Aos 47, atleta do tiro constrói local de treinos e mira medalha em 2016

Rodrigo Bastos / Foto: Assessoria / Divulgação

Rio de Janeiro - Rodrigo Bastos, atleta do tiro esportivo que sonha em representar o Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, resolveu construir seu próprio local de treinamentos na cidade de Guarapuava, região central do Paraná. 

Homenageado na última terça-feira como principal atleta da modalidade, no Prêmio Brasil Olímpico, o atleta objetiva agora poder focar apenas nos treinos - Rodrigo é, hoje, dentista. 

Aos 47 anos, ele sonha em conquistar uma medalha na Rio 2016. Um sonho, aliás, não tão distante assim para alguém que já foi 4º lugar nos Jogos de Seul, em 1988 e 11º em Atenas, em 2004. 

"Para ter chance, você tem que fazer só o esporte. Não dá pra conseguir sucesso trabalhando e praticando o esporte. Se eu conseguir ficar única e exclusivamente na preparação para 2016, vou ter chance de medalha. Isso não só pra mim, mas para todos os outros esportes. Tenho minha profissão, de dentista, mas vou tentar convencer meus patrocinadores", explica o atirador em entrevista ao Globoesporte.com. 

Ele explica que o local que está construindo servirá não só pra ele. "Vou poder disputar mais duas Olimpíadas. Depois, quando eu não estiver mais competindo, os outros poderão ter essa estrutura para terinar, como um legado para o tiro", conta. 

Os clubes que ele costumava frequentar funcionam apenas de quarta-feira a sábado, limitando assim seus treinos. Para conseguir uma vaga para 2016 que, segundo ele, está bem próxima, é preciso treinar diariamente. 

"Durante praticamente o ano inteiro, eu fiquei no Top-10 mundial. E, em 2015, são várias provas classificatórias, como o Pan-Americano, e acredito que minhas chances sejam grandes", conclui.