São Silvestre tem esquema especial de trânsito

Marílson conquista o tri em 2010 / Foto: Sérgio Shibuya / ZDLSão Paulo - A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), em parceria com a Polícia Militar, Guarda Civil Metropolitana e organizações da São Silvestre e Reveillon, definiu o esquema de trânsito para a 87ª Corrida Internacional de São Silvestre, que será realizada na tarde de sábado, dia 31 de Dezembro, pelas ruas e avenidas de São Paulo.

A prova terá 25 mil corredores e 15 quilômetros de extensão, saindo da Avenida Paulista e finalizando no Obelisco do Ibirapuera e contará com 6.500 profissionais para dar apoio total aos participantes e à população da cidade. São 3.500 no staff da prova e outros 3 mil profissionais da Polícia Militar, a Guarda Civil e a Corporação Metropolitana, além de agentes da CET e SP Trans.

Os principais bloqueios de trânsito serão realizados em algumas vias a partir das 10h do dia 31 de dezembro e a operação será concluída às 6h da data seguinte. Todas as vias da São Silvestre serão fechadas às 14h.

Na Avenida Paulista, no sentido Consolação, a CET irá bloquear a partir de 10h o trecho entre a Alameda Campinas e a Rua Frei Caneca. Já no sentido Paraíso, os carros ficarão proibidos de circular entre a Rua Padre João Manoel e a Alameda Campinas.

A partir das 13h, o bloqueio será na Paulista no sentido Consolação entre as ruas Teixeira de Freitas e Consolação. Na direção do Paraíso, interdição entre a Rua da Consolação e a Avenida Brigadeiro Luís Antônio.

Na região do Ibirapuera, atenção para a interdição total da Avenida Pedro Álvares Cabral, sentido Vila Mariana/Pinheiros, no trecho entre o Viaduto General Euclides Figueiredo e a Rua Abílio Soares, a partir das 10 horas. Na direção Pinheiros/Vila Mariana, o tráfego de veículos ficará totalmente liberado.

A recomendação das autoridades para os corredores é utilizar o transporte público e evitar acessar ou estacionar o veículos em vias próximas ao percurso. "A operação especial de trânsito tem o objetivo de dar mais segurança ao paulistano que tradicionalmente prestigia a São Silvestre. Em todos os pontos do percurso, a população vibra com os atletas e, a cada ano, tanto os corredores quanto os espectadores, usam o transporte público para participar da festa", lembra Júlio Deodoro, organizador da São Silvestre.

Veja as vias e os trechos interditados:
- Avenida Paulista - entre as ruas Teixeira da Silva e Consolação - interdição total
- Túnel J. R. Fanganiello Melhem - interdição total
- Avenida Dr. Arnaldo - sentido centro/bairro entre Túnel J. Roberto Fanganiello Melhem e Rua Major Natanael - interdição total
- Avenida Dr. Arnaldo sentido bairro / centro entre Túnel J. Roberto Fanganiello Melhem e Rua Major Natanael - Permanece livre uma faixa de rolamento
- Rua Capivari - entre as ruas R. Major Natanael e R. Itápolis - interdição total
-Rua Itápolis - entre a Rua Capivari e a Avenida Pacaembu - interdição total
- Avenida Pacaembu - entre as ruas Itápolis e Francisco Estácio Fortes - interdição total
- Avenida Pacaembu - sentido Estádio entre as ruas Itápolis e Francisco Estácio Fortes - livre
- Avenida Pacaembu - sentido Marginal Tietê entre a Rua Francisco Estácio Fortes e Baixos do Viaduto Gen. Olímpio da Silveira - interdição total
- Baixos Viaduto Gen. Olímpio da Silveira - interdição total
- Avenida Pacaembu - sentido Marginal Tietê - Baixos do Viaduto Gen. Olímpio da Silveira até a Avenida Auro Soares de Moura Andrade - interdição total
- Rua Mario de Andrade - entre a Avenida Pacaembu e a Rua Cons. Brotero - interdição total
- Viaduto Pacaembu - sentido Marginal Tietê entre as avenidas Pacaembu e Dr. Abraão Ribeiro - Permanece livre apenas sentido Barra Funda
- Avenida Dr. Abraão Ribeiro - sentido Marginal Tietê - Viaduto Pacaembu entre Av. Marquês de São Vicente - interdição total
- Avenida Marquês de São Vicente - sentido Centro entre a Avenida Dr. Abraão Ribeiro e a Rua dos Americanos - interdição total
- Rua Norma Pieruccini Giannotti - sentido Centro entre a Rua dos Americanos e Avenida Rudge - interdição total
- Avenida Rudge - sentido Centro entre a Rua Norma Pieruccini Giannotti e o Viaduto. Eng. Orlando Murgel - interdição total
- Viaduto Eng. Orlando Murgel - sentido Centro - interdição total
- Avenida Rio Branco - sentido Centro entre o Viaduto Eng. Orlando Murgel e a Avenida Ipiranga - interdição total
- Avenida Ipiranga - entre as avenidas Rio Branco e São João - interdição total
- Avenida São João - entre a Avenida Ipiranga e Rua Cons. Crispiniano - interdição total
- Rua Cons. Crispiniano - entre a Avenida São João e a Praça Ramos de Azevedo - interdição total
- Praça Ramos de Azevedo - interdição total
- Viaduto do Chá - - interdição total
- Rua Líbero Badaró - entre Viaduto do Chá e Largo de São Francisco - interdição total
- Largo de São Francisco - interdição total
- Avenida Brigadeiro Luís Antônio - entre o Largo de São Francisco e a Avenida Brasil - interdição total
- Avenida Mal. Estenio A. Lima - entre a Avenida Brig. Luís Antônio e a Rua Manuel da Nóbrega - interdição total
- Rua Manuel da Nóbrega - sentido Centro entre a Avenida Mal. Estênio A. Lima e a Rua Nabia A. Chofhi - interdição total
- Rua Nabia A. Chofhi - entre a Rua Manuel da Nóbrega e a Praça Armando Sales de Oliveira - interdição total
- Avenida Pedro Álvares Cabral -sentido Pinheiros do Viaduto Gen. Euclides Figueiredo e a Praça. Armando Sales de Oliveira - interdição total

Serão destinados exclusivamente ao esquema de trânsito 2450 cavaletes, 191 faixas e banners de orientação, 3600 metros de gradis para a operação e 194 agentes de trânsito da CET vão operar o tráfego do local.

Segurança para os pedestres - A CET, Polícia Militar, Metrô, SPTrans e as organizações do Reveillon na Paulista e da São Silvestre definiram esquema para compatibilização dos eventos na região da Avenida Paulista. Alguns pontos foram definidos como a instalação de um isolamento na Avenida Brigadeiro Luís Antônio entre Alameda Santos e Rua Cincinato Braga para restringir a travessia de pedestres que chegam principalmente pelo Metrô Brigadeiro, com destino à região do palco do Reveillon.

As travessias serão monitoradas por orientadores e faixas indicarão a alternativa (Viaduto Armando Puglisi) para cruzar a referida via. As organizações do Reveillon e da São Silvestre também colocarão banners em vias de acesso à região (Rua Treze de Maio, Rua Carlos Sampaio e Avenida Brigadeiro Luís Antônio entre outras).

Kits já podem ser retirados Os participantes da São Silvestre podem retirar os kits de participação até a sexta-feira (30), das 9 às 17 h. A entrega é totalmente informatizada e os atletas poderão conhecer a Expo São Silvestre com produtos e serviços relacionados ao mundo da corrida. O processo é realizado nos dois ginásios de treinamento, próximo às piscinas, do Complexo do Ibirapuera, na rua Manoel da Nóbrega, 1361.

Cada atleta inscrito receberá no kit o numero de peito, chip de cronometragem descartável, manual eletrônico e brindes dos patrocinadores como camiseta em poliamida, squeeze, suplementos entre outros. Para receber o kit o atleta deverá apresentar RG original e o comprovante de pagamento. Não será aceito nenhum tipo de cópia de documentos.

Durante a prova haverá nove postos de água, isotônico, grande estrutura de apoio médico e orientação. A estrutura do evento segue de nível internacional com áreas de dispersão espaçosas, de apoio às equipes e guarda-volume móvel. A largada do pelotão geral será às 17h30.

Todos que completarem o percurso levarão receberão pós prova a medalha de participação e poderão baixar no site do evento, após a publicação do resultado oficial, o certificado eletrônico de conclusão, fotos e vídeos gratuitos da chegada.

A organização da prova confirmou a participação do atual campeão Marílson Gomes e Damião Ancelmo de Souza. Além deles, a mesa será composta pelos quenianos Duncan Kibet, Mathew Kisori, Mark Korir, Barnabas Kosgei e Martin Lel, este tricampeão da Maratona de Londres e bicampeão de Nova Iorque. Entre as mulheres, destaque para Adriana Aparecida da Silva, medalha de ouro na maratona do Pan, Cruz Nonata, quarta colocada em 2010, e Marily dos Santos. Entre as estrangeiras favoritas participarão as quenianas Eunice Kirwa, Bornes Kitur, Nancy Kipron e Jeptoo Priscah, a marroquina Samira Raif, a italiana Nadia Ejjafini e a etíope Wude Ayalew, campeão da São Silvestre em 2008.

Chegada dos atletas de elite - Parte do pelotão africano já chegou em São Paulo nesta quarta-feira (28). A etíope Wude Ayalew, campeã em 2008, é uma das favoritas no feminino junto com a representante do Quênia Eunice Kirwa. Entre os homens, os quenianos Mark Korir, Duncan Kibet, Matthew Kisori e Martin Lel já devem iniciar os treinos de reconhecimento em São Paulo.

Já os atletas da elite de outros estados do Brasil desembarcam na capital na quinta-feira pela manhã. Todos treinarão na cidade na sexta-feira (30). Destaque para Marílson Gomes que tentará o tetracampeonato e confirmar a condição de maior campeão do País na fase internacional da prova, que começou em 1945.

Resultados de 2010
Masculino:

1º - Marílson Gomes dos Santos (BMF&BOVESPA) - 44min02S
2º - Barnabas Kiplagat Kosgei (Quênia-Fila) - 44min50s
3º - James Kwambai (QUE- Nike) - 45min16s
4º - Giovani dos Santos (Pé de Vento/Grancursos) - 45min35s
5º - Emmanuel Kipkemmei Bett (Quênia-Luasa) - 45min42s

Feminino:
1ª - Alice Timbilili (Quênia-Nike) - 50min19s
2ª - Simone Alves da Silva (BMF&BOVESPA) - 50min25s
3ª - Eunice Kirwa (Quênia-Fila) - 51min42s
4ª- Cruz Nonata da Silva (BMF&BOVESPA) - 51min51s
5ª - Diana Judith Andrade (Equador-) - 52min36s

Cadeirantes
1º - Fernando Aranha Rocha - 46min20s
2º - Jaciel Antonio Paulino (Addfila Fast Wheels) - 46min24s
3º - Carlos Neves de Souza (Addfila Fast Wheels) - 50min31s