Brasil se prepara para a Copa Davis de olho na Rio 2016

Confronto com o Equador, de 15 a 17 de julho, terá condições parecidas com os Jogos Olímpicos / Foto: Cristiano Andujar/CBT

Belo Horizonte - O Time Correios Brasil concedeu, nesta terça-feira, a primeira coletiva de imprensa antes do confronto contra o Equador pelo Zonal Americano I da Copa Davis por BNP Paribas, que acontece de 15 a 17 de julho, na Arena Minas Tênis, em Belo Horizonte. Ainda há ingressos à venda no site www.ingressonacional.com.br
 
O capitão do Time Correios Brasil, João Zwetsch, destaca a preparação da equipe brasileira para o confronto e descarta o favoritismo: “No papel nossa equipe é melhor, mas temos que ter na cabeça o respeito e a preparação adequada para enfrentar qualquer equipe, seja ela qual for. Conversamos constantemente sobre o confronto. Conhecemos todos os jogadores deles. Trocamos ideias para avaliarmos como podemos aproveitar melhor as condições e explorar os pontos negativos deles”.
 
Zwetsch também comentou sobre a quadra, lembrando que o confronto servirá de preparação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. “A quadra está lenta, perfeitamente adequada ao que a gente queria. Belo Horizonte tem um pouco de altitude e a quadra e bola lenta dão uma boa equilibrada, bem próximo ao que vamos encontrar no Rio de Janeiro”, afirmou.
 
Os jogadores concordam com o capitão e vêm a Copa Davis como uma ótima oportunidade de preparação para o Rio-2016. “É importante jogar em quadra rápida para se adaptar da melhor forma possível para as Olimpíadas. Aqui em Belo Horizonte as condições estão muito semelhantes a que vamos encontrar no Rio”, afirmou o tenista número 1 do Brasil, Thomaz Bellucci.
 
Integrante do Time Correios Brasil desde 2007, Bellucci chega à sua 17a. participação em Copa Davis, com 18 vitórias e 13 derrotas em 16 confrontos: “Para mim é prioridade defender o Brasil na Copa Davis, independente do adversário. Gosto de jogar com a torcida, vou me dedicar ao máximo e dar o meu melhor”.
 
Tenista número 2 do Brasil, o paulista Rogério Dutra Silva está de volta à Copa Davis após dois anos e quer aproveitar a nova oportunidade em Belo Horizonte, também de olho em sua primeira participação em olimpíadas.  “Bom estar de volta à Copa Davis, umas das competições que mais gosto de jogar. 2016 tem sido um ano sensacional para mim. Poder disputar pela primeira vez uma olimpíada é espetacular. Acho que a ficha só vai cair quando eu chegar ao Rio”.
 
Os mineiros Bruno Soares e Marcelo Melo são os anfitriões do confronto e se juntam em casa para jogar a Copa Davis e dar início à preparação para o Rio-2016. “Jogar em casa juntos vai ser bom também principalmente pelas condições serem muito similares a que vamos encontrar no Rio”, disse Melo, que também jogará com Soares, na próxima semana, em Washington.
 
Já Soares enfatiza: “Jogar em Belo Horizonte é duplamente especial e com sensações parecidas as que vamos encontrar no Rio. Davis e Olimpíadas são competições diferentes do circuito e o nosso objetivo é ganhar o confronto pensando nas Olimpíadas”.
 
A equipe do Equador reforçou o favoritismo do Brasil mas ressaltou confiança para surpreender no confronto jogando fora de casa. “Sempre vamos querendo ganhar o confronto. Sabemos que a equipe do Brasil é forte, joga em casa, mas sempre temos confiança na nossa equipe”, afirmou o capitão Raul Viver.
 
“Nosso time está com muita confiança e muito ritmo de torneios. O Emilio e o Roberto jogaram os últimos dois meses muitas partidas, o Ivan ganhou do Rogerinho (em San Luis Potosi-2015), eu treinei com o Thomaz várias vezes, a gente jogou com Melo e Soares na última Davis contra o Brasil, então todos nós conhecemos os caras do time de vocês, sabemos que eles têm a obrigação de ganhar, mas nós chegamos muito confiantes também e acho que temos uma boa chance de ganhar”, reforçou Gonzalo Escobar.
 
O Time Correios Brasil no confronto com o Equador é formado pelos tenistas Bruno Soares, Marcelo Melo, Rogerio Dutra Silva e Thomaz Bellucci, além dos reservas Guilherme Clezar, Orlando Luz e Marcelo Zormann. O capitão é João Zwetsch, que tem ainda na comissão técnica o técnico Daniel Melo, o preparador físico Eduardo Faria, os fisioterapeutas Paulo Roberto Santos e Otavio Kiefer, o médico Ricardo Diaz e o chefe da delegação Paulo Moriguti. Também integram a delegação os tenistas juvenis Lucas Dini, Mateus Alves e Thiago Wild, além dos técnicos Henrique Quintino, Luiz Peniza e Patricio Arnold.
 
Nesta quarta-feira os treinos não serão abertos para a cobertura da imprensa. Os jornalistas poderão registrar imagens e participar de entrevista coletiva na quinta-feira, a partir das 10h45, após o sorteio do confronto entre Brasil e Equador, no Minas Tênis Clube.
 
A retirada das credenciais poderá ser feita a partir das 9h às 12h no Mercure Hotel Lourdes
Avenida do Contorno, 7315 - Lourdes - Belo Horizonte/MG
 
Confira abaixo a programação do confronto:
 
Quinta-feira, 14/7 às 11h – Sorteio do confronto
Sexta-feira, 15/7 às 16h – Partidas de simples
Sábado, 16/7 às 14h – Partida de duplas
Domingo, 17/7 às 12h – Partidas de simples
 
Ingressos Disponíveis em www.ingressonacional.com.br
 
Lote 2 com desconto de 40%
 
Nível 2: R$ 294 (para os 3 dias)
Nível 4: R$ 245 (para os três dias)
 

Veja Também: