Furacão Jova aumenta sua força causando grande temor na população mexicana

A proximidade do furacão Jova está causando grande temor no México, principalmente nos estados de Nayarit, Michoacán, Colima e Jalisco / Foto: DivulgaçãoA proximidade do furacão Jova está causando grande temor no México, principalmente nos estados de Nayarit, Michoacán, Colima e Jalisco / Foto: DivulgaçãoGuadalajara - Faltando apenas 2 dias para a abertura dos Jogos Pan-Americanos a proximidade do furacão Jova está causando grande temor no México, principalmente nos estados de Nayarit, Michoacán, Colima e Jalisco.

Na noite de segunda-feira, dia 10 de Outubro, a Unidade Estatal de Proteção Civil e Bombeiros de Jalisco, elevou o status do furacão Java. Até agora ele está classificado na categoria 3 da escala Saffit-Simpson e pode chegar a força 4 quando entrar na costa oeste mexicana.

Jalisco é onde se localiza Guadalajara e também onde será realizado os Jogos Pan-Americanos. A previsão é que os jogos tenham início nesta sexta-feira, dia 14 de outubro.

As obras que ainda acontecem em algumas instalações do Pan não é a preocupação do comitê de organização, e sim Puerto Vallarta, cidade litorânea que receberá as competições de maratonas aquáticas, triathlon, vela e vôlei de praia.

Puerto Vallarta, irá receber quatro modalidades. O estádio de vôlei de praia já receberá partidas no próximo domingo e a possibilidade que a estrutura do estádio fique danificada por causa das chuvas e ventos é bem grande. A organização providenciou uma lona grande para cobrir toda a arena e evitar maiores estragos, mas com a elevação do furacão, será preciso muito mais que uma lona para proteger as estruturas da cidade que serão utilizadas no Pan-Americano.

A defesa civil já alertou a população que as chuvas e ventos serão fortes e intensos, tendo possibilidade de enchentes e deslizamentos de terra.