nuhs, Diretor Comercial e de Relações Institucionais da CBC, a exemplo de Ana Luisa mostra que um bom planejamento dá frutos. "Esse é o objetivo, possibilitar que nossos atiradores tenham todas as condições de fazer uma boa preparação, enfrentando os adversários em um bom momento", afirma.

Nos 5o Jogos Mundiais, a competição de Tiro será organizada de acordo com a Federação Internacional de Tiro Esportivo (ISSF) e com os regulamentos do CISM para o esporte. Serão disputadas 16 provas, sendo oito na categoria pistola, quatro na categoria fuzil e quatro na categoria carabina. Os homens competem na pistola fogo central e na pistola de tiro rápido militar, além do fuzil rápido militar e o fuzil standard 3 posições, e as mulheres na pistola de tiro rápido militar e na pistola 25m, além da carabina 3 posições e carabina deitado. Todas as provas têm disputas individuais e por equipe. Na competição por equipe, somam-se os resultados de três atletas de cada país.