Atleta Olímpico Independente leva o ouro no tiro esportivo

Nascido no Kuwait, Fehaid Aldeehani venceu a disputa na fossa double e entrou para história / Foto: Sam Greenwood/Getty Images

Rio de Janeiro - Um dos nove integrantes da equipe de Atletas Olímpicos Independentes, criada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) para permitir que atletas que não são filiados a nenhum Comitê Olímpico Nacional compitam nos Jogos Olímpicos, brilhou nesta quarta (10).
 
Nascido no Kuwait, Fehaid Aldeehani levou o ouro na prova da fossa double do tiro esportivo e levou a bandeira Olímpica ao todo do pódio no Centro Olímpico de Tiro. Ele é o primeiro Atleta Olímpico independente a ganhar o ouro nos Jogos. 
 
Aldeehani, de 49 anos, conquistou sua terceira medalha Olímpica na carreira – ele competiu nas últimas seis edições dos Jogos por seu país e ganhou o bronze na fossa double em Sydney 2000 e na fossa Olímpica em Londres 2012. 
 
"É muito especial finalmente conquistar o ouro. Hoje era o meu dia e isso é muito especial para o meu país. Foi um dia muito difícil, mas consegui me superar", disse o atirador do Kuwait. 
 
No Rio 2016, o veterano atirador levou o ouro com ao superar o italiano Marco Innocenti por 26 a 24 na série final, que foi para o desempate. O bronze foi para o britânico Steven Scott, que superou o compatriota Kim Kneale por 30 a 28 na disputa de terceiro lugar.
 
Jin Jongoh faz história - Na pistola 50m, Jin Jongoh, da República da Coreia, ganhou seu terceiro ouro consecutivo e fez história tornando-se o primeiro atleta do esporte tricampeão Olímpico na mesma prova. Jongon anotou 193.7 pontos na série decisiva e superou o vietnamita Vinh Xuan Hoang, que chegou a 191.3 pontos. O bronze foi para Kim Song Guk, da República Popular Democrática da Coreia, que obteve 172.8 pontos. 
 
“Tenho três ouros nos Jogos Olímpicos, mas essa foi a que me deixou mais feliz e a que mais valorizo, porque foi a competição mais disputada e onde mais fui pressionado. Fui mal na pistola de ar 10m e queria ir melhor hoje, por isso fiquei nervoso”, confessou Jongon. 
 
Os brasileiros Julio Almeida e Felipe Wu, que conquistou a primeira medalha do Brasil nos Jogos Rio 2016, disputaram a prova, mas caíram logo na etapa eliminatória. Nesta quinta (11), acontece as disputas carabina 3 posições 50m feminina.

Veja Também: