Serviços

Fórum ressalta a importância da prescrição ética de medicamentos no esporte

O Fórum foi realizado nesta sexta-feira (30/6) / Foto: Divulgação

São Paulo - O Fórum “Uso não ético e ilegal de medicamentos no esporte”, realizado pelo Conselho Regional de Medica do Estado de São Paulo (Cremesp) em parceria com o Hospital Nove de Julho, discutiu implicações e responsabilidades da prescrição não ética de medicamentos, prejuízos com o uso de drogas e uso e abuso de indicações, nesta sexta-feira (30/6).
 
O evento reuniu médicos do esporte, educadores físicos, nutricionista, entre outros profissionais da saúde na capital e contou com a participação do vice-presidente do Cremesp, Lavínio Nilton Camarim na abertura e na mesa redonda “Implicações e responsabilidades da prescrição não ética de medicamentos”.
 
Camarim ressaltou que as discussões ocorridas durante o evento irão resultar em alertas ou resoluções do Cremesp que poderão até mesmo ser levadas ao Conselho Federal de Medicina (CFM) como uma forma de resguardar os profissionais da saúde e também os pacientes. “Temos a capacidade de regulamentar o exercício da profissão, para que o profissional não fique exposto e para que não haja prejuízos para a população. Estamos aqui para proteger a boa prática médica e para que o paciente seja bem assistido, tanto pelos médicos como pelo fisioterapeuta, pelo farmacêutico e por todos os profissionais da saúde”.
 
Renato Françoso Filho, conselheiro do Cremesp e moderador da mesa redonda “Prejuízos com o uso de drogas”, ressaltou que as denúncias são importantes para melhorar a saúde prestada à população. “Precisamos punir aqueles que fazem medicina de má qualidade e trazem prejuízos a população, porque isso impacta negativamente na imagem de todos nós, profissionais”, afirmou Françoso.
 
Também estavam presentes no evento, o conselheiro e vice-corregedor do Cremesp, Aizenaque Grimaldi de Carvalho, que debateu sobre Penalidades Éticas; e os integrantes da Câmara Técnica de Medicina do Esporte do Cremesp, Carlos Riad Aoude, Cláudio Aparício Baptista, Heldio Fortunato Gaspar de Freitas, Hesójy Glay Pereira Vital da Silva, Japy Angelini Oliveira Filho, João Gilberto Carazzato, Joaquim Paulo Grava de Souza, Mauro Antonio Moreira, Nabil Ghorayeb e Pablius Staduto Brgada da Silva.

Veja Também: