Seleção Brasileira treina no fim de semana e inicia luta por preparação física melhor em 2011

Após uma bateria de testes físicos pela manhã de sábado, as atletas receberam no período da tarde a visita do Prof. Alejo Morales, treinador cubano de Luta Olímpica e Greco-Romana, que apresentou uma palestra e mostrou alguns movimentos das suas especialidades desportivas que podem ser úteis no rugby / Foto: João Nogueira/CBRu São José dos Campos - Após uma bateria de testes físicos pela manhã de sábado, as atletas receberam no período da tarde a visita do Prof. Alejo Morales, treinador cubano de Luta Olímpica e Greco-Romana, que apresentou uma palestra e mostrou alguns movimentos das suas especialidades desportivas que podem ser úteis no rugby.

O  Prof. Morales oriundo de uma das escolas de Luta e preparação física mais tradicionais do mundo, está no Brasil há mais de 12 anos em um convênio cultural, esportivo e olímpico trabalhando com a Seleção Brasileira da CBLA e com a equipe do SESI-SP de Luta

Por também ser um esporte de contato, onde um dos objetivos é derrubar o oponente para o solo e também modificar a posição do corpo do oponente quando no piso, as Lutas Olímpicas possuem uma técnica muito interessante que pode ser agregada ao rugby feminino.

Esta visita inicia um programa de intercâmbio que a Seleção Feminina irá realizar em 2011 com outras modalidades de combate corpo a corpo com o objetivo de melhorar as técnicas de contato das atletas do grupo.

Uma atividade como esta, inicialmente incomum ao trabalho que o grupo vem realizando nas concentrações foi importante para enturmar as atletas que se estão incorporando ao grupo, facilitando o entrosamento das atletas no futuro.

Para o Preparador Físico da Seleção, Leandro Gevaerd, o estado de condicionamento que as atletas apresentaram neste primeiro evento supera de longe o estágio em que o grupo se encontrava em Abril de 2010.

“Não só ocorreu um incremento das capacidades físicas das atletas com também as diferenças entre as atletas se reduziram tornando o grupo mais homogêneo. Iremos desenvolver um trabalho neste próximo período para incrementar ainda mais o preparo das atletas para suportarem um volume de jogo cada vez maior.”

Já para o Treinador José Eduardo de Moraes, o nível técnico apresentado tanto nos exercícios como nos jogos realizados supera de longe o nível do inicio do ciclo anterior. “Não só a capacidade física das atlteas evoluiu. Esta melhora influenciou diretamente as habilidades individuais, os fundamentos, das atletas que conseguem uma performance superior que lhes permite a prática de um jogo coletivo cada vez melhor. Este ano de 2011 o trabalho será mais exigente ainda, mas tenho a certeza que o grupo irá corresponder pois é formado por pessoas de muita garra e persistência.”

Ainda este mês, além de um novo treino no final de semana de 15 e 16, as atletas iniciarão a bateria anual de testes clínicos e nutricionais, com o apoio do Departamento de Medicina Desportiva do HC de São Paulo sob a coordenação do Dr. Gustavo Bornholdt.

“O objetivo da Confederação é fornecer o máximo de ferramentas e condições para que as atletas se possam dedicar ao trabalho da Seleção, focando-se no seu preparo fisico e técnico. Sem duvida este grupo soube corresponder à melhoria de condições que teve para trabalhar no último ano com muito esforço e dedicação. O grupo de atletas está cada vez mais forte em todos os sentidos e principalmente está ciente de que a distância para os seus objetivos só pode ser encurtada com muito treino e dedicação.” Afirmou João Nogueira.