Jockey Club recebe o Shimano Fest neste final de semana

Sexta edição no Jockey Club em São Paulo/ Foto: Ednei Sulzbach/Bike TVSexta edição no Jockey Club em São Paulo/ Foto: Ednei Sulzbach/Bike TV

São Paulo - Exatamente no mês em que se comemora o Dia Mundial sem Carro, a maior cidade da América Latina receberá pela primeira vez o Shimano Fest, organizado anualmente pela Shimano desde 2010.
 

Recheado de atividades para toda a família, competições de mountain bike e novidades das principais marcas do mercado de bicicletas, o festival chega a São Paulo representando o engajamento da Shimano em promover o esporte, a mobilidade e a convivência pacífica nas ruas de todo o País.

Entre sábado e domingo (12 e 13), o Jockey Club, localizado na zona oeste de São Paulo e utilizado normalmente para provas de turfe ou shows, será invadido por bicicletas. Com entrada gratuita, o evento acontecerá das 9h às 17h nos dois dias, tendo como principal atração uma competição no formato short track, válida pelo calendário da União Ciclística Internacional (UCI) e fundamental para as pretensões olímpicas dos ciclistas brasileiros.
 
"Presente" para São Paulo - A cicloativista Renata Falzoni, embaixadora do Shimano Fest 2015 e uma das personalidades a serem homenageadas no festival, resumiu em poucas palavras o sentimento dos ciclistas paulistanos, ávidos por verem em São Paulo a consolidação da bicicleta como instrumento na busca por melhor qualidade de vida e alternativa de transporte.
 
"São Paulo receber um festival dessa magnitude neste momento é um presente, representa a consolidação do nosso primeiro passo. Eu, Renata, paulistana, vou fazer muita força para que o Shimano Fest nunca mais saia daqui, porque a cidade o merece e tem condições de comportá-lo", afirmou Renata.
 
Short track - Os melhores bikers do mountain bike brasileiro estarão em ação no Jockey Club neste fim de semana, entre os quais Henrique Avancini, atual campeão brasileiro de XCO, e Isabella Lacerda, atual bicampeã da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike. A tomada de tempo do short track será entre 15h e 17h de sábado, enquanto as finais serão no domingo: Super Elite Feminina às 11h30 e Super Elite Masculina às 14h30.
 
Os ciclistas amadores também terão a oportunidade de competir, divididos em três categorias, com distribuição de brindes para os três primeiros colocados de cada uma. Mídia (jornalistas) e Lojista/Expositor competem no sábado, enquanto a Ciclocross será no domingo. As inscrições devem ser feitas no sábado (12), a partir das 9h, na secretaria do evento.
 
Outras atrações - No sábado, o objetivo é reunir todos os grupos e tribos da bicicleta, sob o lema #TodoMundoPelaBike. O Shimano Fest ainda terá apresentações de Dirt Jump (mistura de manobras das modalidades vert e bicicross) e BMX Flat (manobras realizadas no solo que exigem habilidade e técnica), além de uma pista de Pump Track, onde o público poderá pegar bikes emprestadas para se divertir. O tira-rodinha, incentivo para os pequenos darem as primeiras pedaladas apenas com o equilíbrio do corpo, e o test-ride de bikes também estão na programação.
 
Novidades das principais marcas - Serão mais de 60 expositores além da Shimano, durante os dois dias do evento: Specialized, Isapa, Oggi, LM Bike, Soul, Scott, Groove, GT, Caloi, Cannondale, Audax, entre outros. A relação de todas as marcas está no site oficial do Shimano Fest (www.shimanofest.com.br).
 
Cultura e educação - O documentário "Transpatagônia", retrato da saga de Guilherme Cavallari entre a Patagônia e a Terra do Fogo mesclando mountain bike e trekking, será exibido no sábado, às 14h. Guilherme, inclusive, marcará presença no Shimano Fest, em uma sessão de autógrafos do livro "Transpatagônia, pumas não comem ciclistas", também resultado da Expedição Transpatagônia.
 
Já a parte educativa do Shimano Fest está a cargo da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), por meio dos "Jogos Educativos de Trânsito", organizados pelo Departamento de Educação do órgão público. Voltada para o público infanto-juvenil e também adulto, a ação da CET tem como principal objetivo difundir orientações sobre comportamentos seguros e éticos na circulação urbana. Entre as atividades, estão os jogos "Pedalar com Segurança", "Os 18 Erros no Trânsito", "Cruzada no Trânsito" e "Jogo das Placas", além da pintura de desenhos relacionados aos temas abordados.
 
Apoio ao projeto "Bicicletas Roubadas" - Outro destaque do Shimano Fest é o projeto "Bicicletas Roubadas", idealizado por Pedro Cury, do site Pedal. Já transformada em portal na internet, a iniciativa permite aos usuários marcar locais onde tiveram a bicicleta roubada no Rio de Janeiro, para alertar outros ciclistas e as autoridades.
 
Pedro Cury , editor do site pedal.com.br estará presente para cobrir o Shimano Fest e poderá tirar dúvidas e falar sobre o "Bicicletas Roubadas", que também permite uma consulta para saber a procedência de bicicletas usadas colocadas à venda, se a bike pode ser roubada ou não.
 
Música e comida - O rock será o ritmo musical do Shimano Fest 2015. Além da trilha sonora comandada pelos DJs da 89FM durante os dois dias, a banda Sinfonia Rock fará um show com clássicos nacionais e internacionais no domingo, às 16h.
 
Também não faltarão boas opções de comida, para todos os gostos e divididas nos modernos food trucks. Massas, sanduíches, hot dog, hambúrguer, coxinhas, entre outros, já estão confirmados como atrações gastronômicas do evento.
 
Desconto na 70k Ultra da Cuesta Pearl Izumi - Quem se inscrever durante o Shimano Fest para a 70k Ultra Cuesta Pearl Izumi, terá desconto de 15%. A corrida de montanha nas belas trilhas da Cuesta de Botucatu (SP) será realizada dias 5 e 6 de dezembro, com as categorias individual e duplas para o percurso de 70 km e individual para 5 e 16 km. 
 
Os preços das inscrições para a 70k Ultra da Cuesta Pearl Izumi variam de acordo com a categoria e o kit escolhidos. No segundo lote, o preço original da inscrição para correr os 70 km individualmente é de R$ 220 (kit completo), mas caso a inscrição seja feita no Shimano Fest, cai para R$ 187.
 
Shimano Fest chega consolidado a São Paulo - Em 2010, a Shimano teve a iniciativa de promover um evento ao ar livre, incentivando o contato das pessoas com o mundo da bicicleta e da pesca. Já no primeiro ano, o Shimano Fest foi uma celebração do esporte, reunindo famílias e atletas profissionais de diferentes países num ambienteideal para testes de bikes e equipamentos de pesca de diversas marcas.
 
O sucesso no Brasil foi tamanho que, em 2012, o evento extrapolou as fronteiras e ganhou uma versão na Argentina. Nas cinco primeiras edições, o Shimano Fest reuniu mais de 40 mil pessoas, confirmando a aceitação maciça de público e marcas e despertando o interesse de diversas cidades brasileiras. Neste ano o Shimano Fest chega finalmente à cidade de São Paulo, que está desenvolvendo uma estrutura cada vez mais propícia para a mobilidade urbana via bicicleta.
 
Serviço - Shimano Fest 2015
Onde: Jockey Club de São Paulo (R. Dr. José Augusto de Queiroz, S/N, Portão 1, próximo à ponte Cidade Jardim)
Quando: dias 12 e 13 de setembro (sábado e domingo), das 9 às 17h
Quanto: entrada gratuita. A Shimano incentiva a doação de 1kg de alimento não perecível para doação a entidades assistenciais.
Como chegar: pela ciclovia do Rio Pinheiros nos dois dias ou utilizando a ciclofaixa de lazer que passa ao lado do Jockey, disponível apenas no domingo (haverá bicicletário para guardar as bikes). As estações mais próximas são Cidade Jardim e Hebraica-Rebouças, da CPTM.
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook