Tênis de mesa define seleção brasileira para os jogos Sul-americanos da juventude

Lívia Lima, Beatriz Kimoto, Guilherme Teodoro e Rafael Torino estão classificados para a competição em Santiago / Foto: Divulgação/CBTM

São Paulo - Após seletiva neste final de semana, o tênis de mesa brasileiro já tem definido os representantes nos Jogos Sul-americanos da Juventude, que acontecerá no segundo semestre, em Santiago, no Chile.
 
Lívia Lima, Beatriz Kimoto, Guilherme Teodoro e Rafael Torino serão os jovens que representarão a modalidade na competição. Com os resultados, Guilherme Teodoro ainda terá o direito de disputar a eliminatória continental para os Jogos Olímpicos da Juventude, ao lado de Bruna Takahashi,
 
Livia Lima conquistou a vaga logo no primeiro dia, após bater Luana Souza na final por 4 sets a 2, de virada (6/11; 4/11; 11/6; 11/7; 11/9 e 11/8). Para ela, a experiência vitoriosa que teve no Sul-americano Infantil/Juvenil ajudou na seletiva. "Acabei de ser campeã do Sul-americano, no Paraguai, e isso me deu uma confiança muito grande para jogar essa seletiva. O nível de jogo lá fora é muito alto e aqui, com as meninas do Juvenil, seria bem parecido. Peguei tudo que consegui fazer no Sul-americano e utilizei novamente”, disse Livia.
 
Para conseguir a vaga, Beatriz Kimoto também bateu Luana Souza, para quem tinha perdido na semifinal no primeiro dia. Porém, no reencontro, a história foi diferente e Beatriz levou por 4 sets a 1 (11/13; 11/8; 11/2; 13/11 e 11/10). "Estou muito feliz de ter ganho essa vaga porque ontem tinha perdido na semi para a Luana. Consegui jogar bem e não deixei o medo atrapalhar meu jogo”, disse a mesatenista.
 
Guilherme Teodoro celebrou a vaga lembrando que chegou perto de se classificar para o Sul-americano Infantil/Juvenil, mas não conseguiu. Desta vez, porém, esteve melhor e saiu vitorioso. Na final, ele bateu Daniel Godoy por 4 sets a 2 (11/9; 15/13; 11/13; 10/12; 11/6 e 11/4). “Voltei mais confiante, mais consciente do que fazer no jogo e ganhei a vaga. Minha preparação foi muito boa", afirmou.
 
Já Rafael Torino não escondeu que, além dos adversários, teve de superar a parte psicológica para sair da Seletiva com uma das vagas. Na primeira tentativa ele perdeu para Teodoro, na semifinal. Mas depois conseguiu a vitória e, na decisão, venceu Godoy por 4 sets a 2 (9/11; 8/11; 11/6; 11/9; 11/9 e 11/5). “Depois de ter perdido na semi para o Guilherme Teodoro, voltar para a mesa para a disputa da segunda vaga foi bem difícil. O rendimento cai bastante. Mas o Paco e minha psicóloga me ajudaram bastante a voltar para a mesa e conseguir essa vaga. Vou fazer de tudo para representar bem o Brasil”, garantiu.
 
Organizado pela Organización Deportiva Suramericana (ODESUR), os Jogos Sul-americanos da Juventude é um dos maiores do continente e reunirá entre os dias 29 de setembro e 8 de outubro em Santiago, no Chile, mais de 1.500 atletas de 14 países da América do Sul, América Central e Caribe, que disputarão 24 modalidades de 20 esportes diferentes.

Veja Também: