Brasil é bronze na Velocidade Por Equipes no Ciclismo de Pista

Velocidade por equipe / Foto: CBC/Divulgação

Toronto - O ciclismo brasileiro vibrou muito nesta quinta-feira (16). A equipe brasileira de Ciclismo de Pista conquistou a medalha de bronze na prova de velocidade por equipes. O time formado por Flavio Cipriano, Kacio Fonseca e Hugo Osteti dominou a disputa do começo ao fim, vencendo a equipe da Colômbia ao cruzar a linha de chegada em 44s769. O ouro ficou com os donos da casa, o Canadá (44s241), e a prata com a Venezuela (45s087). A última medalha do país no Ciclismo de Pista havia sido no Pan de Mar del Plata (Argentina), em 1995.

O resultado aparece para comprovar o comprometimento e trabalho da atual gestão da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), com patrocínio da Caixa Econômica Federal, que não mediram esforços para investir e fomentar o desenvolvimento da disciplina a nível mundial. A equipe de Pista é uma das contempladas com o Projeto Intercâmbio da confederação. “A equipe demonstrou uma postura de campeã e está de parabéns. A medalha chega para mostrar que o sacrifício valeu a pena e estamos seguindo o caminho certo”, comentou Ana Claudia Stipanich, Chefe de Equipe em Toronto e membro do Departamento de Alto Rendimento da CBC.
 
"O tempo que fizemos poderia até ter sido prata, mas na classificatória não fizemos uma boa partida e ficamos na disputa do bronze. Mas temos certeza que no próximo evento, que por coincidência é o pan-americano da modalidade, vamos chegar pra brigar pelo ouro", contou Flávio Cipriano, que ainda busca uma medalha na prova de velocidade individual, marcada para a sexta-feira (17), e no Keirin, agendado para domingo (19).
 
Para o técnico Emerson silva, a equipe se encaixou perfeitamente e ainda tem muito para crescer. "Um momento muito feliz. Mesmo sendo um bronze, essa medalha vale muito a pena. Com certeza o resultado irá abrir muitas portas, fazer com que o ciclismo continue evoluindo e futuramente celebrando mais medalhas."
 
Ainda segundo o técnico, o intercâmbio realizado no Centro Mundial de Ciclismo (CMC) da UCI na Suíça foi essencial para que os atletas tivessem uma preparação adequada para a disputa do Pan de Toronto/2015. O grupo foi supervisionado por uma equipe multidisciplinar e testou o aprendizado competindo nas provas mais importantes do ranking mundial nos últimos dois anos. O projeto intercâmbio desenvolvido pela CBC, com patrocínio da Caixa, em parceria com a União Ciclística Internacional (UCI), proporciona aos atletas brasileiros uma oportunidade de aperfeiçoar as suas habilidades, além de adquirirem uma grande experiência internacional. 
 
Chance de medalha
 
Ainda no velódromo Cisco Milton, nesta quinta, o Brasil foi muito bem representado por Gideoni Monteiro, que participa da prova Omnium. O ciclista terminou em segundo lugar nas três disputas do dia, Scratch, Perseguição Individual e Eliminação. O brasileiro retorna a pista na sexta-feira como líder da classificação geral para disputar o 1km Contra-Relógio, Flying Lap e Prova Por Pontos.
 
Gideoni lidera a prova com 114 pontos, seguido pelo colombiano Fernando Gaviria, com 104 pontos, e o equatoriano Jose Ragonessi com 100 pontos. A Omnium é uma prova do Ciclismo de Pista composta por seis disputas. Vence o atleta que conseguir uma maior regularidade durante toda a prova. 
 
As provas do ciclismo de pista encerram no domingo (19) e também competem pelo Brasil Alice Melo na prova de Velocidade Individual e Keirin. Armando Camargo, Thiago Nardin, Cristian Egídio e Endrigo da Rosa na Perseguição por Equipes. Flávio Cipriano na Keirin e Wellyda Rodrigues na Omnium feminino, além de Kacio Fonseca e Flávio Cipriano na prova de Velocidade Individual. 


Veja Também: