Marilson é tri na São Silvestre

Marílson dos Santos é tri na São Silvestre / Foto: Sérgio Shibuya / ZDL

São Paulo - Marilson Gomes dos Santos foi o grande vencedor da 86ª edição da Corrida de São Silvestre, disputada dia 31 de dezembro nas ruas da capital paulista. O brasiliense superou os quenianos e cruzou a linha de chegada em primeiro lugar, para a festa das milhares de pessoas que acompanharam a prova. Entre as mulheres a vitória ficou com a queniana Alice Timbilili, depois de uma chegada emocionante.

A edição 2010 da São Silvestre teve início as 16 horas e 30 minutos. Os termômetros da Avenida Paulista registravam 24 graus, o céu estava nublado e a probabilidade de chuva na hora da prova era de 50%, por causa da forte humidade relativa do ar. As mulheres foram as primeiras a largar. Depois de 10 minutos de prova um grupo de 4 atletas, lideradas pela brasileira Cruz Nonata da Silva, já começava a se destacar das demais corredoras.

Os homens largaram depois de 07 minutos. Enquanto isso, pessoas de todo o Brasil se amontoavam na Avenida Paulista fazendo a festa e esperando a multidão começar a corrida de 15 quilômetros. Cartazes com faixas de várias cidades brasileiras, super-heróis e times de futebol, eram vistos na Avenida mais tradicional de São Paulo.

Enquanto isso, Alice Timbilili, a queniana campeã da prova de 2007, dava a primeira mostra do que tinha vindo fazer em São Paulo. Mantendo uma velocidade muito forte, de 18 km por hora, ela conseguiu abrir vantagem sobre as outras corredoras com pouco mais de 10 minutos de prova.

Entre os homens, Israel dos Anjos partiu na frente e liderou ao lado do marroquinho Mohamed El Hashimi. Os dois imprimiram um rítmo muito forte a prova, chegando a correr a 25km por hora. Fabiano Gomes, outro brasileiro, vinha mais a trás com uma média de 20 km por hora, a frente do pelotão de 20 atletas, onde estava Marilson Gomes dos Santos e os quenianos apontados como favoritos para a vitória.

Israel foi o primeiro a sentir o rítmo forte no Elevado Costa e Silva e ficou para trás. O mesmo aconteceu com o marroquino, que chegou a liderar sozinho por alguns metros após 17 minutos de corrida. Marilson Gomes dos Santos, sentindo que os líderes tinham diminuído a passada, apertou e no final do minhocão já era o líder isolado da prova. A segunda colocação, a essa altura, já era ocupada pelo campeão da Volta da Pampulha, Barnabas Kiplagat Kosgei. A terceira colocação estava com o bicampeão da São Silvestre, venceu em 2008 e 2009, James Kipsang Kwambai.

Entre as mulheres Alice Timbilili continuava na frente após 33 minutos de prova, mantendo o rítmo a 15 km por hora. A brasileira Simone Alves da Silva, aparecia na segunda colocação, depois de 12 200 mts de corrida, mas estava muito atrás da líder, que já corria pelo centro de São Paulo e se praparava para a subida da Brigadeiro Luis Antonio.

Marilson apertou ainda mais o rítmo de prova e ao passar pelo Memorial da América Latina já mostrava aos favoritos que esse ano seria difícil tirar o primeiro lugar dele. O brasiliense, que tinha o número 205 estampado no peito, corria a 23 Km por hora, depois de 9 quiômetros de corrida e já tinha mais de 75 metros de distância para o segundo colocado, Barnabas Kosgei. A distância conquistada pelo brasileiro era fundamental, já que o queniano tem fama de ter uma chegada muito forte. 

Depois de 13 quilômetros e 500 metros, Timbilili deu sinais que a liderança da prova, que parecia absoluta, estaria ameaçada. Antes de entrar na Brigadeiro Luis Antônio, no viaduto da Rua 13 de maio, a brasileira Simone Alves da Silva começou a apertar a passada, ameaçando a vitoria, após 44 minutos de prova. A diferença a essa altura, era de 40 metros entre as duas. No começo da brigadeiro, com 14.200 metros, a diferença caiu para 20 metros, aumentando a dramaticidade nos últimos metros da prova feminina. Quando entrou na Avenida Paulista, escoltada pelos batedores da polícia militar, Simone sentiu a força do público que a empurrava e tentou forcar ainda mais o rítmo, depois de um "sprint" fantástico. A emoção terminou com novo record feminino da São Silvestre, que já durava desde 1993, com a queniana vencendo a prova poucos segundos na frente da brasileira. Cruz Donata da Silva chegou em quarto lugar.

Enquanto isso, Marilson reinava na prova maculina. O público vibrava a cada passo do brasileiro, que abriu muito dos demais competidores dando mostra que a vitória de 2010 seria verde e amarela. O segundo colocado ainda era Barnabas Kosgei, mas há 200 metros de distância do líder. Quando Marilson entrou na Brigadeiro a certeza da vitória era evidente no rosto de cada brasileiro. Todos acenavam e gritavam para o atleta, que não perdeu a concentração e confirmou o que todo o Brasil esperava. Ele cruzou a linha de chegada na primeira coloção depois de 44 minutos e 03 segundos. Barnabas chegou em segundo, com 44 minutos e 49 segundos. Kombay ficou em terceiro depois de 45 minutos e 15 segundos. Giovane dos Santos cruzou a linha de chegada em quarto e comemorou muito.

Depois da prova, Marilson Gomes dos Santos, ainda muito cansado, disse que esperava que a disputa fosse acontecer mais no final da prova. Ele dedicou a vitória ao filho Miguel, que está para nascer.

Resultados

Masculino
1 - Marilson Gomes dos Santos (BM&FBovespa) - 44min04s

2 - Barnabas Kiplagat Kosgei (Quênia-Fila) - 44min50s
3 - James Kwambai (QUE- Nike) - 45min16s
4 - Giovani dos Santos (Pé de Vento/Grancursos) - 45min35s
5 - Emmanuel Kipkemmei Bett (Quênia-Luasa) - 45min42s
6 - Diego Alberto Colorado (Colômbia) - 45min48s
7 - Mathew Kiptoo Cheboi (Quênia-Fila) - 45min58s
8 - Mark Korir (Quênia-Fila) - 45min59s

9 - Anoé dos Santos Dias (Artrop Industrial) - 46min06s
10 - Cosme Anselmo de Souza (Marinha do Brasil) - 46min09s

Feminino

1 - Alice Timbilili (Quênia-Nike) - 50min19s
2 - Simone Alves da Silva (BM&FBovespa) - 50min25s
3 - Eunice Kirwa (Quênia-Fila) - 51min42s
4- Cruz Nonata da Silva (BM&FBovespa) - 51min51s
5 - Diana Judith Andrade (Equador-Gatorade) - 52min36s
6 - Fabiana Cristine da Silva (BM&FBovespa) - 53min20s
7 - Marily dos Santos (Mizuno/Multi) - 53min43s
8 - Chemtai Rionotukei (Quênia-Luasa) - 53min56s
9 - Sueli Pereira Silva (Eja Jo-Grancursos) - 54min10s
10 - Maurine Jelagat Kipchumba (Quênia) - 54min28s

Cadeirantes
1 - Fernando Aranha Rocha - 46min20s
2 - Jaciel Antonio Paulino (Addfila Fast Wheels) - 46min24s
3 - Carlos Neves de Souza (Addfila Fast Wheels) - 50min31s