Última campeã brasileira da São Silvestre tenta acabar com domínio africano

Lucélia chega em primeiro / Foto: Sérgio Shibuya / ZDLSão Paulo - O Brasil não vence a Corrida Internacional de São Silvestre desde 2006 quando a brasiliense Lucélia Peres cruzou a linha de chegada em primeiro lugar com o tempo de 51min23s. Nesse intervalo, atletas africanas (três do Quênia e uma da Etiópia) dominaram o lugar mais alto do pódio.

Mesmo voltando de contusão no calcanhar esquerdo, a última campeã aposta no fim da hegemonia das fundistas da África na edição 2011 da prova.

"Desde 2009 sofro com as lesões. O problema me tirou de várias provas. Voltei bem na Pampulha (16º lugar), neste mês, e agora espero ganhar mais ritmo e brigar para ficar entre as primeiras. A corrida será mais rápida e acredito que as meninas do Brasil possam vencer", afirma Lucélia Peres.

A elite brasileira terá outros nomes de peso como Adriana Aparecida da Silva (campeã pan-americana da maratona), Conceição Oliveira (campeã do Ranking Caixa/CBAt de 2011), Maria Zeferina Baldaia (ganhadora da São Silvestre em 2001), Marily dos Santos, Sueli Pereira, Cruz Nonata e Fabiana Cristine da Silva, quarta e sexta colocadas em 2010, respectivamente.

Depois de Lucélia Peres, o mural de conquistas do feminino tem como campeãs as quenianas Alice Timbilili (2007 e 2010) e Pesalia Chepkorir (2009), além da etíope Yimer Ayalew (2008).

A brasiliense destaca a importância de percorrer os 15 quilômetros da tradicional prova. "Quem vence a São Silvestre ganha mais destaque no cenário nacional. É importante também participar da corrida, um parâmetro real do nível técnico internacional", relata Lucélia Peres.

Entrega do Kit de participação - As inscrições para esta edição da prova foram encerradas no domingo (18) e estão confirmados 25 mil corredores, número recorde na história. A entrega dos kits de participação será efetuada nos dias 28 e 29 de dezembro (das 9 às 19 horas) e no dia 30 (das 9 às 17 horas), no Ginásio do Ibirapuera, na rua Manoel da Nóbrega, 1361.

O processo de entrega será totalmente informatizado e os participantes poderão conhecer a Expo São Silvestre com produtos e serviços relacionados ao mundo da corrida.

Cada atleta inscrito receberá no kit o numero de peito, chip de cronometragem descartável, endereço do manual eletrônico e brindes dos patrocinadores como camiseta em poliamida, squeeze, suplementos entre outros. Para receber o kit o atleta deverá apresentar RG original e o comprovante de pagamento. Não será aceito nenhum tipo de cópia de documentos.

Durante a prova haverá nove postos de água, isotônico, grande estrutura de apoio médico e orientação. A organização do evento segue de nível internacional com áreas de dispersão espaçosas, de apoio às equipes e guarda-volume móvel.

No site do evento os participantes podem conhecer a história da SS, desde sua primeira edição, seus campeões, diversos percursos, distâncias e locais em que a prova já foi realizada e outros assuntos referentes à organização técnica.

A competição terá os seguintes horários de largada:
- 15 horas - Cadeirantes
- 15h10min - Atletas com deficiência
- 17h10min - Elite Feminina A e B
- 17h30min - Elite Masculina e demais corredores


 

A prova em 2010 - No feminino, Alice Timbilili do Quênia comprovou o favoritismo e venceu praticamente de ponta a ponta, quebrando o recorde com 50min19s. No masculino, a vitória de Marílson dos Santos foi ainda mais consagradora, pois o brasiliense ditou o ritmo da prova e cruzou a linha de chegada com larga vantagem (42 segundos) sobre o segundo colocado, o queniano Barnabas Kiplagat Kosgei, com o tempo de 44min49s. Marílson está confirmado no pelotão de elite para tentar o tetra.

Resultados
Masculino:

1º - Marílson Gomes dos Santos (BMF&BOVESPA) - 44min02S
2º - Barnabas Kiplagat Kosgei (Quênia-Fila) - 44min50s
3º - James Kwambai (QUE- Nike) - 45min16s
4º - Giovani dos Santos (Pé de Vento/Grancursos) - 45min35s
5º - Emmanuel Kipkemmei Bett (Quênia-Luasa) - 45min42s

Feminino:
1ª - Alice Timbilili (Quênia-Nike) - 50min19s
2ª - Simone Alves da Silva (BMF&BOVESPA) - 50min25s
3ª - Eunice Kirwa (Quênia-Fila) - 51min42s
4ª- Cruz Nonata da Silva (BMF&BOVESPA) - 51min51s
5ª - Diana Judith Andrade (Equador) - 52min36s

Cadeirantes
1º - Fernando Aranha Rocha - 46min20s
2º - Jaciel Antonio Paulino (Addfila Fast Wheels) - 46min24s
3º - Carlos Neves de Souza (Addfila Fast Wheels) - 50min31s