Cinco países das Américas garantem vaga no tiro esportivo em 2016

Vaga na prova da pistola de ar de 10m ficou com os Estados Unidos / Foto: Getty Images / Gerardo Zavala

Rio de Janeiro - Mais cinco países garantiram sua presença nas disputas de tiro esportivo dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Depois do Campeonato Mundial, que em setembro classificou 27 países, o Campeonato das Américas de Tiro Esportivo colocou em jogo nesta semana, em Guadalajara, no México, 11 vagas para a primeira edição dos Jogos Olímpicos da América do Sul.
 
Das vagas em jogo, a maior parte ficou com Cuba, que garantiu presença em cinco provas. Estados Unidos, com três, e República Dominicana, El Salvador e Equador, com uma cada, foram os outros países classificados.
 
Na prova da pistola de ar 10m feminino, Lilian Castro, de El Salvador, obteve 196.3 pontos e superou a concorrência da mexicana Alejandra Zavala, que marcou 195.1, e obteve a primeira vaga para seu país nos Jogos Rio 2016.
 
“A final foi muito disputada. Fiquei em quarto lugar após a primeira fase, apenas alguns décimos atrás da mexicana e lutando para terminar em primeiro ou segundo lugar”, comemorou a salvadorenha.
 
Na pistola 25m feminino, a vitória foi da equatoriana Andrea Pérez Pena, que superou a venezuelana Maribel Pineda por 8-0 no duelo final.
 
“É uma sensação única e uma grande felicidade porque foi a primeira vez que ganhei a medalha de ouro e escutei o hino do meu país em uma competição deste nível”, afirmou Andrea.
 
A competição, exclusiva para atiradores das Américas do Sul, Central e do Norte, colocou em disputa uma vaga Olímpica em onze provas: carabina de ar 10m masculino, carabina deitado 50m masculino, carabina 3 posições 50m masculino, pistola de ar 10m masculino, pistola 50m masculino, fossa Olímpica masculino, skeet masculino, carabina de ar 10m feminino, carabina 3 posições 50m feminino, pistola de ar 10m feminino e pistola 25m feminino.
 
As vagas obtidas são destinadas aos Comitês Olímpicos Nacionais de cada país, que decidirão que atletas irão ocupá-las nos Jogos Rio 2016.
 
O próximo torneio classificatório do tiro esportivo para os Jogos Rio 2016 será a Copa do Mundo de 2015, realizada em Acapulco, também no México, entre 28 de fevereiro e 10 de março, que colocará em disputa dez vagas, em cinco provas.