Federação reclama de barulho em evento teste e trânsito poderá ser revisto
Rio de Janeiro - Iniciado na última segunda-feira, 15, o evento teste do tiro com arco, no Sambódromo, tem ocorrido até aqui sem grandes problemas. Neste domingo, dia das disputas por equipes, porém, um problema foi levantado pelo secretário geral da Federação Internacional de Tiro (World Archery), Tom Dielen.
Para ele, o barulho nas avenidas no entorno do Sambódromo pode se tornar um problema. “Uma das nossas preocupações são os apitos e buzinas, porque há sinais sonoros na competição para começar ou parar de atirar, ou até mesmo se é uma emergência. Os atletas reagem a esses sons pensando que há algo errado. Isso é uma preocupação e temos que ficar atentos nos próximos dias”, afirmou Dielen.
O tiro com arco é um esporte que está, até certo ponto, acostumado com os barulhos, principalmente da torcida. No evento teste deste domingo foi permitida a entrada de convidados. Amigos e familiares dos arqueiros, sobretudo dos brasileiros, encararam o sol forte e fizeram bastante barulho das arquibancadas.
Para Aguiberto Guimarães, diretor executivo de esportes do Comitê Rio 2016, a questão é complicada. O diretor, que havia dito antes de Dielen elencar a questão estar tranquilo quanto ao barulho do tráfego, isso precisa ser conversado com a prefeitura.