Sul-africana promete padrão FISA na futura raia do remo

Lagoa Rodrigo de Freitas / Foto: Humberto Deveza

Rio de Janeiro - A raia olímpica da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, terá padrão FISA de qualidade. Essa é a missão da sul-africana Colleen Orsmond, de 40 anos, que deixou a gestão de eventos da Federação Internacional de Remo (FISA) para ser gerente de competições de remo na organização da Rio 2016. Seu papel será cuidar da área esportiva e garantir que o local obedeça aos requerimentos da entidade que regulamenta o remo mundial.

“Eu sei muito bem o que a FISA e os 550 atletas esperam de uma regata olímpica, mas também conheço os numerosos desafios enfrentados por cada comitê organizador”, afirmou em entrevista ao site da Federação Internacional. “A raia terá todas as instalações que se pode esperar em Jogos olímpicos. Mas o aspecto realmente especial é o local”, destacou, citando a beleza e a centralidade da Lagoa na cidade.
 
Nascida em Johannesburgo, Colleen remou pelo país de Mandela nos Jogos de Atlanta-1996 e Sydney-2000, quando foi quinto lugar no Dois Sem Feminino. Ela considera a mudança para o Rio a oportunidade perfeita para aplicar o conhecimento acumulado como supervisora da FISA em regatas internacionais, incluindo as duas últimas Olimpíadas, em Pequim-2008 e Londres-2012.
 
“Para mim é excitante estar baseada em um lugar entregando um único, ainda que massivo, evento”, disse Colleen, que na FISA tinha de lidar com competições em diversos locais ao mesmo tempo. Na Rio 2016, ela trabalha com um grupo de gerentes esportivos a partir um plano central que estipula prazos e objetivos a serem alcançados ao longo do caminho. “É bastante estruturado”, afirmou.
 
Parte chave da tarefa, segundo ela, será construir relacionamentos e tentar trabalhar bem com todos os envolvidos no local, entre os quais citou “a Confederação Brasileira de Remo, a Prefeitura, e as pessoas que atualmente frequentam a Lagoa, incluindo pescadores e usuários recreativos”. Nos planos estão também algumas remadas no futuro palco dos Jogos. “É um lugar espetacular.”

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook