Espaço Mulher e Arena Kids têm atrações imperdíveis para mães e filhos no Shimano Fest

Programação será intensa nas duas áreas do evento, no sábado e domingo (16 e 17), com entrada gratuita ao público / Foto: Rodrigo Philipps/Shimano

São Paulo - Não serão apenas os profissionais do setor que terão motivos de sobra para ir ao Shimano Fest, entre 14 e 17 deste mês, no Jockey Club de São Paulo, para conhecer de perto as novidades do mercado e fazer negócios.
 
Nos dias abertos ao público, sábado e domingo (16 e 17), atrações para todos os gostos estão programadas nas diversas áreas do maior festival de bike da América Latina. A Arena Kids, por exemplo, terá inúmeras atividades para os pequenos, desde os que estão aprendendo a pedalar, no tira-rodinhas, até os mais velhos, que poderão divertir-se na pista de pump track. E, enquanto os pequenos se divertem, as mães podem interagir no Espaço Mulher, com sessões de massagens, pilates, palestras e cursos práticos de oficina mecânica.
 
"Esse é o Shimano Fest, um evento para todos os públicos e todas as idades e, o melhor, com entrada gratuita, seja para os dias exclusivos dos profissionais do mercado, ou para o fim de semana, quando convidamos o público em geral para conhecer tudo a respeito do ciclismo", destaca Rogerio Tancredi, gerente comercial e de marketing da Shimano Latin America. "A Arena Kids é uma tradição desde as primeiras edições e sempre faz sucesso com a criançada, se divertindo o tempo inteiro. Já o Espaço Mulher foi uma ideia que veio crescendo e, desde 2016, temos uma área exclusiva para as mulheres. Assim, o festival torna-se uma ótima opção de entretenimento e lazer para toda a família", completa.
 
A principal novidade na Arena Kids será o Shimaninho, uma disputa inédita e recreativa de bicicleta sem pedal (Balance Bike) em parceria com a empresa Nathor Bicicletas, sábado e domingo, entre às 13h e 14h, valendo prêmios e medalhas para os pequenos. Sucesso em todas as edições com a criançada, o tira-rodinhas, um dos momentos mais importantes para os pequenos aprenderem a andar de bicicletas sem rodinhas. O Circuito pump track é diversão garantida para a criançada mais expert na bike, com um traçado que simula uma pista de BMX com rampas, elevações e curvas, onde a criança começa a pedalar e depois vai apenas no embalo. Outra competição, o ‘Desafio sem Corrente’, onde os participantes competem em bicicletas sem corrente, promete animar a garotada nos dois dias de evento.
 
"O pump track simula os obstáculos do bicicross e nele a ideia é incentivar crianças a partir de 2 anos de idade a praticar o esporte em todas as suas vertentes. Sou atleta e sei que dar o incentivo à nova geração, é muito importante no desenvolvimento delas. O Balance Bike é bem interessante nesse processo e também ajuda a criançada a começar a pedalar, com uma competição saudável e divertida, onde todos irão ganhar medalhas. E, o tira-rodinhas, não indico só para crianças, mas também para os adultos. Temos um projeto que chama 'Nunca é tarde para aprender a pedalar' e muitas pessoas participam e descobrem o prazer de pedalar", conta Evandro Índio, organizador da arena kids no evento, da SP Hawks.
 
Também está confirmada a escolinha de bike, com execução da empresa Tembici e com patrocínio do Banco Itaú, um projeto que consiste em estimular, desde cedo, as crianças como cidadãos responsáveis no trânsito, exercendo os diversos papéis que podem ocupar no dia a dia das cidades: pedestres, ciclistas ou motoristas.
 
Espaço Mulher - Não apenas no Brasil e na América Latina, mas também em diversos países de diferentes continentes, a quantidade de mulheres praticando o ciclismo cresce rapidamente. No Shimano Fest termos uma área dedicada ao público feminino, com diversas atrações. No sábado, das 13h às 18h30, e no domingo, das 11h às 17h, a área de massagens estará aberta, com sorteios para quem participar do ciclo de palestras que vai acontecer no espaço. Também haverá pilates nos dois dias, às 17h e 11h, respectivamente, e a Oficina Mecânica com Magda Oliveira, em ambas as datas, às 15h.
 
No sábado estão previstas cinco palestras: Dr. Weslei Lima - Como evitar lesões articulares, às 11h; Sandra Kawasaki - Minha história na Rio 2016, às 12h; Adriana Vojvodic (Canela CC) - Pedalar na estrada: como começar?, às 13h; Helen Cardoso - Cicloturismo Austrália e Nova Zelândia, às 14h; e Erico Caperuto - Fisiologia do Esporte, às 18h. Além da palestra com Sandra Kawasaki, que se repetirá no domingo, às 12h, haverá ainda o Ciclismo na saúde íntima da mulher, com a Dra. Mirian Kracochansky além da ciclista e fotógrafa Cacá Strina falando de sua cicloviagem pela Legendária Rota 66 nos Estados Unidos, sábado às 18h.
 
Shimano Fest 2017 - A grande atração do Shimano Fest é a Expo, com exposição de bicicletas de diversas marcas lançando modelos e novas coleções 2018, além de muitas novidades em uma área coberta e totalmente protegida com segurança interna para conforto de todos, visitantes e expositores. Na programação haverá ainda palestras e treinamentos, tanto para profissionais do mercado, quanto para o público em geral. E atendendo a solicitação de lojistas e expositores, o evento será das 10h às 20h no três primeiros dias, 14, 15 (dias do trade) e 16 de setembro, enquanto no domingo (17) a programação tem início às 10h e término às 17h30.
 
Uma mesa redonda apresentando o evento Velo-City Rio 2018 com enfoque em mobilidade, o Pedal Inclusivo, que possibilitará a deficientes visuais poderem pedalar em uma bike tandem (para duas pessoas) do recém lançado aplicativo Bikxi; a participação dos integrantes da Ong Pedal Solidário, recolhendo a doação de alimentos não perecíveis para serem entregues em um asilo de idosos, no domingo, e a realização do Pedal das Capivaras, evento em prol da despoluição do Rio Pinheiros, são ações de destaque e responsabilidade social. 
 
Outras áreas do evento - Atrações não faltarão no Shimano Fest. No Bike Show haverá atrações musicais, como o "Festival de Música Groove - Sons da Paulista" e o já tradicional show de Taiko, com os tambores japoneses. No Bike Radical e Bike Competition, os melhores atletas das duas rodas, brasileiros e estrangeiros, se apresentam em uma variedade de modalidades, como BMX Radical, MTB e ciclismo de estrada, além de mais uma edição do Desafio Técnico, em parceria com a Escola Park Tool. Haverá ainda uma novidade: a disputa de Mountain Bike Short Track em formato Cross Country Eliminator (XCE) no fim de tarde de sábado. O Bike Mobility, espaço aberto para palestras e debates sobre mobilidade urbana, sustentabilidade e cicloturismo, completa a programação do evento.

Veja Também: