Emerson Duarte fica em 13º lugar na pistola de tiro rápido 25m

No skeet, Renato Portella terminou na 22ª colocação / Foto: DivulgaçãoNo skeet, Renato Portella terminou na 22ª colocação / Foto: Divulgação

Rio de Janeiro - Emerson Duarte encerrou sua participação nos Jogos Olímpicos Rio 2016 em 13º lugar na pistola de tiro rápido 25m e Renato Portella terminou na 22ª colocação no skeet.
 
Apesar de terem melhorado seus desempenhos do primeiro para o segundo dia da fase classificatória, os dois atiradores brasileiros, estreantes em edições olímpicas, ficaram fora das finais da competição.
 
Medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos Toronto 2015, Emerson admite sua surpresa com o apoio dos torcedores. "Fiz um trabalho psicológico muito forte para poder atirar em casa porque é uma modalidade que a gente não tem torcida. As pessoas vão apenas para assistir e aqui foi uma situação diferente. Consegui imaginar pior do que a realidade. No primeiro dia fiquei até na dúvida se os aplausos eram para mim, porque tinham outros atiradores. Mas hoje já estava mais focado na minha série", revelou. 
 
Do total de 300 pontos que poderia marcar neste segundo dia classificatório, Emerson fez 293. Um bom resultado, principalmente, se for comparado à estreia, quando totalizou 285, “Por hoje fiquei satisfeito. No primeiro dia não tive um bom desempenho, foi uma participação média. Hoje atirei bem e é o que faço nos treinos. Infelizmente no somatório não consegui chegar à final". 
 
Renato também teve um dia positivo no skeet. Dos 50 tiros que fez, acertou 49. Já no primeiro dia da competição, de 75 acertou 67, e terminou a fase em 29º lugar. "Faço uma avaliação extremamente positiva da minha participação. Foi uma das melhores coisas que já vivi na minha vida. Os torcedores atiraram comigo, estavam junto. Agora entendi porque em um jogo de futebol a torcida é o 12º jogador", brincou. 
 
Dono do recorde brasileiro, com 123 pontos, Renato tinha uma meta. "Infelizmente não pude pelo menos tentar igualar essa marca. Esse era o meu objetivo. Se tivesse igualado ou chegado próximo, teria pego uma final. Mas o que levo dos Jogos é uma lembrança maravilhosa para o resto da minha vida". 

Veja Também: