"Shimano Fest é um presente para São Paulo", celebra Renata Falzoni

Renata na ciclovia da Avenida Paulista / Foto: Divulgação

São Paulo - A cidade de São Paulo não teria momento mais propício para receber, pela primeira vez, o Shimano Fest, promovido anualmente pela Shimano desde 2010. A opinião é da cicloativista e jornalista Renata Falzoni, orgulhosa por ver a cidade na qual baseia sua luta recebendo o evento consolidado pelas cinco edições anteriores, em Santana de Parnaíba, Mogi das Cruzes (três vezes) e Sorocaba. Neste ano, o Shimano Fest será no Jockey Club, dias 12 e 13 de setembro, com entrada gratuita.

"São Paulo receber um festival dessa magnitude neste momento é um presente, representa a consolidação do nosso primeiro passo. Eu, Renata, paulistana, vou fazer muita força para que o Shimano Fest nunca mais saia daqui, porque a cidade o merece e tem condições de comportá-lo", comemora Renata, eleita a embaixadora do evento pela Shimano.
 
Segundo a cicloativista, o grande trunfo do evento é congregar, num mesmo espaço, as mais diversas formas de contato com a bike. "Precisamos enxergar a bicicleta como algo muito maior que um meio de transporte. O diferencial do Shimano Fest é a promoção de transporte, esporte e lazer como um todo, do movimento do ciclismo como um todo. Todos os tipos de bicicleta estarão lá, dos mais diversos tamanhos e das mais diferentes modalidades".
 
Prova disso é a programação do evento, cuja principal atração será a prova de mountain bike no formato short track (pista curta), no domingo (12), válida pelo calendário oficial da União Ciclística Internacional (UCI) e distribuindo pontos no ranking olímpico aos vencedores. Também no domingo, acontece o Pedal das Capivaras, passeio de bicicleta pela despoluição do Rio Pinheiros, com largada e chegada no Jockey Club. No sábado, o objetivo é promover um encontro entre todos os grupos e tribos da bicicleta sob o lema#TodoMundoPelaBike. Além disso, haverá uma exposição das principais marcas de bicicletas do mercado com as novidades para 2016, um espaço gastronômico com diversos food trucks, música ao vivo, bicicletário e competições para o público em geral.
 
Objetivo é promover a experiência - Apesar de consolidada e abraçada por boa parte da população paulistana, a política de ampliação das ciclovias em São Paulo ainda encontra resistência em algumas camadas da sociedade. Segundo Renata Falzoni, o Shimano Fest pode fortalecer o movimento que tenta acabar com o preconceito contra a bicicleta.
 
"A gente quer promover a experiência, porque a resistência à bike é causada, sobretudo, por desconhecimento. Nossa principal dificuldade é dialogar com pessoas que desconhecem o prazer da pedalada. Então, se você propuser às pessoas esse contato com a bicicleta, elas passarão a entendê-la de uma maneira diferente", diz Renata.
 
Assim como em 2010, na primeira edição, em Santana deParnaíba, a jornalista será homenageada no Shimano Fest. A reverência é um reconhecimento por todos os esforços de Renata no cicloativismo, desde os tempos em que comandava o programa "Aventuras com Renata Falzoni" até os dias atuais com o site www.bikeelegal.com.
 
"A homenagem é motivo de muita felicidade, dá a sensação de que valeu a pena insistir tão forte nessa tecla, mesmo durante aquele tempo no qual nos perguntávamos se era mesmo válido batalhar tanto pela felicidade, liberdade e inclusão social proporcionadas pela bicicleta", afirma Renata, ainda insatisfeita com os resultados alcançados. "Sempre vou achar que falta algo. Enquanto você vir pessoas percorrendo três ou quatro quilômetros em veículos movidos a motor, saberá que ainda há muitas coisas para transformar".
 
Shimano Fest chega consolidado a São Paulo - Em 2010, a Shimano teve a iniciativa de promover um evento ao ar livre, incentivando o contato das pessoas com o mundo da bicicleta e da pesca. Já no primeiro ano, o Shimano Fest foi uma celebração do esporte, reunindo famílias e atletas profissionais de diferentes países num ambienteideal para testes de bikes e equipamentos de pesca de diversas marcas.
 
O sucesso no Brasil foi tamanho que, em 2012, o evento extrapolou as fronteiras e ganhou uma versão na Argentina. Nas cinco primeiras edições, o Shimano Fest reuniu mais de 40 mil pessoas, confirmando a aceitação maciça de público e marcas e despertando o interesse de diversas cidades brasileiras. Neste ano o Shimano Fest chega finalmente à cidade de São Paulo, que está desenvolvendo uma estrutura cada vez mais propícia para a mobilidade urbana via bicicleta.
 
Para mais informações sobre o festival, acesse o site www.shimanofest.com.br.

Veja Também: