Corintiano está na final dos 200m borboleta no Mundial de Barcelona

O atleta do Corinthians Leonardo de Deus vai disputar a final dos 200m borboleta no Mundial de Esportes Aquáticos 2013 / Foto: Satiro Sodré /SSPress

Barcelona - O atleta do Corinthians Leonardo de Deus vai disputar a final dos 200m borboleta no Mundial de Esportes Aquáticos 2013, que está sendo disputado em Barcelona. Ele avançou a final com o sétimo tempo e busca agora uma medalha inédita na prova que também contará com a presença do campeão olímpico da distância,  o sul-africano Chad Le Clos. Outro que garantiu vaga para as finais na disputa da Espanha foi João Gomes Junior, que garantiu o terceiro melhor tempo nos 50m peito.  
 
Com o sétimo tempo conquistado na terça-feira, Leonardo de Deus garantiu presença na grande final que vai ser disputada na tarde de quarta-feira (horário de brasília). O corintiano se classificou com o tempo de 1 minuto 56 segundos e 06 centésimos. No último Mundial, em Xangai 2011, ele passou das eliminatórias com o segundo tempo (1m55s55, ainda seu melhor tempo), mas a ansiedade não deixou que entrasse na decisão. Nas semifinais marcou 1m57s58 e terminou na 13ª colocação.
 
"Queria nadar para 1m55, pois sabia que entraria tranquilo na final. Tinha que chegar entre os quatro da minha série, mas quando o russo bateu com 1m56s02, me assustei e pensei que ia ficar de fora por quatro centésimos. Mas deu e agora vou pra cima. Como nadei para 1m56s06, ficou difícil pegar 7º tempo (vai nadar na ponta, raia 1), mas campeão tem que ter sorte, tipo Cielo nos Jogos de Pequim, que entrou com o 8º tempo, e surpreendeu a todos (nota: Cielo foi bronze nos 100m livre em Pequim, nadando na raia 8). Estava com o campeão olímpico ao lado (sul-africano Chad Le Clos), o melhor atleta da prova até agora, que me serviu de base. Ele desgarrou nos últimos 25 metros. Esperava nadar melhor, mas o que interessa é que entrei. Primeira final minha em Mundial, estou muito feliz. Sei que a medalha não está longe, sem o Phelps e o Matsuda, um pouco mais velho, a nova geração como eu (Leo nasceu em 91), o Chad (1992), e o americano (Tom Luchsinger, de 1991, também), temos é que partir pra cima dos velhos, mesmo. O Phelps já fez tudo o que tinha que fazer, agora o bom é nadar com o Chad ao lado", brincou Leo.
 
João Gomes Júnior disse que é preciso virar a página rápido depois de um insucesso. Nas semifinais de terça-feira ele fez isto em grande estilo classificando-se em terceiro para a final dos 50m peito (27s05). Na frente dele, apenas o sul-africano Cameron Van der Burgh (26s81) e o esloveno Damir Dugonjic (26s83).
 
"Fui um pouco mais sangue frio, hoje. Diferente da prova dos 100m em que fui eufórico demais e confiante que iria fazer um show de prova, mudei minha característica e acabou dando errado. Hoje deu tudo certo e agora é colocar a cabeça no lugar para amanhã em que o tempo não importa, e sim, bater na frente. Sair bem, ter cabeça fria para fazer uma boa prova. Treinei muito para estar nos 100 e nadar abaixo do minuto. Coisa do destino, não deu, mas Deus faz o certo. Não se pode abaixar a cabeça no primeiro tombo. Caiu, tem que levantar novamente, e novamente. Um dia é da caça, outro é do caçador", declarou.
 
João não foi bem nos 100m peito, quando parou na semifinal. Na mesma prova, Felipe Lima teve uma trajetória crescente que o levou ao pódio de bronze. Desta vez, ao contrário, Felipe não foi bem, terminando em nono, como primeiro reserva (27s48).
 
"Prova de 50m não são detalhes e acontece. Desta vez aconteceu comigo. Já estou pensando muito no revezamento do último dia (4x100m medley) e vou descansar. Passar por tantas fases eliminatórias, semifinais e finais desgasta e vou ter um tempo para descansar", disse Felipe, que já caiu na água cinco vezes em Barcelona.
 
E as emoções para a torcida brasileira estão longe de terminar. A quarta-feira terá ainda a presença de Joanna Maranhão nos 200m borboleta, Etiene Medeiros nos 50m costas e Marcelo Chierighini e Fernando Ernesto nos 100m livre.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook