Décima edição do Festival da Bicicleta já tem data confirmada para 2019

Feira lotada  / Foto: Fernando Siqueira / Shimano

São Paulo - Sempre na vanguarda e ditando tendências no País como Ciclo-faixa de Lazer e Bikes Compartilhadas, a cidade de São Paulo conta com uma grande atração nacional para quem curte bicicleta: o Shimano Fest, maior Festival da Bike na América Latina. 
 
Após o grande sucesso na realização em 2018, no Memorial da América Latina, onde mais de 30 mil visitantes puderam testar diversos tipos de bicicletas, inclusive elétricas (e-bikes), conhecer os principais lançamentos e novidades do mercado e se entreter com palestras, atrações para crianças, shows e muito mais, o evento está confirmado para o período de 22 e 25 de agosto de 2019. Os dois primeiros dias são exclusivos para os profissionais do setor e o fim de semana será aberto ao público, sempre com entrada gratuita.
 
Na visão de Fabio Takayanagi, presidente da Shimano Latin America, ter um evento de bicicleta como uma das grandes atrações do ano na cidade de São Paulo, além de motivo de orgulho, é a realização de um sonho. "Quando criamos o Shimano Fest, em 2010, nosso objetivo era envolver a família, o público em geral, pessoas comuns, com o universo da bicicleta e da pesca. Queríamos também, ao mesmo tempo, reunir em um ambiente alegre e descontraído, as principais marcas do mercado", destaca Fabio Takayanagi.
 
"Hoje, vemos o crescimento da mobilidade por bicicleta, do número de praticantes de ciclismo, principalmente entre as mulheres, e o Shimano Fest como um evento que mobiliza grande público com pessoas não só de São Paulo, mas de diversas partes do Brasil. Isso fortalece a nossa indústria e movimenta até a economia local. É realmente um sonho que estamos vivendo com o Festival da Bicicleta, que em 2019 completará 10 anos e será ainda mais especial, com muitas surpresas", complementa o dirigente da Shimano.
 
Opinião de quem entende - Uma das figuras mais influentes e carismáticas do mundo da bcicleta no País, a cicloativista Renata Falzoni, do portal Bike é Legal, não economizou elogios ao Festival da Bike. "Em 2018, o Shimano Fest consagrou-se como o evento de maior legitimidade do ciclismo no Brasil. Tanto no lado negócios, quanto na celebração da bicicleta enquanto estilo de vida", enfatiza Renata Falzoni
 
A edição de 2018 - A nona edição do Shimano Fest, o maior festival de bike da América Latina, foi realizada entre 14 e 16 de setembro e apresentou números superlativos que comprovam o seu sucesso. O evento reuniu em três dias 30.600 visitantes, 20% a mais do que em 2017, quando 25.500 pessoas foram ao Jockey Club em quatro dias. Este número consolidou não somente o Festival em si, mas também a escolha da sede, o Memorial da América Latina, na zona Oeste da capital. Com localização central, o espaço fica ao lado do Metrô Palmeiras Barra Funda e ao lado de importantes ciclovias da região.
 
Outros números empolgaram organizadores e expositores do evento. O bicicletário reuniu 5.600 bikes no total, 30% a mais do que 2017. O test-ride teve crescimento de 17%, com 5.600 testes realizados por nove marcas e um total de 120 bicicletas utilizadas. Cerca de 5 toneladas de alimentos não perecíveis foram doadas pelos visitantes, um aumento de 65% em relação ao ano passado. O único dia destinado aos profissionais do mercado reuniu 5.400 lojistas, mostrando que a decisão da organização de aumentar o espaço de área coberta, de 2.500 para 5.000 metros quadrados foi acertada.
 
O Festival da Bicicleta - Realizado pela primeira vez em 2010, em Santana de Paranaíba (SP), o Shimano Fest nasceu para difundir os benefícios e prazeres da bicicleta para um maior número de pessoas. Em seguida, foi realizado por três anos em Mogi das Cruzes (SP), para ter sua quinta edição em Sorocaba (SP). Nos últimos quatro anos, São Paulo foi o ponto de encontro do Festival, gratuito e aberto ao público, onde todos são bem-vindos. Não existem tribos, nem distinção entre modalidades, mas sim a paixão pela bicicleta, para todos que quiserem conhecer melhor esse universo, e, claro, para aqueles que querem declarar seu amor pela magrela.
 

Veja Também: