91ª Corrida de São Silvestre: 30 mil correm pelas ruas de São Paulo nesta quinta

Joziane Cardozo / Foto: Djalma Vassão/Gazeta PressJoziane Cardozo / Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press

São Paulo - Com a participação de cerca de 30 mil corredores, representando 37 nações, a 91ª Corrida Internacional de São Paulo será a atração nesta quinta-feira, dia 31 de dezembro. A principal corrida de rua da América Latina marcará o encerramento do ano esportivo nacional, reunindo inúmeros destaques da modalidade. A largada para os 15 km por ruas e avenidas da cidade será na Avenida Paulista, altura da rua Frei Caneca, e a chegada será em frente ao prédio da Fundação Cásper Líbero, no número 900 da Paulista. Cadeirantes largarão às 8h e pelotão de elite feminino terá sua largada às 8h40. Logo em seguida, às 9h, será a vez do pelotão de elite masculino, atletas em geral e demais atletas com deficiência às 9h.
 
A prova chega à sua 91ª edição sem qualquer interrupção. Idealizada pelo jornalista Cásper Líbero no ano de 1924, foi realizada até mesmo durante a Revolução Constitucionalista de 1932 e a Segunda Guerra Mundial. Ao longo destes anos todos, a disputa só fez ganhar prestígio e força, especialmente junto ao corredor anônimo, que faz a grande festa da prova. Na parte competitiva, a presença de feras do circuito ratifica seu lugar de destaque nos cenários nacional e internacional.
 
Pelo Brasil, que luta para voltar a vencer - no masculino, a última vez foi em 2010, com Marílson dos Santos, e no feminino em 2006, com Lucélia Peres -, Giovani dos Santos, melhor brasileiro em 2014, tetracampeão da Volta Internacional da Pampulha e tricampeão da Corrida Eu Atleta Rio, e Joziane Cardozo, bicampeão da Meia Maratona Internacional de São Paulo e oitava colocada na São Silvestre do ano passado, estão no topo da relação de destaques nacionais na prova deste ano.
 
No masculino, as demais atrações serão Solonei da Silva, vencedor da Maratona de São Paulo, e que tem no currículo feitos com o ouro da maratona nos Jogos Pan-Americanos em 2011, em Guadalajara (México). Venceu também, no começo do ano, a 9ª Meia Maratona Internacional de São Paulo, e, recentemente, foi quinto na Volta Internacional da Pampulha; Wagner da Silva Noronha, campeão, em 2014, da Corrida Eu Atleta São Paulo; Damião dos Santos, sétimo na São Silvestre do ano passado, Gilmar Silvestre Lopes, José Marcio Leão, Paulo Roberto de Almeida Paula e Altobeli da Silva, entre outros.
 
Entre as mulheres, o país ainda contará para tentar acabar com a hegemonia estrangeira, entre outras, com Sueli Pereira da Silva, que tem se colocado entre as melhores nas principais provas do país. Na Pampulha do ano passado ela terminou em quarto lugar e foi quinta na edição deste ano. Na São Silvestre, ficou em sexto em 2013 lugar em 2014; Marizete Moreira da Silva, bicampeã da São Silvestre; Cruz Nonata, sétima em 2013; Sirlene Pinho, e Tatiele de Carvalho, que foi a melhor atleta nacional da São Silvestre em 2012, com o sexto lugar.
 
Estrangeiros
 
O etíope Dawit Admasu, atual campeão, e o queniano Stanley Biwott, campeão da Maratona de Nova York em 2015, já confirmados, encabeçam a lista de destaques estrangeiros. E atrações não faltam nesta edição da São Silvestre. Pelo Quênia também estarão competindo Edwin Rotich (Coquinho-Fila/Bioleve), bicampeão da São Silvestre, 2012 e 2013, e vencedor da Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro 2015; Joseph Aperumoi (Luasa Sports/Caixa), vice na 89ª Corrida de São Silvestre e campeão da Meia Maratona de São Paulo 2012; Dickson Cheruyiot (Coquinho-Fila/Bioleve), terceiro na Volta da Pampulha deste ano; e William Kibor (Coquinho-Fila/Bioleve).
 
Os tanzanianos na disputa da São Silvestre serão Joseph Panga (Coquinho-Fila/Bioleve), vencedor da Maratona da Tanzânia e vice-campeão da Volta da Pampulha, ambas na temporada 2014; e Fabiano Sulle, campeão da Meia Maratona de Serengeti e dos 21k Inchein (Coréia do Sul), as duas competições realizadas neste ano.
 
Já os etíopes serão Leul Aleme (Adidas), campeão da Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro em 2014; e Feyisa Lilesa, campeão da Meia Maratona de Houston e vice-campeão da Maratona da Chicago, ambas em 2012, e terceiro na Maratona de Berlim deste ano. Getu Mideksa e Hailu Dibaba completam a relação de atletas da Etiópia.
 
Percurso 91ª Corrida Internacional de São Silvestre
 
Largada: Av. Paulista - altura da Rua Frei Caneca (sentido Consolação)
- Av. Paulista até Rua Hadock Lobo;
- Túnel José Roberto Fanganiello Melhem;
- Av. Dr. Arnaldo até Rua Major Natanael;
- Rua Major Natanael;
- Rua Desembargador Paulo Passalaqua;
- Av. Pacaembu, sentido Estádio (Contra-fluxo);
- Baixos do Viaduto da Av. Gal. Olímpio da Silveira;
- Av. Pacaembu, ambos os sentidos até Rua Margarida;
- Rua Margarida;
- Al. Olga;
- Rua Tagipuru;
- Rua Fuad Naufel;
- Av. Auro Soares de Moura Andrade, sent. Bairro/Centro;
- Av. Pacaembu, sentido Marginal Tietê;
- Viaduto Pacaembu, sentido Marginal Tietê;
- Av. Dr. Abraão Ribeiro
- Av. Marquês de São Vicente;
- Rua Norma Pieruccini Giannotti;
- Av. Rudge;
- Viaduto Eng. Orlando Murgel;
- Av. Rio Branco;
- Av. Ipiranga
- Av. São João;
- Largo do Arouche;
- Av. Vieira de Carvalho, sent. Bairro / Centro;
- Praça da Republica;
- Av. Ipiranga (Contra-Fluxo);
- Av. São João (Contra-Fluxo);
- Rua Conselheiro Crispiniano;
- Praça Ramos de Azevedo;
- Viaduto do Chá;
- Rua Líbero Badaró;
- Largo São Francisco;
- Av. Brig. Luís Antônio;
- Vd. Brig. Luiz Antônio;
- Av. Brig. Luis Antônio;
- Av. Paulista;
- Chegada: Av. Paulista, sentido Consolação, em frente à GAZETA
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook