Fratus acaba em sexto: "não sei o que está acontecendo"; Etiene vai à final

Bruno Fratus foi sexto lugar nos 50m livre / Foto: Adam Pretty / Getty Images

Rio de Janeiro - Bruno Fratus tinha duas missões difíceis pela natação do Brasil nesta sexta-feira, no Estádio Aquático da Rio 2016, no penúltimo dia de finais da modalidade nos Jogos Olímpicos.
 
Primeiro, manter o bom retrospecto do país na prova mais rápida da natação, os 50m livre, que teve como expoente César Cielo, medalhista de ouro em Pequim 2008 e bronze em Londres 2012. Segundo, salvar a natação brasileira de um verdadeiro fiasco: ficar sem medalhas nas Olimpíadas, coisa que não acontecia desde Atenas, em 2004 - dessa vez com o agravante de ser em casa.
 
Sabendo disso tudo, Fratus caiu na piscina para nadar seu melhor tempo da vida, ou possivelmente superá-lo. Os 21s37, que colocaria o brasileiro lado a lado com o ex-recordista mundial Florent Manaudou, porém, não foram atingidos novamente na piscina do Rio. 
 
Bruno fez apenas 21s79, tempo um pouco pior do que cravou nas semifinais (21s71). Depois da sua exibição, o nadador acabou aclamado pelo público, mesmo terminando em sexto lugar. Ele não soube explicar porque não conseguiu atingir seu melhor tempo. 

Etiene Medeiros / Foto: Al Bello / Getty Images

"Por algum motivo eu não estou conseguindo nadar mais rápido do que isso. Não faço ideia do que está acontecendo, esse ano tem sido muito ruim, tem que rever o programa", declarou Fratus. 
 
Segundo o brasileiro, algo está errado na sua execução dos 50m. "Tem que ver o que a gente fez de errado, o que a gente achou que poderia dar certo e que, obviamente, deu bem errado", admite. 
 
O resultado de Bruno foi pior do que o alcançado em Londres 2012, quando foi quarto colocado na final dos 50m livre, mesmo evento em que Cielo foi bronze. 
 
Nesta sexta-feira, o ouro ficou com o americano Anthony Ervin (21s40), seguido pelo francês Florent Manaudou (21s41). Outro americano, Nathan Adrian, fechou o pódio dos 50m. 
 
Etiene avança
 
Surpreendendo todas as expectativas, depois de passar às semifinais dos 50m livre com o 16º melhor tempo, Etiene Medeiros passou à final da prova com 24s45, sétimo melhor tempo. 
 
A final será na noite desse sábado e deve marcar a despedida do Brasil nas piscinas do Rio, junto com a final do revezamento masculino 4x100m medley.
 
Veja Também: