Pinheiros tem 63 atletas na delegação para os Jogos de Toronto

Delegação do Pinheiros convocada para os Jogos de Toronto / Foto: Ricardo Bufolin/Pinheiros

São Paulo - De 10 e 26 de julho, a cidade de Toronto, no Canadá, será sede de um dos principais eventos multiesportivos do mundo, os Jogos Pan-Americanos. Nesta edição o Brasil será representado por uma delegação composta por 600 atletas disputando medalhas em 46 modalidades.
Considerado o maior clube poliesportivo da América Latina, o Esporte Clube Pinheiros mantém sua tradição como principal fornecedor de atletas para a delegação brasileira nas competições olímpicas e pan-americanas, sendo responsável direto por mais de 10% dos atletas que irão ao Pan de Toronto.
 
Até o momento, o clube conta com 63 atletas convocados em 10 modalidades: atletismo, basquete, bowling, esgrima, judô, levantamento de peso, natação, polo aquático, saltos ornamentais e triatlo. Essa lista poderá aumentar em breve, já que o clube tem integrantes na seleção permanente masculina de ginástica artística, que será convocada nos próximos dias (Arthur Nory e Francisco Barreto Junior).
 
Além disso, dois pinheirenses estão convocados para a disputa dos Jogos Parapan-Americanos, também em Toronto, no início de agosto: André Brasil, da natação e Alan Fonteles, do atletismo. Ambos fazem parte do projeto “Atletas do Futuro”, desenvolvido pelo clube em parceria com o Instituto Sociocultural Brasil-Alemanha.
 
Nomes de destaque no cenário nacional e internacional estão entre os convocados. Atletas como os judocas Tiago Camilo, que tem em seu currículo dois Jogos Pan-Americanos e três Olímpiadas, Rafael Silva que entra forte em eu segundo ciclo olímpico, tendo medalhado no Pan de Guadalajara (2011) e nas Olímpiadas de Londres (2012), e o “Meio Leve” Charles Chibana, líder do ranking mundial de sua categoria que segue para a disputa do seu primeiro Pan. “Estou bastante ansioso pra participar desta competição. Conquistar uma medalha seria muito importante pra mim para o Clube e para o Brasil. O Pinheiros me dá todo o suporte e estrutura para que eu tenha um bom resultado no cenário internacional”, afirma Chibana.
 
Na natação o clube envia a Toronto uma das principais referências da natação feminina brasileira, a experiente Joanna Maranhão, que disputou seu primeiro Pan aos 16 anos de idade em Santo Domingo (2003), conquistando um bronze, e esteve presente nas últimas duas edições (Rio-2007 e Guadalajara-2011), sempre trazendo medalhas para o país. Além de Joanna outras pinheirenses que prometem fazer bonito nas piscinas do Canadá são Larissa Oliveira (atual recordista sul-americana dos 200m livre), Manuella Lyrio, Beatriz Travallon e Gabrielle Roncatto.
 
Já na natação masculina a equipe será composta pelos pinheirenses Bruno Fratus (dois ouros e uma prata em Guadalajara), Guilherme Guido, Henrique Rodrigues (ambos com um ouro e um bronze no México), João de Lucca e Marcelo Chieriguini. “Estar hoje na mesma delegação da qual fizeram parte meus ídolos de infância é uma honra e uma das minhas principais motivações para defender o Brasil”, afirmou o nadador Bruno Fratus.
 
No atletismo o clube enviará 19 representantes, entre eles a maratonista Adriana Aparecida da Silva (campeã em Guadalajara), as velocistas Rosangela dos Santos, Franciela Krasucki, Liliane Fernandes e Joelma das Neves, além de Hederson Estefani, um dos destaques do Brasil nas provas de 400 metros.
 
Na esgrima o time contará tanto com atletas experientes do Clube, como Renzo Agresta, quanto com atletas que estão despontando, caso de Nicolas Ferreira, especialista da espada que competirá pela primeira vez nos Jogos Pan-Americanos. Já no Levantamento de Peso, o nome brasileiro de maior destaque na modalidade nasceu e cresceu no Pinheiros. Fernando Saraiva Reis (campeão em Guadalajara) disputará seu segundo Pan, desta vez acompanhado de outros dois pinheirenses da modalidade: Mateus Machado e Bruna Piloto.
 
Com o time composto quase que inteiramente por jogadoras do Pinheiros, a equipe de polo aquático feminina contará com 10 representantes do clube. Na equipe masculina serão 5 pinheirenses representando o Brasil. O jovem Jackson de Oliveira, dos Saltos Ornamentais e a experiente Beatriz Neres, do Triatlon são mais dois atletas do clube que estarão na competição.
 
Tendo representado o Pinheiros e o Brasil em competições internacionais de Esgrima, Roberto Cappellano, atual presidente do clube, ressalta a responsabilidade do Pinheiros no cenário esportivo nacional. “Com 115 anos de tradição, sendo responsável direto por 10 medalhas olímpicas brasileiras, o Pinheiros tem o esporte marcado em sua origem e gravado em seu nome. Por isso, trabalhamos diariamente para que o Clube esteja à frente do seu tempo, oferecendo o que há de melhor para treinamento, preparação e formação de atletas”.
 
Líder na captação de recursos via Lei Federal de Incentivo ao Esporte, o Pinheiros já captou aproximadamente R$ 84 milhões para fomento do esporte de rendimento, somando-se as Leis Federal (responsável pelo maior montante, de R$ 71 milhões), Paulista e o SICONV (sistema de convênio com o Ministério do Esporte).  “Este talvez seja o momento mais importante do esporte brasileiro nos últimos anos, já que estamos às vésperas de receber os Jogos Olímpicos pela primeira vez. Tendo isso em mente, e sabendo da importância do Pinheiros para o esporte nacional, quero destacar e agradecer a todas as empresas que apoiam os nossos projetos esportivos”, completa o presidente do Esporte Clube Pinheiros.
 
 
 
Veja Também: