Maratona Internacional de Floripa acontece neste domingo com oito mil atletas

Primeira largada será às 6h00, no Trapiche da Avenida Beira-Mar Norte / Foto: Gabriel Heusi/Heusi ActionPrimeira largada será às 6h00, no Trapiche da Avenida Beira-Mar Norte / Foto: Gabriel Heusi/Heusi Action

Florianópolis - Florianópolis sedia neste domingo a segunda edição da Maratona Internacional de Floripa Uninter com presença confirmada de mais de oito mil atletas de todos os estados do Brasil e dez países. 
 
As largadas acontecem a partir das 06h, no Trapiche da Avenida Beira-Mar Norte começando pela Elite Feminina, Cadeirantes e PCD, seguido por Elite Masculino e Faixas Etárias (6h10), Meia Maratona (6h30) e 10 e 5 quilômetros (6h50).
 
O crescimento da prova consolida o evento como a maior corrida de rua já realizada no estado de Santa Catarina e uma das cinco maiores provas do gênero no país. Em 2017 seis mil corredores participaram do evento e neste ano o número subiu para oito mil provando que Florianópolis é um excelente destino turístico esportivo. “Nós recebemos em torno de 30 mil pessoas por ano entre atletas e acompanhantes que passam por Florianópolis participando de algum evento esportivo realizado na cidade”, explica Vinicius De Lucca Filho, Superintendente de Turismo de Florianópolis. “O turista esportivo tem uma média de gasto elevado, acima do público de turismo de temporada. A Prefeitura é uma grande apoiadora destes eventos, seja na parte de infraestrutura quanto na parte de liberações e alvarás”, completa.
 
A programação da Maratona Internacional de Floripa Uninter começou nesta quinta-feira com o início da entrega de kits na Decathlon Florianópolis. Os atletas têm até sábado (25) para retirar os kits, sempre das 10h às 22h. Além disso, outras ações estão programadas para os dias que antecedem o evento. Neste sábado a organização da prova realiza um treino a partir das 8h45, também no Trapiche da Avenida Beira-Mar Norte, seguido por palestras de Nutrição Esportiva, Psicologia do Esporte, Acompanhamento Profissional e aula de Zumba.
 
Pelotão de elite - Entre os oito mil corredores que participam da Maratona Internacional de Floripa Uninter existem inúmeros perfis de atletas em busca de diferentes objetivos. Alguns estão correndo uma prova pela primeira vez, outros já mais experientes estão atrás de recordes pessoais, todos em busca de superação pessoal. Mas a prova conta também com um seleto grupo de corredores que têm pretensões maiores dentro dos 42.195m, o chamado pelotão de elite. E nesta edição da prova o nível promete ser ainda mais alto.
 
Nomes como o bicampeão da Maratona de Punta del Este, Julio Cezar Batista Moreira, e Ana Claudia Rodrigues, atual campeã e recordista da Maratona Internacional de Floripa Uninter são apenas alguns dos que compõem a forte lista que ainda conta com Claudinei Pereira, Mauricio Junior, Gabriel Picarelli, Jurandir dos Santos, Alexsandro Leal, Dione Chilemi, Maria de Fatima Souza, Rosangela Gavinski e Renata Moreno.
 
Percursos - 42 km – Com largada no Centro de Florianópolis, na Praça Portugal, em frente ao Trapiche da Avenida Beira-Mar Norte, os maratonistas seguem no sentido das pontes. Os atletas acessam à Ponte Colombo Salles em direção ao continente após passar pelo viaduto Dias Velho e seguem pela Av. Claudio A. Barbosa (Beira-Mar Continental) até o Balneário do Estreito. O retorno é feito novamente pela Beira-Mar Continental com passagem na sequencia pela Ponte Pedro Ivo em direção à Ilha. O percurso segue pela Av. Gustavo Richard em direção ao Sul da ilha passando pelo túnel Antonieta de Barros e retorna pela Via Expressa Sul. Após passar pelo Viaduto Rita Maria os atletas seguem pela Av. Beira-Mar Norte até a UFSC e retornam pela Av. Beira-Mar Norte até a chegada no Trapiche.
 
21 km - Largada no Centro de Florianópolis, na Praça Portugal, em frente ao Trapiche da Avenida Beira-Mar Norte, seguindo no sentidos das Pontes. De lá os atletas acessam o Viaduto Dias Velho e seguem pela Av. Gustavo Richard em direção ao Sul da Ilha até a “boca” do Túnel Antonieta de Barros. O retorno será feito na Av. Gustavo Richard e segue novamente em direção ao Viaduto Dias Velho. Ao passarem pelo Viaduto Rita Maria os atletas segues pela Av. Beira-Mar Norte até a UFSC, retornando novamente pela Av. Beira-Mar Norte até a chegada no Trapiche.
10 km - Largada no Centro de Florianópolis, na Praça Portugal, em frente ao Trapiche da Avenida Beira-Mar Norte, seguindo também sentindo às pontes. O retorna acontece antes do acesso ao Viaduto Dias Velho e segue em direção ao viaduto Rita Maria. Os atletas permanecem na Av. Beira-Mar Norte em direção norte, até o retorno no Km 6,9, e seguem pela Av. Beira-Mar Norte até a chegada no Trapiche.
 
5 km - Largada no Centro de Florianópolis, na Praça Portugal, em frente ao Trapiche da Avenida Beira Mar-Norte, seguindo no sentindo das pontes. O retorno ocorre antes do acesso ao Viaduto Dias Velho e segue em direção ao Viaduto Rita Maria. Os atletas permanecem na Av. Beira-Mar Norte em direção norte até o retorno no Km 4,3 e seguem pela Av. Beira-Mar Norte até a chegada no Trapiche.
 
Confira o mapa de todos os percursos - https://www.atsports.com.br/percursosmaratonadefloripa
  
Serviço – Maratona Internacional de Floripa Uninter
Data: 26 de agosto de 2018
Local da largada: Trapiche da Avenida Beira-Mar Norte, em Florianópolis
Horário: 6h
Percursos: 42k, 21k, 10k e 5k - https://www.atsports.com.br/percursosmaratonadefloripa
Inscrições:   Esgotadas
Retirada de kits: Decathlon – Rodovia SC-401, 3400 – Saco Grande – Florianópolis – 
 
Programação:
 
Quinta-feira (23/08), Sexta-feira (24/08) 
10h às 22h - Entrega de Kits - Decathlon Florianópolis
 
Sábado (25/08)
10h às 22h - Entrega de Kits - Decathlon Florianópolis
Treino Especial
8h45 - Recepção dos participantes
9h - Aquecimento
9h15 Largada para o treino
10h - Alongamento
10h30 - Início das palestras
10h30 - Nutrição e Suplementação Esportiva - Priscila Vist
10h50 - Psicologia do Esporte - Marion Gotardo
11h10 - Acompanhamento Profissional - Thiago Alves
11h30 - Zumba - Biancha Jeanmougin
 
Domingo (26/08)
06h - Largada da Maratona - Elite Feminino, Cadeirantes e PCD
06h10 - Largada da Maratona - Elite Masculino, seguido de Faixas Etárias Masculino e Feminino
06h30 - Largada da Meia-Maratona
06h50 - Largada das corridas de 10k 3 5k
08h30 - Início da Premiação das corridas de 10k e 5k
09h00 - Início da Premiação - Maratona - Geral e Meia-Maratona - Geral
10h00 - Início da Premiação - Meia-Maratona - Faixa Etária
11h30 - Início da Premiação - Maratona - Faixa Etária
12h10 - Horário limite para conclusão da Maratona
 
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

 
 
Curta - EA no Facebook