COB oferece suporte em cinco áreas das Ciências do Esporte durante o Pan

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) trouxe para os Jogos Pan-americanos Guadalajara 2011 uma estrutura de alto nível para proporcionar aos atletas as melhores condições e serviços na Vila Pan-americana / Foto: Gaspar Nóbrega/Inovafoto/COBGuadalajara - O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) trouxe aos Jogos Pan-americanos de Guadalajara estrutura capaz de atender as principais necessidades dos atletas nas mais diversas áreas. Uma das mais importantes é a Ciência do Esporte, onde COB oferecerá, durante os Jogos, suporte em cinco áreas (Fisiologia, Meteorologia, Nutrição, Psicologia e Scouting).

"Já desenvolvemos um trabalho de suporte para as confederações ao longo do ano e durante os Jogos procuramos identificar as especificidades locais para oferecer os melhores serviços aos atletas. Durante as competições, o trabalho tem que ser mais imediato, com agilidade e dinamismo, sem trazer transtornos aos atletas, para que não tenha sua rotina alterada no momento principal de suas temporadas", explicou Luis Eduardo Viveiros, supervisor da área de Ciências do Esporte do COB.

Conheça um pouco mais de cada um dos serviços oferecidos pelo COB nos Jogos Pan-americanos:

Fisiologia - o serviço de fisiologia monitorou o treinamento em altitude durante o período de aclimatação na Cidade do México. Esse trabalho foi realizado com a equipe de canoagem.

Meteorologia - são disponibilizadas, diariamente, informações provenientes do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e da Marinha do Brasil sobre o clima da sede dos Jogos, Guadalajara, e de duas subsedes, Guzmán e Puerto Vallarta.

Nutrição - um programa foi montado previamente com orientações para o Manual do Chefe de Equipe, promovendo a adaptação do cardápio nos locais de aclimatação.

Psicologia - o serviço de psicologia conta com um profissional da área para prestar atendimento individual no âmbito da gestão do estresse, otimização do rendimento esportivo e manutenção do bem-estar dos atletas durante a competição. Esse trabalho, iniciado no Brasil, vem sendo realizado com atletas da canoagem, tiro esportivo e lutas associadas.

Scouting - é realizado através da vídeo-filmagem, utilizando a ferramenta Dartfish, que grava as imagens para uma melhor análise de movimentos, quadro a quadro. O intuito é fornecer informações que possam ser utilizadas pelos técnicos ao longo da competição em um serviço que conta com dois profissionais na área de vídeo-filmagem. Durante os Jogos, esse trabalho será realizado com judô, boxe e futebol feminino.

Além disso, algumas modalidades conduzem os seus próprios profissionais para desempenhar essa função, como o vôlei (masculino e feminino), por exemplo.