Brasileiros da ginástica de trampolim disputam final do Pan

Camila Gomes  / Foto: Ricardo Bufolin / CBG

Toronto - O Brasil terá dois representantes na final de ginástica de trampolim dos Jogos Pan-Americanos do Canadá. Ramirez Pala e Camilla Gomes participaram da etapa classificatória, na noite deste sábado (18), e agora vão em busca de medalhas nas finais deste domingo (19). As decisões têm início às 20h05 (horário de Brasília) com o feminino, e às 20h45 com o masculino, no Coliseu de Toronto.
 
Primeiro, foi a vez das meninas entrarem em cena. Na primeira apresentação, Camilla conquistou 45,010 pontos, enquanto na segunda somou 50,755 - no trampolim, são duas rotinas, sendo a primeira com requisitos especiais e a segunda livre. Com o total de 95,765, a brasileira avançou para a final na segunda colocação, atrás apenas da canadense Karen Cockburn, com 97,465.
 
As atletas vão à decisão com as notas zeradas, mas mesmo assim, Camilla comemorou bastante o segundo lugar conquistado na classificatória. "Eu não esperava. Estou feliz por ter feito o que eu fiz, por chegar aqui concentrada e fazer bem as minhas rotinas. Independentemente do resultado, sei que posso chegar mais perto das minhas principais adversárias", comentou.
 
A brasileira contou ainda quem são as ginastas mais fortes na competição. "Aqui temos uma campeã olímpica (a canadense Rosannagh Maclennan), medalhista olímpica (a canadense Karen Cockburn), uma campeã de etapa de Copa do Mundo (a norte-americana Charlotte Drury) e a mexicana Dafne Navarro Loza, que também é muito forte", completou a ginasta. 
 
Pela primeira rotina do masculino, Ramirez ficou com a nota de 47,790. Na segunda, somou 41,955, com um total de 89,745 pontos.
 
Segundo Ramirez, no primeiro dia de competição sempre tem um pouco mais de ansiedade, mas para amanhã ele acredita que esteja mais seguro. "A estreia é para testar tudo. Tive uma pequena falha no final da primeira série, já que deixei passar um movimento. Na livre, tive um pouquinho de instabilidade na hora do salto esticado, parei e comecei de novo, mas novamente senti um pouco de instabilidade. Isso me fez mudar um pouco a série e acabei me perdendo na contagem dos movimentos. Para um primeiro dia está bom. Vou ajustar tudo para amanhã e voltar com o pensamento diferente para fazer tudo aquilo que não consegui executar hoje", ressaltou.
 
Ginástica Rítmica - A Seleção de Conjunto conquistou o pentacampeonato em Jogos Pan-Americanos, além de garantir vaga nas finais por aparelhos, ambas na primeira colocação. Pela Seleção Individual, Angélica Kviecznski estará em quatro decisões, enquanto Natália Gáudio nas de arco, maças e fita. A etapa classificatória foi realizada nesta sexta-feira (17) e sábado (18). As finais serão neste domingo (19) e segunda-feira (20), a partir das 11h (horário de Brasília).
 
Ginástica Artística - As Seleções do País conquistaram cinco medalhas durante a competição, encerrada nesta quarta-feira (15). Por equipe, o masculino foi prata e o feminino foi bronze, Flávia Saraiva ficou com o bronze no Individual Geral, Arthur Zanetti garantiu o ouro nas argolas e Caio Souza o bronze no salto.
 
Programação Horário de Brasília
 
Domingo (19)
20h05: Final feminina GTR (Camilla)
20h45: Final masculina GTR (Ramirez Pala)
 
Ginástica de Trampolim
Ginastas: Camilla Gomes e Carlos Ramirez Pala
Técnica e chefe de equipe: Tatiana Figueiredo
Árbitro: Klayler Mourthé
 
 
Veja Também: