Brasil teve um domingo histórico na Rio 2016

Pela primeira vez o país venceu duas partidas de simples e de duplas no mesmo dia em uma edição de Jogos Olímpicos / Foto: Cristiano Andujar

Rio de Janeiro - Dia histórico para o Time Brasil de Tênis neste domingo. Pela primeira vez o país venceu duas partidas de simples e de duplas ao mesmo tempo, numa mesma edição de Jogos Olímpicos. Thomaz Bellucci venceu o alemão Dustin Brown por 4/6, 5/4 e desistência, após o alemão torcer o tornozelo esquerdo.
 
E Rogério Dutra Silva derrotou o italiano Thomas Fabbiano por 7/6 (7/4) e 6/1, em 1h22min de partida.  Ambos avançaram para a segunda rodada da Rio 2016. Na próxima rodada, Rogerinho terá pela frente o francês Gael Monfils, cabeça de chave 6, que derrotou o canadense Vasek Pospisil, por 6/1 6/3. Já Bellucci irá encarar o uruguaio Pablo Cuevas, que derrotou Nikoloz Basilashvili, da Geórgia por 6/3 6 (8)/7 e 6/3.
 
O vento pela manhã atrasou os jogos das quadras secundárias do Centro Olímpico de Tênis. A partida de Rogerinho teve quase duas horas de atraso e tanto ele quanto Bellucci reclamaram da força do vento. "Não me lembro de ter jogado em condições tão difíceis. No começo do jogo, eu e o Dustin perguntamos ao árbitro se era permitido jogar com essas condições tão ruins de vento. Isso compromete muito o nível de jogo. Você é obrigado a tentar jogar sua bola dentro de quadra, não dá para arriscar, inventar muita coisa. Mas consegui de uma certa maneira me superar a partir do segundo set, mentalmente aguentei bem, tive paciência e levei o jogo da melhor forma possível”, explicou Bellucci, atual número 55 do mundo. “Tava um pouco complicado de jogar, está ventando muito então algumas bolas estão estranhas, bolas que não estamos acostumados a errar. Tentei chamar a torcida para o meu lado e deu certo. Venho jogando tênis em um nível legal e agora vou seguir passo a passo, focado no jogo e dar o meu melhor”, disse Rogerinho, 94 do mundo.
 
Para ampliar ainda mais a conquista brasileira, a dupla masculina Bruno Soares e Marcelo Melo venceu a dupla tailandesa dos irmãos Ratiwatana (Sanchai e Sonchat) por  6/0 e 7/6 (1), em apenas 1h13m de partida. “No primeiro set eles estavam muito nervosos e ganhamos em 21 minutos mas no segundo set perdemos um ponto bobo quando estava no primeiro game 30/0 e aí eles começaram a jogar bem, até a gente se conectar novamente e passar a pressão para eles denovo”, analisou Bruno Soares, número 8 do mundo. “Estamos aproveitando a energia do público, que passa o ano inteiro nos acompanhando pela tv e pela internet, esperando uma oportunidade de nos ver pessoalmente em quadra e isso nos passa uma energia muito boa”, falou Marcelo Melo, número 3 do ranking mundial.
 
Na próxima rodada a dupla brasileira encara a dupla sérvia Novak Djokovic e Nenad Zimonjic. “O jogo será duro, mas vamos montar um plano de jogo para passar para a frente. De qualquer forma, quem tem que se preocupar são eles, pois vão jogar no Brasil contra um ex-número 1 do mundo em duplas e mais um top 10 de duplas vencedor de grand slam”, pontuou Melo.
 
Em um jogo emocionante, a outra dupla olímpica brasileira na chave de duplas, André Sá e Thomaz Bellucci, eliminou a dupla cabeça de chave número 2, composta pelos irmãos Jamie e Andy Murray. Embalados pela torcida que compôs até uma musiquinha para os dois, ganharam por 7/6(6), 7/6 (14), em 2h2min de jogo. Esta é a quarta Olimpíadas disputada por Sá (60 do mundo), que na última, em Londres, também teve a parceria de Bellucci. “A torcida nos ajudou muito e o André é um atleta muito experiente, quebrei dois tabus de oito anos ganhando os dois jogos de hoje. Estamos no caminho certo, agora é descansar para recomeçar amanhã”, falou Bellucci. “Nunca senti uma emoção tão forte em um jogo de tênis, a gente pegou essa energia da torcida desde o primeiro ponto e deu certo, a vitória de hoje foi incrível, foi um jogo de alto nível dos dois lados”, disse Sá. Amanhã eles encaram a dupla italiana Fabio Fognini e Andreas Seppi, que venceram na estreia os ucranianos Illya Marchenko e Denys Molchanov por 2 sets a 0. “Vamos ter que jogar o nosso melhor e usar a torcida denovo, é um novo dia”, finalizou André.
 
No feminino infelizmente o Brasil parou na primeira rodada da chave de simples e duplas. No sábado, Teliana Pereira e Paula Gonçalves fizeram um belo jogo de estreia, principalmente no primeiro set, mas perderam para as espanholas Carla Suárez Navarro e Garbine Muguruza. “No segundo set elas acabaram subindo no jogo e nós descendo, mas no geral fizemos uma boa partida e estamos orgulhosas de termos deixado o nosso coração em quadra”, analisou Teliana. “Foi uma experiência maravilhosa, uma oportunidade única em poder disputar uma Olimpíadas em casa, com a torcida mandando uma energia boa, escapou, mas sabíamos que era um jogo duro”, finalizou Paula.
 
Neste domingo foi a vez de Teliana encarar um jogo duríssimo contra a francesa Caroline Garcia, top 32. A tenista número 1 do Brasil e 135 do mundo perdeu por 6/1 6/2 e se despediu da chave de simples. Desde 1992 que o Brasil não tinha nenhuma representante na chave feminina de simples. Apesar de estreante nas Olimpíadas, Teliana já foi medalha de bronze nas duplas no Pan-americano do Rio de Janeiro e representou o Brasil em diversas Fed Cup. “Tou muito feliz em ter disputado esta Olimpíadas, peguei dois jogos difíceis na primeira rodada, mas saio com a certeza de que deixei o meu melhor em quadra”, disse a brasileira.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook