Mikael de Jesus, uma das atrações do Brasileiro Sub-23

Campeonato será realizado em Porto Alegre nos dias 28 e 29 deste mês / Foto: Carol Coelho/CBAt

Rio Grande do Sul - O Campeonato Brasileiro Caixa Sub-23 de Atletismo, que será disputado nos dias 28 e 29 deste mês, em Porto Alegre, reunirá vários destaques da categoria no Estádio José Carlos Daudt, da Sogipa, na capital do Rio Grande do Sul.
 
Entre os inscritos estão vários líderes do Ranking Brasileiro no masculino e no feminino, prontos para a luta por medalhas na competição, que reunirá cerca de 500 atletas, representando 76 clubes de 16 Estados e do Distrito Federal.
 
Entre as atrações está o paranaense Mikael Antonio de Jesus (FECAM-PR), líder dos 400 m com barreiras, com 50.12, marca obtida em São Bernardo do Campo (SP), em 12 de março. Na Arena Caixa, na mesma cidade, o atleta ganhou a medalha de bronze no Troféu Brasil Caixa de Atletismo no dia 11 de junho, com 50.41.
 
No ano passado, o atleta nascido a 19 de agosto de 1997, na cidade de Primeiro de Maio, terminou em quarto lugar no Ranking Mundial Sub-20 da IAAF nos 400 m com barreiras, com 49.62, marca obtida com a conquista da medalha de prata no Campeonato Ibero-Americano Caixa, evento-teste para os Jogos Rio 2016, disputado em maio, no Estádio Olímpico do Engenhão. A marca é recorde sul-americano sub-20.
 
Mikael ficou muito perto do pódio na final do Campeonato Mundial Sub-20 de Bydgoszcz, na Polônia, em julho de 2016. Ele cruzou a linha de chegada em quarto lugar, com 50.06. Antes, nos Jogos Olímpicos da Juventude de Nanquim, na China, Mikael também terminou em quarto lugar, com 51.30. Na semifinal, quando correu a prova em 51.12 estabeleceu o recorde sul-americano sub-18, válido até hoje.
 
“Depois do período de descanso, ele estava fazendo treinos mais longos, de base. A partir de agora, vai soltar um pouco para chegar mais rápido a Porto Alegre”, comentou o técnico Paulo Cesar da Costa, da FECAM, que levará 16 atletas para o Brasileiro. “Teremos uma equipe competitiva”, concluiu.
 
O último torneio nacional Sub-23 foi realizado em 2014, no Estádio Ícaro de Castro Mello, no Ibirapuera, em São Paulo, ainda quando era interseleções, com vitória de São Paulo, com a conquista de 71 medalhas, sendo 21 de ouro, 27 de prata e 23 de bronze.
 
Rio de janeiro ficou na segunda colocação no quadro, com 20 medalhas (nove ouros, seis pratas e cinco bronzes), seguido do Distrito Federal, com seis (três ouros, uma prata e dois bronzes).
 
Mais informações acesse o hotsite da competição:
http://www.cbat.org.br/competicoes/brasileiro_sub23/2017/default.asp

Veja Também: