Confederação de remo deixa campeã mundial fora da Rio 2016

Fabiana Beltrame fora dos Jogos / Foto: Gaspar Nóbrega / inovafoto

Rio de Janeiro – A campeã mundial Fabiana Beltrame deverá ficar de fora das Olimpíadas Rio 2016. Depois de ficar em segundo lugar no skiff simples no Pré-Olímpico do Chile, no fim de março, a atleta não foi escolhida pela Confederação Brasileira de Remo (CBR) para integrar a delegação olímpica.
 
Há uma pequena chance, porém, de que Fabiana seja convidada para estar nos Jogos. O critério técnico da CBR leva em conta tempos referenciais de velocidade do barco e acabou deixando de fora a campeã mundial e Steve Hiestand. A CBR luta agora para ter mais vagas olímpicas.
 
"Observando que a participação olímpica destes atletas extrapola a competência da CBR, se requisitou a intervenção do Comitê Olímpico do Brasil junto a Federação Internacional de Remo [FISA] e ao Comitê Olímpico Internacional para que o Brasil possa estar presente nas quatro provas nas quais se classificou”, explica.
 
“Ao mesmo tempo a FISA foi oficiada diretamente pela CBR. O pedido é justificado pela qualidade dos atletas demonstrada ao longo dos últimos anos e a relevância que um atleta brasileiro em provas de Skiff, onde o Comitê Olímpico Internacional possui o maior número de vagas para convidados, que podem fazer a diferença na promoção e no desenvolvimento local e internacional do remo", complementou a entidade.
 
No campeonato chileno, o Brasil classificou atletas no skiff simples e no duplo, ambos no masculino e feminino. Fernanda Nunes e Vanessa Cozzi confirmaram suas vagas no duplo feminino, enquanto William Giaretton e Xavier Vela se garantiram no masculino.
 
Fabiana Beltrame já tem no currículo três participações olímpicas e o título mundial de 2011.
 
"O Remo Brasileiro comemora a classificação em todas as provas do Campeonato Pré-Olímpico Latino Americano. Porém, a aplicação das regras de rendimento devido à restrição no número de barcos afasta os atletas Fabiana Beltrame e Steve Hiestand da participação olímpica", esclarece o comunicado.
 
Veja Também: