Percurso da São Silvestre é uma aula de história de São Paulo

Cruzamento da Ipiranga com a São João / Foto: Ronaldo Milagres / ZDLSão Paulo - Os 15 quilômetros da tradicional Corrida Internacional de São Silvestre passam por pontos históricos da capital paulista. O escritor e membro da Academia Paulista de História Geraldo Nunes afirma que, na maioria das ruas e avenidas, os 25 mil atletas poderão exercer a parte física e a curiosidade.

A prova do dia 31 de dezembro larga do Masp, na Avenida Paulista, cartão postal da cidade, e passa por outros pontos como Estádio do Pacaembu, monumento Duque de Caxias, Teatro Municipal, Viaduto do Chá, Largo São Francisco. A bandeirada será no Obelisco do Ibirapuera, onde estão os restos mortais de Cásper Líbero, idealizador da corrida.

"A prova toda é realizada em pontos históricos da cidade, principalmente porque passa pelas ruas do centro de São Paulo. Os corredores verão muitas construções importantes para a cidade, como o Palácio dos Campos Elísios, que foi sede do Governo de São Paulo, o Teatro Municipal, que neste ano completa 100 anos de inauguração e pelo Viaduto do Chá, que foi a primeira ponte construída para a ligação do centro velho para o centro novo da cidade", disse Geraldo Nunes.

Geraldo Nunes também destaca a importância histórica da chegada no Obelisco do Ibirapuera. "É o marco de um mausoléu erguido em homenagem aos paulistas que lutaram como voluntários em um exército improvisado que tentou derrubar a Ditadura Vargas, em 1932. Os paulistas foram à luta pedindo respeito a uma constituição, que fora rasgada no Golpe Militar perpetrado por Getúlio Vargas em 1930. A partir dali foi dissolvido o Congresso e todas as decisões partiam por decreto. A ideia do Obelisco, partiu de um outro poeta, Guilherme de Almeida ao sugerir que o formato do monumento lembraria "A lança levantada pelo povo em favor de um Brasil regido pela democracia".

O jornalista Geraldo Nunes tem mais de 20 anos de cobertura aérea do trânsito na capital paulista. Do alto do helicóptero, o escritor reuniu histórias da cidade nos livros São Paulo de Todos os Tempos I e II. Os 87 anos da São Silvestre têm o merecido destaque.

"É uma prova que dou uma atenção especial pela comemoração do encerramento do ano. É uma disputa que vai além dos atletas de elite, com a participação de pessoas fantasiadas para celebrar e para fugir dos problemas do cotidiano. É muito interessante a confraternização que a São Silvestre proporciona a quem participa. Acompanhei cada mudança, tanto de percurso quanto de horário", acrescentou Geraldo Nunes.

A largada do pelotão geral da São Silvestre 2011 será às 17h30 do dia 31 de dezembro. A organização colocou 25 mil inscrições disponíveis.

O período está em sua fase final. Os atletas ainda podem fazer o processo pelo site oficial (
www.saosilvestre.com.br). O valor para cada corredor é de R$ 100,00 e o preço ficará congelado até 1º de dezembro, após esta data o preço sobe para R$ 110,00 se houver disponibilidade de vaga. Há desconto de 50% no valor de inscrição para atletas acima de 60 anos. Nos últimos anos, as inscrições se encerraram antes do prazo.

Kit de participação - A entrega dos kits de participação será efetuada nos dias 28 e 29 de dezembro (das 9 às 19 horas) e no dia 30 (das 9 às 17 horas), no ginásio Mauro Pinheiro, na rua Abílio Soares, 1300. O processo de entrega sera totalmente informatizado e os participantes poderão conhecer a Expo São Silvestre com produtos e serviços relacionados ao mundo da corrida.

Cada atleta inscrito receberá no kit o numero de peito, chip de cronometragem descartável, manual eletrônico e brindes dos patrocinadores como camiseta em poliamida, squeeze, suplementos entre outros. Para receber o kit o atleta deverá apresentar RG original e o comprovante de pagamento. Não será aceito nenhum tipo de cópia de documentos.

Durante a prova haverá nove postos de água, isotônico, grande estrutura de apoio médico e orientação. A estrutura do evento segue de nível internacional com áreas de dispersão espaçosas, de apoio às equipes e guarda-volume móvel.

Todos que completarem o percurso levarão receberão pós prova a medalha de participação e poderão baixar no site do evento, após a publicação do resultado oficial, o certificado eletrônico de conclusão, fotos e vídeos gratuitos da chegada.
No site do evento os participantes podem conhecer a história da SS, desde sua primeira edição, seus campeões, diversos percursos, distâncias e locais em que a prova já foi realizada e outros assuntos referentes à organização técnica.

A competição terá os seguintes horários de largada:
- 15 horas - Cadeirantes
- 15h10min - Atletas com deficiência
- 17h10min - Elite Feminina A e B
- 17h30min - Elite Masculina e demais corredores

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook