Brasileiros da carabina e pistola estão nos EUA para Copa do Mundo

A atiradora Ana Luiza Ferrão será uma das representantes do Brasil nos EUA  / Foto: José Carlos Inego/Divulgação/CBTEA atiradora Ana Luiza Ferrão será uma das representantes do Brasil nos EUA / Foto: José Carlos Inego/Divulgação/CBTE

EUA - A segunda etapa da Copa do Mundo de Tiro Esportivo, a ser disputada em Fort Benning, EUA, terá seu ínicio na segunda-feira, dia 6 e irá até 12 de maio. Serão realizadas, na cidade americana da Georgia, 10 provas olímpicas - 5 de carabina e 5 de pistola. Um total de 286 atletas, de 40 países diferentes, estão inscritos para participar da etapa americana. A delegação brasileira é composta por 16 atletas e terá representantes em todas as dez modalidades. 
 
Anualmente são disputadas, nos sete primeiros meses do ano, 4 etapas da Copa do Mundo de carabina e pistola e outras 4 etapas da Copa do Mundo de tiro ao prato. No final do ano acontece a grande final, composta pelos vencedores de cada competição e os 8 melhores colocados em todas as etapas disputadas.
 
Além de Julio Almeida, Stenio Yamamoto, Ana Luiza Ferrão e Emerson Duarte, atletas já conhecidos no cenário internacional, outros brasileiros querem fazer parte desta relação. Felipe Wu, Bruno Heck, Leonardo Moreira, Paulo Muller, Cassio Ripel e Rocco Rosito, acreditam que poderão obter resultados expressivos, principalmente após as competições seletivas, disputadas recentemente no Rio de Janeiro. O resultados dos atletas brasileiros, na competição americana, poderão ser vistos no site da CBTE – Confederação Brasileira de Tiro Esportivo, www.cbte.org.br.
 
As provas da copa do mundo poderão ser acompanhadas em tempo real, através do site da Federação Internacional de Tiro Esportivo (ISSF, na sigla em inglês) no endereço, http://www.issf-sports.org. O tiro esportivo tem, desde o ínicio do ano, novas regras de finais. Agora os atletas das provas de carabina, pistola e tiro ao prato não levam mais os resultados conquistados na fase classificatória, e iniciam as finais com o placar zerado. Esta mudança na regra possibilita que qualquer um dos finalistas, sonhe com uma das três primeiras colocações. A próxima etapa da copa do mundo de carabina e pistola, será realizada em Munique, Alemanha, entre os dias 24 e 29 de maio de 2013.